Notícias SAÚDE
Agentes de saúde e de endemias poderão ter incentivo financeiro estadual
Atualmente, o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate as endemias é de R$ 1.014 mensais. Há anos, as categorias vêem lutando por uma complementação salarial. O deputado Dr. Leonardo (PSD), propôs a criação de um repasse de incentivo estadual aos agentes
Secretaria convoca população para atualizar a vacinação contra a febre amarela
A Secretaria de Saúde de Cuiabá está chamando a população para comparecer as salas de vacinação e regularizar o Cartão de Vacina em relação à Febre Amarela. Na capital, a prioridade é a Regional Sul e área rural.
Ministério Público notifica município de Cuiabá para que médicos e servidores cumpram horário em plantão
O Ministério Público do Estado, por meio 7ª Promotoria de Justiça de Defesa à Cidadania da Capital, encaminhou notificação recomendatória, à secretária Municipal de Saúde de Cuiabá, para que seja implantado, na Policlínica Dr. José Eduardo Vaz Curvo, no bairro Coxipó, registro de ponto eletrônico (biométrico) e registro informatizado de atividades por parte dos médicos e servidores, contendo o nome das pessoas atendidas e as providências decorrentes de cada atendimento.
Grávida após laqueadura deverá ser indenizada por Hospital em Mato Grosso
O caso aconteceu no Hospital Geral Universitário (HGU) no ano de 2002. Após análise apurada do fato, o hospital e o médico responsável foram condenados solidariamente a pagar o montante de R$ 30 mil, a título de danos morais, mais ajuda de custo para a mãe até que a criança complete 18 anos.
Estudo aponta resultados 'encorajadores' de vacina experimental contra HIV
Após uma nova avaliação, a fase seguinte dos testes em pacientes apresentando risco elevado de contaminação por HIV, poderia iniciar "no final de 2017 ou início de 2018", em países do sul da África, indicou em um comunicado o laboratório Janssen (grupo Johnson and Johnson), que desenvolve a vacina experimental.
Anvisa dá parecer contrário à liberação do cultivo de maconha medicinal e estuda regulamentação
O medicamento é indicado para pacientes adultos com espasticidade de grave a moderada relacionada à esclerose múltipla, que não respondam a outros medicamentos e que demonstrem uma boa resposta ao Mevatyl após um período inicial de tratamento.
Ação federal vai qualificar atendimento ao recém-nascido
Entre essas melhorias, destacam-se a redução da mortalidade neonatal, casos de asfixia no nascimento e de infecções da corrente sanguínea associada a cateter, além do aumento na taxa de aleitamento materno. As maternidades também estarão aptas a compartilhar esta estratégia com outras unidades de saúde em seu estado.