Notícias SAÚDE
Varíola dos macacos: governador paulista não vê motivo para pânico
O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, disse nesta sexta-feira (10) que “não há motivo para ter pânico” após a confirmação do primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil. Ontem (9), as secretarias municipal e estadual informaram que um homem de 41 anos, residente na cidade de São Paulo, testou positivo para a doença
STJ: planos não são obrigados a cobrir condutas fora da lista da ANS
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu hoje (8) que as operadoras de plano de saúde não são obrigadas a cobrir procedimentos médicos que não estão previstos na lista da Agência Nacional de Saúde (ANS). Cabe recurso contra a decisão.
A Segunda Seção do STJ entendeu que o rol de procedimentos definidos pela agência é taxativo, ou seja, os usuários não têm direito a exames e tratamentos que estão fora da lista.
Por 6 votos a 3, prevaleceu o entendimento do relator, ministro Luís Felipe Salomão, cujo voto foi proferido em sessões anteriores.
Ao definir que o rol é taxativo, o ministro entendeu que haveria um desequilíbrio nos contratos de plano de saúde se alguns usuários obtivessem na Justiça direito a coberturas que outros não têm.
Hospital de Cuiabá São Benedito será reaberto nesta quarta-feira
O Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anunciou na noite de terça-feira (7), durante live, a reabertura do Hospital Municipal São Benedito – HMSB, nesta quarta-feira (8). A unidade hospitalar ficou fechada por 23 dias, em decorrência do incidente, na enfermaria 25, localizada no 2⁰ andar do edifício.
Mato Grosso registra nesta segunda-feira 740.546 casos e 14.928 óbitos por Covid-19
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 22 internações em UTIs públicas e 30 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 25,77% para UTIs adulto e em 6% para enfermaria adulto.
Governo investe na construção da nova sede do MT Hemocentro e Cermac
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), já investiu R$ 1 milhão na construção da nova sede do MT Hemocentro e do Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidades (Cermac-MT), em Cuiabá. Está previsto ainda um investimento de R$ 18,2 milhões
Trinta mil doses de vacinas são entregues pelo Ciopaer em 11 municípios de Mato Grosso
Mais de 30 mil doses de vacinas foram distribuídas, em três dias, pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). O transporte prestado pela unidade deu maior rapidez às campanhas contra a Covid-19 e Influenza em Mato Grosso.
Com baixa vacinação de crianças, Centro de Operações recomenda uso de máscaras nas escolas
A recomendação levou em consideração o fato de que apenas 16% do público infantil está com o esquema vacinal completo e tomou as duas doses recomendadas, conforme dados do Painel de Distribuição de Vacinas contra a Covid-19, mantido pela SES-MT.
Covid-19 responde por 59,6% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda
O Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado hoje (1º), mostra que a covid-19 responde por 59,6% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) com identificação viral nas últimas quatro semanas. A porcentagem aumentou em relação à divulgação da semana passada
Hospital Estadual Santa Casa faz mutirão de exames para medir fluxo de ar dos pulmões de pacientes
O Hospital Estadual Santa Casa deu início à realização de exames de espirometria, utilizados para medir a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões. Em uma programação para marcar o Dia Mundial sem Tabaco, nesta terça-feira (31.05), 20 pacientes serão atendidos para fazer os exames no hospital.
Adolescentes de 12 a 17 anos podem tomar dose de reforço contra o coronavírus a partir desta terça-feira (31)
A partir desta terça-feira (31), adolescentes de 12 a 17 anos que tenham tomado a segunda dose de qualquer vacina contra o coronavírus há 4 meses (120 dias) poderão receber a dose de reforço. A decisão atende a uma recomendação do Ministério da Saúde, que divulgou uma nota técnica sobre o assunto na última sexta-feira (27).
Segundo a nota do Ministério, a dose de reforço deve ser feita com o imunizante da Pfizer, independentemente das doses aplicadas anteriormente. Caso a unidade de saúde não tenha a Pfizer, a dose de reforço pode ser feita com a vacina Coronavac. As adolescentes gestantes e puérperas também devem tomar o reforço. No caso de adolescentes imunossuprimidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser utilizada.