Publicado em Sexta - 05 de Maio de 2023

Covid-19: fim da emergência não altera status de pandemia

Após três anos e mais de 7 milhões de mortes, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira (5) o fim da covid-19 como emergência em saúde pública de importância internacional. O status de pandemia, entretanto, não se altera, já que o vírus se mantém disseminado globalmente.

De acordo com a líder técnica para covid-19 da OMS, Maria Van Kerkhove, uma emergência em saúde pública de importância internacional é definida como um evento extraordinário que constitui risco de saúde pública para diversos países em razão da disseminação global de um doença e que potencialmente exige uma resposta internacional coordenada.

“Essa definição indica que a situação é séria, repentina, pouco comum e inesperada, carrega implicações para a saúde pública que vão além das barreiras dos países afetados e pode exigir ações internacionais imediatas.”

Leia mais...
© Rovena Rosa/Agência Brasil
© Rovena Rosa/Agência Brasil

© NIAID
© NIAID

Fim da emergência de saúde pública foi acertado, avaliam especialistas

Publicado em Sexta - 05 de Maio de 2023

A decisão da Organização Mundial da Saúde (OMS) de pôr fim à classificação da covid-19 como emergência de saúde pública de importância internacional já era esperada e foi acertada, avaliam especialistas de diferentes áreas ouvidos pela Agência Brasil. Em pouco mais de três anos, a doença causou quase 7 milhões de mortes

Leia mais...
Foto - Marcos Vergueiro/Secom-MT
Foto - Marcos Vergueiro/Secom-MT

Governador e equipe vistoriam UPA Jardim Leblon e antigo Pronto-Socorro de Cuiabá

Publicado em Terça - 02 de Maio de 2023 | por Redação TA c/ Secom-MT

O governador Mauro Mendes vistoriou, na tarde desta terça-feira (02.05), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Leblon (que está em obras) e o antigo Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá. As inspeções foram realizadas junto com a equipe que coordena a intervenção na Saúde de Cuiabá

Leia mais...
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mais Médicos tem 99% de adesão de cidades contempladas em edital

Publicado em Sexta - 28 de Abril de 2023

O Ministério da Saúde informou que o Programa Mais Médicos alcançou a adesão de 99% dos municípios contemplados no último edital. O chamamento ofertou 6.252 vagas, incluindo mil postos para a Amazônia Legal. Dessas, 6.169 foram indicadas pelas cidades para preenchimento.

Leia mais...
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Covid-19: governo amplia vacina bivalente para todos acima de 18 anos

Publicado em Segunda - 24 de Abril de 2023

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (24) a ampliação da campanha de vacinação contra covid-19 com a dose de reforço bivalente para toda população acima de 18 anos de idade. Cerca de 97 milhões de brasileiros poderão ser vacinados. Pode tomar a dose bivalente quem recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes

Leia mais...

Obesidade mórbida é considerada doença crônica para fins de acessibilidade

Publicado em Segunda - 24 de Abril de 2023 | por Robson Fraga

A obesidade mórbida passou a ser tratada como doença crônica para fins de acessibilidade e garantia de atendimento prioritário a pacientes em todo o estado de Mato Grosso. Isso pro força da lei nº 12.063/23, do deputado estadual Wilson Santos (PSD), sancionada no dia 14 de abril deste ano, pelo Governador Mauro Mendes.

Pela lei, "considera-se pessoa com obesidade mórbida aquela que tem o Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40 Kg/m2".

A nova legislação garante ao Pode Executivo em parceria com escolas, instituições e entidades não governamentais, desenvolver palestras, debates, workshops e atividades para dar publicidade a esta lei.

Também fica o Executivo "autorizado a destinar no mínimo um assento com dimensão, resistência e conforto compatíveis em área identificada visualmente como exclusiva à pessoas mencionadas nesta lei".

Leia mais...
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Anvisa suspende produtos de empresa de suplementos alimentares

Publicado em Sexta - 21 de Abril de 2023

A medida foi tomada após o órgão identificar "falhas graves de boas práticas de fabricação" na sede da empresa, localizada em Marataízes (ES). A Anvisa cita problemas encontrados na higienização da fábrica, controle de pragas, potabilidade de água, controle de qualidade e segurança de matérias-primas, estrutura física e documentação.

Leia mais...
A comissão recebeu ainda a Organização Não Governamental (ONG) Cirinho Sorrindo, que foi convidada pela comissão a integrar a Câmara Setorial da Oncologia - Foto: Ronaldo Mazza
A comissão recebeu ainda a Organização Não Governamental (ONG) Cirinho Sorrindo, que foi convidada pela comissão a integrar a Câmara Setorial da Oncologia - Foto: Ronaldo Mazza

Comissão de Saúde marca audiência publica para debater o financiamento do SUS em MT

Publicado em Terça - 11 de Abril de 2023 | por Redação TA c/ Assessoria

Em reunião ordinária realizada na manhã desta terça-feira (11), a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso marcou para a próxima terça-feira (18) a audiência pública para debater o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso.

O objetivo segundo o presidente da comissão, deputado Lúdio Cabral (PT), é debater junto a representantes do Ministério da Saúde, secretarias municipais e de Estado de Saúde o volume de recursos aplicados hoje, se essa alocação está sendo adequada e se a pactuação entre os entes está sendo cumprida. “Precisamos conhecer melhor essa situação para avançar em duas tarefas que o Estado, infelizmente, está atrasado”, afirmou o presidente.

Leia mais...
© Tomaz Silva/Agência Brasil
© Tomaz Silva/Agência Brasil

Criada campanha para prevenir exposição indevida ao sol

Publicado em Segunda - 03 de Abril de 2023

O Diário Oficial da União publica, nesta segunda-feira (3), a Lei nº 14.539, de 31 de março de 2023, que cria a Campanha Nacional de Prevenção da Exposição Indevida ao Sol. A lei foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na sexta-feira (31), e começa a valer dentro de 180 dias, a contar da data de sua publicação.

O objetivo da iniciativa é conscientizar as pessoas sobre os riscos e as consequências da exposição indevida e sem orientação médica ao sol. Prevê ainda a adoção de medidas necessárias para facilitar ou possibilitar o acesso do cidadão ao protetor, ao bloqueador ou ao filtro solar.

Leia mais...
© Reuters/Eric Gaillard/Direitos Reservados
© Reuters/Eric Gaillard/Direitos Reservados

Lei garante troca de implante mamário para paciente de câncer

Publicado em Segunda - 03 de Abril de 2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou lei que garante o direito à troca de implante mamário para mulheres que passaram por tratamento oncológico sempre que houver complicações ou algum tipo de efeito adverso. A regra vale tanto para o setor privado quanto para a rede pública.

Leia mais...