Publicado em Quinta - 01 de Abril de 2021 | por Redação TA c/ SES-MT

Mato Grosso registra nesta quinta-feira 312.675 casos e 7.766 óbitos por Covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quinta-feira (01.04), 312.675 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 7.766 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Foram notificadas 2.338 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado

Leia mais...
Foto: Tchélo Figueiredo | Secom-MT
Foto: Tchélo Figueiredo | Secom-MT

Foto: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT
Foto: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT

Governo disponibiliza 20 leitos de UTI no Hospital Metropolitano e 10 em Primavera do Leste

Publicado em Quinta - 01 de Abril de 2021 | por Redação TA c/ SES-MT

O Governo de Mato Grosso abriu mais 20 leitos de UTI no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande. As vagas foram disponibilizadas nesta quinta-feira (01.04) e, com a ampliação, o hospital passa a contar com o total de 109 leitos de Terapia Intensiva para o atendimento de pacientes com coronavírus.

O Hospital Metropolitano atua como uma unidade de referência para o tratamento da Covid-19 em Mato Grosso e já tinha ampliado nove leitos intensivos em 18 de março. Isso quer dizer que, somente nos últimos 15 dias, foram ampliados 29 leitos de UTI na unidade hospitalar.

Leia mais...
Davi Valle
Davi Valle

Pinheiro defende legalidade do decreto municipal: “Intepretação equivocada por parte do chefe MPE”

Publicado em Quinta - 01 de Abril de 2021 | por Redação TA c/ Sicom-CBA

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro disse nesta quarta-feira (31) acreditar que houve um equívoco de interpretação por parte do procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, que requereu, em caráter liminar, a suspensão do artigo 3º do Decreto Municipal nº 8.372/21. O chefe do Executivo cuiabano enfatiza que o documento editado pela Prefeitura de Cuiabá cumpre em sua integralidade com a decisão judicial que impõe o cumprimento do Decreto Estadual nº 874/2021.

A Procuradoria Geral do Município (PGM) recorreu do pedido por entender que não descumpriu a decisão da ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) e tampouco estendeu as atividades consideradas essenciais pelo decreto do Governo Federal.

Leia mais...

Várzea Grande abre novo ponto fixo e acelera vacinação de idosos

Publicado em Quinta - 01 de Abril de 2021 | por Redação TA c/ Secom-VG

Um novo ponto fixo de vacinação contra a COVID-19 foi aberto pela Prefeitura de Várzea Grande no Complexo Esportivo Júlio Domingos de Campos (Fiotão) que visa como público-alvo os usuários do transporte coletivo, já que o Terminal André Maggi é anexo ao local de vacinação.

O novo ponto fixo reforçará ainda mais o trabalho já colocado em prática com parceria da Clínica Médica do Centro Universitário Várzea Grande (UNIVAG) que atende em ponto fixo e também Drive Thru, que já proporcionou a vacinação de mais de 15,9 mil pessoas, sendo 12,4 mil ou 66,1% do total de doses recebidas do Ministério da Saúde de primeira dose e 3,5 mil ou 44,6% do total de segunda dose.

Leia mais...
Foto: Secom-MT
Foto: Secom-MT

“Essas vacinas vão nos ajudar a salvar as vidas e os empregos dos mato-grossenses”, disse Mauro Mendes

Publicado em Quinta - 01 de Abril de 2021 | por Redação TA c/ Secom-MT

O governador Mauro Mendes afirmou que a aquisição de 1,2 milhão de doses da vacina Sputnik V, oficializada pelo Governo do Estado, vai ajudar a “salvar as vidas e empregos dos mato-grossenses”. O contrato para a compra dos imunizantes foi assinado nesta quarta-feira (31.03).

Leia mais...
Lira entende que esse controle ajuda a coordenação das entregas dos imunizantes - Foto: Agência Câmara
Lira entende que esse controle ajuda a coordenação das entregas dos imunizantes - Foto: Agência Câmara

Lira defende maior controle da informação do número de vacinados no Brasil

Publicado em Quinta - 01 de Abril de 2021

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu que o Ministério da Saúde tenha mais controle do número de brasileiros vacinados no País. Segundo ele, esse controle ajuda a coordenação das entregas dos imunizantes e uma organização mais efetiva do Plano Nacional de Imunização.

Leia mais...
Foto: Mayke Toscano
Foto: Mayke Toscano

Governador Mauro Mendes anuncia compra de 1,2 milhão de doses da vacina Sputnik V

Publicado em Quarta - 31 de Março de 2021 | por Redação TA c/ Secom-MT

O governador Mauro Mendes anunciou a compra direta de 1,2 milhão de doses da vacina russa Sputnik V, que combate a covid-19. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (31.03), logo após a assinatura do contrato com a fabricante. A Sputnik V possui eficácia comprovada de 91,6%.

Leia mais...
Michel Alvim - SECOM/MT
Michel Alvim - SECOM/MT

Estado e municípios alinham estratégias de alimentação do sistema oficial de vacinação

Publicado em Terça - 30 de Março de 2021 | por Redação TA c/ SES-MT

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MT) realizaram uma reunião virtual nesta terça-feira (30.03). A ocasião promoveu o debate sobre as dificuldades e estratégias para a alimentação do sistema oficial de vacinação do Ministério da Saúde.

Além dos secretários e secretárias municipais de Saúde de Mato Grosso, participaram da reunião o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, e o presidente do Cosems, Marco Antonio Norberto.

“Tenho certeza que as gestões municipais estão fazendo o principal: vacinando a população.

Leia mais...
Assessoria
Assessoria

Decreto estabelece quarentena coletiva obrigatória em Cuiabá para cumprimento de decisão judicial

Publicado em Terça - 30 de Março de 2021 | por Redação TA c/ Sicom-CBA

O prefeito Emanuel Pinheiro editou nesta terça-feira (30) o Decreto nº 8.372, que implanta em Cuiabá a quarentena coletiva obrigatória, por 10 dias. Com a aplicação da medida, imposta por meio de decisão judicial, de 31 de março até o dia 9 de abril, está liberado no território municipal o funcionamento apenas das 54 atividades consideradas essências, conforme o Decreto Federal nº 10.344, de 11 de maio de 2020.

O documento assinado pelo chefe do Executivo municipal cumpre com a determinação proferida, na segunda-feira (29), pela presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Maria Helena Póvoas

Leia mais...

Várzea Grande abre novo ponto de vacinação no Fiotão e supera 66% de doses aplicadas

Publicado em Terça - 30 de Março de 2021 | por Redação TA c/ Secom-VG

Por determinação do prefeito Kalil Baracat, Várzea Grande vai avançar ainda mais em relação a vacinação da população, por faixa etária, como determina o Plano Nacional de Imunização – PNI do Ministério da Saúde, após superar os 15 mil vacinados, sendo que apenas no último sábado, 27 de março, aplicou 3.112 doses, com um novo ponto fixo de vacinação, no Complexo Esportivo Júlio Domingos de Campos (FIOTÃO), nesta quarta-feira, 31 de março.

Várzea Grande recebeu um total 26.276 doses de vacinas, menos de 10% de sua população, que segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é de 287.526 mil (2020), sendo que deste total foram recebidas 18.538 de 1ª dose do quais foram aplicadas até hoje 12.256 ou 66,1% e 7.738 de 2ª dose das quais foram aplicadas 3.454 vacinas ou 44,6%.

Leia mais...