Notícias SAÚDE
OMS alerta para risco de proliferação de febre amarela para países vizinhos
A OMS aponta também que não existem indícios de que o mosquito Aedes aegypti – responsável pela infecção urbana – esteja implicado no atual surto. “Entretanto, o potencial risco não pode ser descartado.”
CAPS AD passa a atender em terceiro turno
“Os usuários do SUS desta unidade são pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas gerando prejuízos e transtornos na vida pessoal, no convívio social e até no ambiente de trabalho. O abandono no tratamento levou as equipes de Saúde a implantar o novo turno. O Terceiro Turno humaniza o atendimento, diminui o tempo de espera, desafoga a fila no Hospital e Pronto-Socorro bem como na UPA do Ipase. É um avanço muito grande no atendimento a este segmento de ofertar serviço de saúde mental aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e obter resultados positivos nos tratamentos”, destaca o psicólogo André Antunes.
Horários dos profissionais de saúde devem ser divulgados obrigatoriamente
O autor da matéria, deputado Sebastião Rezende, lembra que a falta de controle dos plantões médicos figura como um dos principais responsáveis pela defasagem de atendimento existente no setor e não são raras as vezes em que o cidadão necessitado de um atendimento médico adequado não tem êxito pela ausência de profissionais que deveriam, naquele momento, estar nas unidades de saúde. “Essa problemática vem sendo, inclusive, tema recorrente de matérias na mídia”, lembra.
Mortes por câncer aumentaram 31% no Brasil em 15 anos, diz OMS
Atualmente, uma a cada seis mortes no mundo é causada por câncer. Mais de 14 milhões de pessoas desenvolvem a doença a cada ano e a projeção indica que esse número irá atingir 21 milhões em 2030. O custo da doença tem sido cada vez maior e já soma US$ 1,1 trilhão em produtividade perdida e custos com seguros de saúde.
Novo medicamento para artrite reumatoide é incorporado ao SUS
A indicação do medicamento é direcionada a pacientes adultos com artrite reumatoide ativa, moderada a grave, com resposta inadequada a um ou mais medicamentos modificadores do curso da doença.
SES recupera recursos para reformulação de Central de Regulações
Com a nova sede, será implantando o projeto Samu 100% em Mato Grosso, conforme os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. O prazo previsto para a conclusão da obra é de 90 dias. Após esta etapa, o prédio será vistoriado pelo MS para que o Estado qualifique a Central de Regulação do Samu com recursos federais. Atualmente, o governo estadual investe R$ 309 mil mensais no serviço.
Governo do Estado atinge marca de 10 mil cirurgias realizadas na Caravana da Transformação
“Hoje comemoramos o fato de que todos estes mato-grossenses voltaram a enxergar e de que o Governo do Estado segue firme no propósito de descentralizar suas ações, chegando até o cidadão que está lá na ponta. Esse é o compromisso do governador Pedro Taques: não deixar nenhum mato-grossense para trás”, comemorou o coordenador-geral da Caravana da Transformação, secretário de Estado do Gabinete de Governo, José Arlindo de Oliveira.
SUS passa a oferecer técnicas modernas para cirurgia bariátrica e tratar varizes
O procedimento, assim como os outros cirúrgicos por laparoscopia, oferece uma série de vantagens aos pacientes como a possibilidade de um menor tempo de permanência no hospital, menor volume de sangue necessário durante a cirurgia, menor necessidade de UTI e menor incidência de complicações pulmonares, entre outros.
Novo remédio para tratamento de câncer foi liberado nesta segunda (30)
Com a publicação no Diário Oficial da União, o Dalinvi (daratumumabe) foi registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como produto biológico novo. Ou seja, é um medicamento biológico inédito no País.