Publicado em Segunda - 17 de Outubro de 2022 | por Redação TA c/ SES-MT

Mato Grosso registra nesta segunda-feira 838.842 casos e 15.246 óbitos por Covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta segunda-feira (17.10), 838.842 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 15.246 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Dos 838.842 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 36 estão em isolamento domiciliar

Leia mais...
Foto: Secom-MT
Foto: Secom-MT

© Marcello Casal Jr./Agência Brasil
© Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Casos de sífilis no estado do Rio aumentaram 14% de 2020 para 2021

Publicado em Sábado - 15 de Outubro de 2022

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro informou neste sábado (15) que os casos de sífilis no estado subiram 14% de 2020 para 2021. Segundo a Secretaria, os casos passaram de 4.448 em 2020 para 5.068 no ano passado.

O alerta para o crescimento da doença no estado foi divulgado na data em que se celebra o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita.

De acordo com o Boletim Epidemiológico Sífilis do Ministério da Saúde de 2021, o Rio de Janeiro registra taxa de 21,1 casos por mil nascidos vivos; quase três vezes acima da notificação nacional (7,7 casos para cada mil nascidos vivos).

Leia mais...

Anexo da Upa do Ipase se torna ponto de vacinação nesta semana contra a Covid-19 e as demais vacinas de rotina

Publicado em Quinta - 13 de Outubro de 2022 | por Redação TA c/ Secom-VG

O anexo da Unidade de Pronto Atendimento 24h - Upa do Ipase, tornou-se polo de vacinação nesta semana (10 a 15) contra a Covid-19, tanto para crianças, como adolescentes, adultos e idosos e também para as vacinas de rotina. Agora, as doses dos imunizantes estarão disponíveis todos os dias, de segunda a sexta, das 8h às 16h, sem intervalo para o almoço.

Esta decisão partiu do prefeito Kalil Baracat em conjunto com o secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, durante a ação de vacinação em crianças de 3 e 4 anos, no anexo da Upa do Ipase, neste último sábado.

Leia mais...
Davi Valle
Davi Valle

Taxa de complicação de cirurgias eletivas no PS antigo está abaixo de 1%

Publicado em Quinta - 13 de Outubro de 2022 | por Redação TA c/ Sicom-CBA

As cirurgias eletivas realizadas no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), do programa MT Mais Cirurgias, têm sido um grande sucesso. Até o momento, mais de 800 procedimentos foram realizados. A ação, que começou em agosto, tem como objetivo tirar mais de 11 mil pessoas de todo Estado que aguardam na fila para passar por algum tipo de procedimento cirúrgico.

Conforme revelou o médico responsável pelas equipes de cirurgias, Douglas Dolce Domingues, outro indicador do sucesso das cirurgias é a taxa de complicação, que está abaixo de 1%. “Pelo fato destas cirurgias serem de baixa complexidade e a internação ser no máximo de 48h, quase todos os pacientes estão tendo alta sem nenhum tipo de complicação”, comentou.

Leia mais...
Foto: Tchélo Figueiredo | Secom-MT
Foto: Tchélo Figueiredo | Secom-MT

Mato Grosso registra nesta segunda-feira 838.562 casos e 15.241 óbitos por Covid-19

Publicado em Segunda - 10 de Outubro de 2022 | por Redação TA c/ SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta segunda-feira (10.10), 838.562 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 15.241 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Dos 838.562 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso

Leia mais...
© Rovena Rosa/Agência Brasil
© Rovena Rosa/Agência Brasil

Outubro Rosa: histórias inspiradoras de mulheres que superaram câncer

Publicado em Sábado - 08 de Outubro de 2022

A fisioterapeuta Roberta Perez, especializada na área cardiorrespiratória, tinha a vida profissional com que sonhou, mas às custas do abandono da saúde e do autocuidado, como ela conta. “Estava há anos sem ir ao médico, só me consultava quando caía gripada entre um plantão e outro.

Leia mais...

Várzea Grande inicia vacinação em crianças de 3 e 4 anos neste sábado

Publicado em Sábado - 08 de Outubro de 2022 | por Redação TA c/ Secom-VG

A partir deste sábado (08), a Prefeitura de Várzea Grande inicia a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em crianças de 3 e 4 anos de idade na ação 'VG Vacina Kids'. A imunização para a primeira dose será realizada no anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Ipase, das 8h às 16h.

Leia mais...
© Marcello Casal JrAgência Brasil
© Marcello Casal JrAgência Brasil

Criança paraense não está com poliomielite, diz ministério

Publicado em Sexta - 07 de Outubro de 2022

O Ministério da Saúde informou não se tratar de poliomielite o caso registrado no Pará em uma criança de 3 anos de idade. De acordo com a pasta, o caso ocorrido no município de Santo Antônio do Tauá é de “paralisia flácida aguda”.

Leia mais...
© Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil

Pará investiga suspeita de paralisia infantil em criança de 3 anos

Publicado em Quinta - 06 de Outubro de 2022

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) notificou ao Ministério da Saúde que investiga uma suspeita de paralisia infantil em um menino de 3 anos de idade, do município de Santo Antônio do Tauá, no nordeste do estado.Em comunicação de risco do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde

Leia mais...

Estudos vão mostrar como covid-19 afetou a saúde mental da mulher

Publicado em Quinta - 06 de Outubro de 2022

Além dos impactos sociais e econômicos, a pandemia da covid-19 trouxe repercussões na saúde mental da população como um todo e, de forma especial, na saúde mental da mulher. Em entrevista hoje (5) à Agência Brasil, a psiquiatra Ritele Hernandez da Silva, membro da Comissão de Saúde Mental da Mulher, da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), informou que estudos serão feitos para dimensionar a extensão do impacto porque, na verdade, a pandemia não acabou.

“Vamos ver ao longo do tempo, mas alguns estudos dizem que a covid pode ter correlação com sintomas depressivos e ansiosos”. A médica destacou que os sintomas da chamada covid longa, por outro lado, podem estar vinculados com outros sintomas existentes previamente.

Leia mais...