Notícias SAÚDE
Central de Regulação promove mutirão de atualização de cadastro de usuários do SUS
A Secretaria Municipal de Saúde tem realizado uma série de medidas com o objetivo de diminuir o tempo de espera das pessoas que aguardam na fila da Central de Regulação por consultas, exames e procedimentos médicos. Só neste ano, aproximadamente 1000 pessoas foram beneficiadas com o Mutirão de Exames e Consultas Especializadas, realizado no Centro de Especialidades Médicas (CEM) e no Hospital Municipal São Benedito e que atendeu pacientes que esperavam consultas nas especialidades cardiologia, oftalmologia, urologia, e exames de tomografia, ultrassonografia, densitometria óssea, raios-X e mamografia.
TJMT mantém internação involuntária de dependente
É dever do Estado, à luz do artigo 196 da Constituição Federal, prover os meios necessários ao pleno exercício do direito à vida e à saúde, constituindo o tratamento médico uma de suas principais vertentes, de atender, com eficiência, à finalidade constitucional prevista como ação de saúde.
Ministério da Saúde adota novo medicamento para tratar tuberculose
Pacientes com tuberculose terão acesso a um novo tratamento com menor quantidade de ingestão de comprimidos por dia, passando de três para um. Apenas o medicamento Isoniazida 300 mg passa a ser utilizado. Ele estará disponível a partir de maio na rede pública, e para sua implantação o Ministério da Saúde vai financiar uma pesquisa, desenvolvida pela Universidade Federal do Espírito Santo e com apoio de pesquisadores externos nos estados do Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e no Distrito Federal.
O Ministério da Saúde vai começar a distribuição pelos estados participantes da pesquisa, e para isso, adquiriu 5 mil caixas, que correspondem a 2,5 milhões de comprimidos.
Lucimar inaugura UTI infantil, anuncia novas obras e elogia compromisso dos servidores
Até o mês de setembro o Hospital Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande estará com 100% de suas instalações reformadas, ampliadas e com novos equipamentos para atendimento da população. O anúncio foi feito pela prefeita Lucimar Sacre de Campos durante a solenidade de inauguração da 8ª etapa de obras de reestruturação.
Ela enalteceu a parceria e o comprometimento dos médicos, enfermeiros e profissionais da saúde pública lembrando que “Não se faz saúde apenas com boas obras e equipamentos, nosso maior legado é a política de humanização que estes profissionais prestam para toda população”.