Publicado em Sexta - 11 de Novembro de 2022

Mais de 69 milhões não tomaram 1ª dose de reforço contra covid-19

Mais de 69 milhões de brasileiros ainda não voltaram aos postos para receber a primeira dose de reforço da vacina contra covid-19, segundo dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI). De acordo com Ministério da Saúde, 32,8 milhões de pessoas poderiam ter recebido a segunda dose de reforço contra a doença

Leia mais...
© Rovena Rosa/Agência Brasil
© Rovena Rosa/Agência Brasil

Foto: Ministério da Saúde
Foto: Ministério da Saúde

Mato Grosso recebe 19.440 doses de vacina para a faixa etária de seis meses a três anos

Publicado em Sexta - 11 de Novembro de 2022 | por Redação TA c/ SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) recebeu, na manhã desta sexta-feira (11.11), 19.440 doses da vacina Pfizer, destinada ao público de seis meses de idade e a menores de três anos. De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, este quantitativo deverá ser destinado à aplicação de três doses

Leia mais...

Kalil autoriza a construção de mais duas UBS, anuncia credenciamento de mais 46 ESF e dobra cobertura da Atenção Básica

Publicado em Quinta - 10 de Novembro de 2022 | por Redação TA c/ Secom-VG

O prefeito Kalil Baracat e o secretário Municipal de Saúde, Gonçalo Aparecido de Barros, assinaram, nesta quinta-feira (10), Ordem de Serviço para início de construção de mais duas Unidades Básicas de Saúde, a serem construídas nos bairros Jardim Maringá I e São Mateus II. As unidades estão orçadas no valor de R$ 1 milhão e serão construídas por meio de recursos próprios.

Kalil assegurou que a saúde, assim como o saneamento básico, são as principais prioridades de sua gestão. Para ele, saneamento e saúde são indissociáveis, de modo que paralelo ao maior investimento da história da água em Várzea Grande que está sendo feito pela Prefeitura, é necessário fortalecer a atenção básica, secundária e terciária.

“Temos 22 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Vamos construir mais estas duas unidades e até o final do meu mandato mais cinco. Com isso, queremos avançar na promoção e prevenção à saúde, evitando o agravamento de doenças como diabetes, hipertensão, tabagismo e Infecções Sexualmente Transmissíveis, além de fortalecer a vacinação”, disse o prefeito.

Leia mais...
© Myke Sena/MS
© Myke Sena/MS

Saúde entrega vacinas para crianças abaixo de 3 anos com comorbidades

Publicado em Quinta - 10 de Novembro de 2022

O Ministério da Saúde iniciou nesta quinta-feira (10) a distribuição de 1 milhão de doses de vacinas pediátricas contra a covid-19 destinadas a crianças com idade entre 6 meses e 3 anos com comorbidades.

Leia mais...
Hemocentro de Cuiabá - Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT
Hemocentro de Cuiabá - Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

MT Hemocentro e parceiros promovem campanha de doação de sangue

Publicado em Segunda - 07 de Novembro de 2022 | por Redação TA c/ SES-MT

Com a proposta de intensificar as coletas para repor e manter o estoque do banco de sangue público do Estado, o MT Hemocentro, em parceria com uma joalheria de Cuiabá, realizará nesta quarta e quinta-feira (09 e 10.11) a campanha MD + Vida.

Esse é o sexto ano da campanha. A ação é idealizada pelo empresário do ramo de joalheria, Márcio Designer, e sua família. Durante a ação, cada doador ganhará uma pulseira soutache com pingente em prata com banho de ouro.

As pulseiras estarão disponíveis nas cores verde, amarela e azul, em alusão à participação da seleção brasileira na Copa do Mundo. Os voluntários podem realizar o agendamento por meio deste link, sendo o limite de 150 doações por dia.

