Publicado em Quarta - 11 de Janeiro de 2023 | por Redação TA c/ Secom-VG

11 nascimentos, sendo um índio de Planalto da Serra, dois de Cuiabá e dois de Nossa Senhora de Livramento

Várzea Grande continua colecionando dados positivos em relação à Saúde Pública Municipal. Durante a entrega das obras de revitalização, ampliação e reforma geral da Unidade Estratégia Saúde da Família (ESF), do Jardim Imperial, o prefeito Kalil Baracat, anunciou que apenas no dia 10 de janeiro de 2023, na Maternidade Municipal Dr. Francisco Lustosa de Figueiredo, houve 11 nascimentos.

“Em Várzea Grande, o SUS não tem fronteiras”, frisou o prefeito, apontando que em Várzea Grande a Saúde é humanizada, aberta para todos e sem nenhum custo para os pacientes. “Seis nascidos são legítimos várzea-grandenses, dois de Cuiabá, dois de Nossa Senhora de Livramento e um índio de Planalto da Serra, distante 260 quilômetros de Várzea Grande, que nasceu prematuro através de um parto cesárea, mas com toda a segurança e humanização que necessita”, disse Kalil Baracat

Leia mais...

Hospital Metropolitano em VG - Foto: Christiano Antonucci
Hospital Metropolitano em VG - Foto: Christiano Antonucci

SES divulga homologação de resultado do Processo Seletivo para Hospital Metropolitano

Publicado em Terça - 10 de Janeiro de 2023 | por Redação TA c/ SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) divulgou a homologação de resultado final do Processo Seletivo Simplificado nº 002/2022, publicado no dia 7 de dezembro de 2022. O edital disponibilizou 101 vagas para o Hospital Metropolitano, em Várzea Grande.

Leia mais...

STJ suspende medida interventiva na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá

Publicado em Sexta - 06 de Janeiro de 2023 | por Redação TA c/ Sicom-CBA

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a suspensão da medida interventiva que havia concedido à administração da Secretaria Municipal de Saúde ao Governo do Estado. Mediante a decisão, será reestabelecida à autonomia ao prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Leia mais...

Saúde de Várzea Grande reforça as ações de mobilização e conscientização sobre Hanseníase

Publicado em Quinta - 05 de Janeiro de 2023 | por Redação TA c/ Secom-VG

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, por meio da área técnica do Programa de Controle da Hanseníase, realiza mobilizações para o ‘Janeiro Roxo’, que é o mês alusivo ao combate à Hanseníase. Neste período serão enfatizadas ações em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município

Leia mais...
Fachada da Secretaria Estadual de Saúde, SES - Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT
Fachada da Secretaria Estadual de Saúde, SES - Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Estado notifica Prefeitura de Cuiabá para abrir UTIs Covid-19

Publicado em Terça - 27 de Dezembro de 2022 | por Redação TA c/ Secom-MT

A Secretaria de Estado de Saúde protocolou nesta terça-feira (27.12) notificação requisitória para que a Prefeitura de Cuiabá e Secretaria de Saúde do município abram leitos hospitalares para tratamento da Covid-19. A requisição é necessária porque a prefeitura não tem, no momento, nenhum leito de UTI Covid-19

Leia mais...

Secretária de saúde esclarece declarações veiculadas na imprensa

Publicado em Domingo - 25 de Dezembro de 2022 | por Assessoria

A secretária municipal de Saúde, Suelen Alliend vem a público esclarecer algumas informações que estão sendo veiculadas na mídia:

-Após uma entrevista que ela concedeu para uma rádio, onde foi fortemente cobrada por várias situações e respondeu todos os questionamentos de maneira técnica e com bastante firmeza, começaram a veicular notícias de que ela teria “alfinetado” órgãos como Judiciário, Ministério Público e Assembleia Legislativa;

-Suelen afirma que esta é uma interpretação maldosa de sua fala, pois em momento algum teve a intenção de alfinetar ou criticar qualquer instituição;

Leia mais...
© Prefeitura de Mucuri/Divulgação
© Prefeitura de Mucuri/Divulgação

Estudo mostra viabilidade de medicamento no combate ao HIV

Publicado em Domingo - 25 de Dezembro de 2022

Estudo mostra que a oferta imediata de profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV é viável no Brasil, com baixa perda precoce de acompanhamento. Os resultados, publicados na edição de 21 de dezembro de The Lancet HIV, uma das mais conceituadas revistas científicas do mundo, mostram que a adesão à PrEP e a retenção ao serviço a longo prazo foram boas.

Leia mais...
Família tomou a decisão de doar os órgãos do ente falecido
Família tomou a decisão de doar os órgãos do ente falecido

Captação de órgão realizada em MT proporcionará chance de vida a paciente do Distrito Federal

Publicado em Sexta - 23 de Dezembro de 2022 | por Redação TA c/ SES-MT

A Central Estadual de Transplantes, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou na tarde de sexta-feira (23.12) o terceiro processo de captação de órgão coordenado pela equipe estadual em 2022. Com a decisão da família do ente falecido pela doação de órgãos, um paciente do Distrito Federal ganhou uma nova chance de vida.

Leia mais...
Foto: Secom-MT
Foto: Secom-MT

SES abre sete vagas para residência médica em Mato Grosso

Publicado em Quarta - 21 de Dezembro de 2022 | por Redação TA c/ SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) lançou, por meio da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, um processo seletivo para o preenchimento de sete vagas de residência médica no Hospital Regional de Cáceres, no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, e no Hospital Adauto Botelho (CIAPS), em Cuiabá.

O edital do Processo Seletivo Unificado nº 010/2022 foi publicado no Diário Oficial do Estado do dia 19 de dezembro. As inscrições podem ser realizadas neste link, do dia 30 de dezembro de 2022 até as 23h59min (horário oficial de Brasília-DF) do dia 08 de janeiro de 2023.

As vagas são para programas de residência médica em ortopedia e traumatologia (2), psiquiatria (2), pediatria (2) e cirurgia geral (1).

Leia mais...
Michel Alvim - Secom/MT
Michel Alvim - Secom/MT

Laboratório Central de Mato Grosso realizou cerca de 700 mil exames

Publicado em Segunda - 19 de Dezembro de 2022 | por Redação TA c/ SES-MT

Em quase quatro anos, o Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (Lacen-MT), gerido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), realizou cerca de 700 mil análises laboratoriais. Entre as análises estão teste de Covid-19, dengue e influenza.

Leia mais...