Notícias SAÚDE
Governo vai pagar piso da enfermagem retroativo a maio
Durante discurso no evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou o pagamento retroativo a maio, mês em que o ministro do STF Luís Roberto Barroso estabeleceu regras para o pagamento do piso aos profissionais que trabalham no sistema de saúde de estados e municípios nos limites dos valores recebidos pelo governo federal.
Ato em Brasília faz defesa do SUS, da vida e da democracia
Um ato em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), da vida e da democracia reuniu centenas de pessoas, na manhã desta terça-feira (4), em frente ao Museu Nacional da República, em Brasília. Com faixas, cartazes e bandeiras, a ideia era conscientizar a sociedade sobre a importância do SUS.
SES realiza mais duas cirurgias de implante coclear pelo SUS em MT
O Hospital Estadual Santa Casa e o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), unidades administradas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizaram mais duas cirurgias para implante coclear via Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. Os dois procedimentos foram realizados na sexta-feira (30.06).
Governo de MT e MPE aderem ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal
O Governo de Mato Grosso e o Ministério Público do Estado (MPE) assinam nesta sexta-feira (30.06) o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, coordenado pelo Conselho Nacional do Ministério Público. A assinatura do termo de adesão ocorrerá às 17h na sede das Promotorias de Justiça da Capital, em Cuiabá.
Supremo retoma julgamento sobre piso salarial da enfermagem
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o julgamento, nesta sexta-feira (23), da ação sobre a validade do pagamento do piso salarial nacional para os profissionais de enfermagem.Em maio, o relator do processo, ministro Luís Roberto Barroso, estabeleceu regras para o pagamento do piso aos profissionais
Hospital Regional de Vale do Peixoto foi tema de reunião na Secretaria de Estado de Saúde de MT, nesta quinta-feira
Ontem (21) durante a sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) o deputado Valter Miotto (MDB) usou a tribuna para falar da indicação Nº 3224/2023 ao governo através da Secretaria de Saúde para tratar de um assunto de suma importância que é a situação do Hospital Regional de Vale do Peixoto, com objetivo de melhorar o atendimento das pessoas que necessitam do atendimento do hospital.
"Fiz este pedido na tribuna para que o Governo apure e selecione a questão das inúmeras denúncias que tem chegado ao meu gabinete, na parte da execução orçamentária
Hospital Metropolitano realiza primeira neurocirurgia para melhorar sintomas da doença de Parkinson
O Hospital Metropolitano, unidade mantida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) em Várzea Grande, realizou a primeira neurocirurgia de implante de estimulador cerebral profundo, que visa melhorar os sintomas da doença de Parkinson.
Saúde atualiza para 53 os casos de febre maculosa, com 8 mortes
O Ministério da Saúde atualizou para 53 o número de casos de febre maculosa confirmados este ano no país, com oito mortes registradas. Todos os óbitos ocorreram na Região Sudeste -- seis em São Paulo, um em Minas Gerais e um no Rio de Janeiro. Quanto ao número de casos, a maior concentração de ocorrências é verificada nas regiões Sudeste (30) e Sul (17).
Segundo a pasta, no geral, os casos aparecem de maneira esporádica. A transmissão da febre maculosa ocorre somente por meio do contato com o carrapato estrela infectado pela bactéria do gênero Rickettsia. Não há, portanto, transmissão de pessoa para pessoa.
Prazo para pagar o IPVA à vista ou parcelado encerra nesta segunda-feira
Os proprietários de veículos têm até a próxima segunda-feira (12.06) para efetuar o pagamento IPVA 2023 à vista ou parcelado, com descontos de até 15%. Os contribuintes que escolherem o parcelamento devem recolher o valor da primeira parcela na mesma data para evitar juros e multas.
Dia Nacional da Imunização alerta para baixas coberturas vacinais
Há 14 anos, a pediatra Natália Bastos atende desde pacientes recém-nascidos a adolescentes. Ela lembra, entretanto, que o atendimento pediátrico, sobretudo nas emergências de todo o país, mudou drasticamente ao longo das últimas décadas. Ela cita como exemplo a triagem de crianças com suspeita de meningite. “Antigamente, a gente tinha inúmeras crianças esperando para fazer punção lombar, a gente já não tinha vaga no isolamento. Hoje, os residentes mal têm como fazer a punção lombar porque, graças a Deus, são poucas as crianças com quadro de meningite devido à vacinação”.