Leia mais...
Foto: SMS
Foto: SMS

Recepcionistas e supervisores da Atenção Primária e da Atenção Secundária participam de processo formativo

Publicado em Domingo - 06 de Novembro de 2022 | por Redação TA c/ Sicom-CBA

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), em parceria com a Universidade de Cuiabá (Unic) Pantanal, realizará o Curso de Atendimento ao Público e Acolhimento Humanizado para recepcionistas e supervisores da Atenção Primária e Atenção Secundária de Saúde. A capacitação será no auditório da Unic Pantanal, aos sábados, sendo 120 vagas no dia 05 deste mês e outras 120 para o dia 12, das 9h30 às 12h. O evento contará com a participação de servidores das Unidades Básicas de Saúde, UPAs, Policlínicas, Centro de Especialidades Médicas (CEM), Serviço Assistência Especializada (SAE), Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), Centro de Reabilitação, Unidade de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS), Vigilância e Laboratório Central de Cuiabá (Lacec).

Leia mais...
© Tomaz Silva/Agência Brasil
© Tomaz Silva/Agência Brasil

Pesquisa indica espaço para avançar na adesão de adultos à vacinação

Publicado em Domingo - 06 de Novembro de 2022

Uma pesquisa realizada com entrevistados com mais de 50 anos de idade em nove países, incluindo o Brasil, indica que, apesar de preocupadas com a saúde, essas pessoas nem sempre buscam as vacinas disponíveis para se protegerem contra doenças imunopreveníveis.

Para o gerente médico de vacinas da farmacêutica GSK e infectologista Emersom Mesquita, não existe necessariamente uma contradição entre o número de pessoas que se preocupam em fazer check-up de rotina e a alta proporção de pessoas que negligenciam vacinas.

"Isso aponta para o fato de que ainda existe um espaço para o crescimento da importância da imunização do adulto de forma geral. É muito tentador tentar estabelecer uma causa única, mas esse problema da adesão à vacinação sem dúvida é multivariado. Um dos fatores é a percepção de risco.

Leia mais...
A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários do tipo Plasmodium
A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários do tipo Plasmodium

Número de casos de malária em Mato Grosso registra queda de 60%

Publicado em Domingo - 06 de Novembro de 2022 | por Redação TA c/ SES-MT

Neste domingo (06.11), é celebrado o Dia da Malária nas Américas. A data foi estabelecida pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para despertar a atenção das autoridades e profissionais de saúde para a doença, que atinge milhões de pessoas no mundo.

Leia mais...
Mutirões estão previstos para iniciar nesta sexta-feira (04.11) - Foto: Secom-MT
Mutirões estão previstos para iniciar nesta sexta-feira (04.11) - Foto: Secom-MT

Hospital Estadual Santa Casa realiza mutirões de cirurgias pediátricas

Publicado em Quinta - 03 de Novembro de 2022 | por Redação TA c/ SES-MT

O Hospital Estadual Santa Casa, unidade localizada em Cuiabá e administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizará mutirões de cirurgias pediátricas durante o mês de novembro. Os mutirões estão previstos para iniciar nesta sexta-feira (04.11) e seguirão nos dias 04 e 05 de novembro; outra etapa do mutirão ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de novembro.

Leia mais...
Foto: Fernando Campos
Foto: Fernando Campos

Hospital São Judas Tadeu é o mais novo credenciado do MT Saúde

Publicado em Terça - 01 de Novembro de 2022 | por Redação TA c/ MT Saúde

O Instituto Mato Grosso Saúde (MT Saúde) credenciou o Hospital São Judas Tadeu como o mais novo parceiro da rede de assistência à saúde dos servidores públicos do Estado. A partir desta terça-feira (1°.11), os quase 18 mil beneficiários passam a ter mais uma opção de atendimento.

“O novo parceiro credenciado é parte da estratégia de ampliação da rede de atendimento do MT Saúde, visando garantir mais opções de atendimento aos servidores públicos do Estado e seus dependentes”, afirmou a presidente do MT Saúde, Misma Thalita dos Anjos.

Localizado na região do Coxipó, em Cuiabá, o Hospital São Judas Tadeu possui um corpo clínico experiente e capacitado, dispõe de pronto atendimento 24 horas e é referência nas especialidades

Leia mais...