Publicado em Segunda - 11 de Julho de 2022 | por Redação TA c/ SES-MT

Mato Grosso registra nesta segunda-feira 786.857 casos e 15.055 óbitos por Covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta segunda-feira (11.07), 786.857 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 15.055 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Dos 786.857 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso

Leia mais...
Foto: Tchélo Figueiredo - Secom/MT
Foto: Tchélo Figueiredo - Secom/MT

© Arquivo/MDS
© Arquivo/MDS

Gravidez na adolescência é maioria nos países em desenvolvimento

Publicado em Sábado - 09 de Julho de 2022

A gravidez na adolescência representa a maioria das gestações em países em desenvolvimento, incluindo o Brasil. Aqui, a taxa de gestantes com menos de 17 anos é de 57%, um pouco menos que em países da África Subsaariana, onde passa dos 60%. Esses dados estão em um relatório do Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), divulgado nesta semana.

Leia mais...
Luiz Alves
Luiz Alves

Vacinação infantil contra o coronavírus continua abaixo do esperado

Publicado em Sábado - 09 de Julho de 2022 | por Redação TA c/ Sicom-CBA

Com apenas 44% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas com a 1ª dose da vacina de Covid-19 e 25,4% com a segunda dose, e com as baixas procuras pela vacina infantil nos pontos de vacinação do município, a Prefeitura de Cuiabá, reforça a importância de pais e responsáveis levarem as crianças aos locais de vacinação.

Leia mais...
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Anvisa recebe pedido de registro definitivo da CoronaVac

Publicado em Sábado - 09 de Julho de 2022

Um ano e meio após a aprovação do uso emergencial, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu o pedido de registro definitivo da vacina CoronaVac contra a covid-19. O pedido foi enviado pelo Instituto Butantan ontem (8), mas a informação só foi divulgada neste sábado (9) pela agência.

Leia mais...
© Agência Petrobras
© Agência Petrobras

Fiocruz: novas linhagens da Ômicron avançam e favorecem reinfecções

Publicado em Sexta - 08 de Julho de 2022

O trabalho de sequenciamento genético realizado pela Rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que as linhagens BA.4 e BA.5 da variante Ômicron continuaram a ganhar espaço no país durante a segunda quinzena de junho, o que favorece a ocorrência de casos de covid-19 em pessoas que já tiveram a doença e se recuperaram.

Leia mais...
© Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil

HPV: vacinação é ampliada para homens de até 45 anos imunossuprimidos

Publicado em Quinta - 07 de Julho de 2022

A ampliação de faixa etária segue recomendações de sociedades científicas. Isso significa que, a partir de agora, homens de até 45 anos transplantados, pacientes oncológicos ou vivendo com HIV/Aids podem se vacinar. O esquema tradicional de três doses continuará sendo usado, independente da idade.

Leia mais...
© Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil

Crescem em todo país os casos de síndrome respiratória aguda grave

Publicado em Quarta - 06 de Julho de 2022

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) está crescendo, tanto nas tendências de longo prazo - últimas seis semanas - quanto de curto prazo - últimas três semanas. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (6) no Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Leia mais...
© Dado Ruvic/REUTERS
© Dado Ruvic/REUTERS

Brasil tem 106 casos de varíola dos macacos confirmados

Publicado em Quarta - 06 de Julho de 2022

O Brasil tem 106 casos confirmados de varíola dos macacos (Monkeypox), segundo levantamento do Ministério da Saúde. A maioria (75) foi registrada em São Paulo. Em seguida, está o Rio de Janeiro, com 20 casos. Em Minas Gerais, foram três casos da doença.

Leia mais...

Várzea Grande disponibiliza 17 pontos de vacinação contra a covid-19 para o mês de julho

Publicado em Segunda - 04 de Julho de 2022 | por Redação TA c/ Secom-VG

A Prefeitura de Várzea Grande intensifica, neste mês de julho, a vacinação contra a covid-19 e divulga os pontos de vacinação. No total, serão disponibilizados 17 pontos de vacinação tanto para crianças, como para adolescentes, adultos e idosos. O diferencial deste mês será no ponto do Várzea Grande Shopping

Leia mais...
© Tomaz Silva/Agência Brasil
© Tomaz Silva/Agência Brasil

Brasil lança nova campanha de incentivo à vacinação

Publicado em Quarta - 29 de Junho de 2022

Todas vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são testadas, aprovadas e seguras; e notícias falsas devem ser desmentidas porque levam muitas pessoas à morte. Tendo por base esses princípios, foi lançada hoje (29), em Brasília, a campanha de incentivo à vacinação “Vacina Mais”, promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas e OMS), em parceria com conselhos de saúde de âmbito nacional, estadual e municipal.

“Estamos trabalhando para desfazer falsas notícias que levam à morte”, disse o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, durante a cerimônia de lançamento da nova campanha, que conta, também, com as parcerias do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Leia mais...