Notícias GERAL
Ação da Campanha Aconchego é antecipada com distribuição de cobertores
Para amenizar o frio intenso prometido para esse fim de semana, a primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes, viabilizou a distribuição de cobertores para os moradores de rua de Cuiabá e Várzea Grande. O governador do Estado Mauro Mendes acompanhou a iniciativa, executada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), que foi realizada na noite do sábado (06.07), quando os termômetros chegaram a marcar 10°. Foram distribuídos cobertores para as pessoas que vivem em situação de rua em pontos das duas cidades como a região do Zero, no Morro da Luz, no Porto, entre outros.
Prefeitura de Cuiabá convoca aprovados nas funções de ASG, TDI, TNE e TNS
A Prefeitura de Cuiabá publica novos editais de convocação de candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado da Educação para as funções Auxiliar de Serviços Gerais (ASG), Técnico de Desenvolvimento Infantil (TDI), Técnico de Nutrição Escolar (TNE) e Psicólogo.
Os candidatos que estão sendo convocados por esses editais devem comparecer na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, 292, bairro Bandeirantes, na segunda-feira (08), às 14 horas.
Deformação em barragem de Brumadinho foi detectada antes da ruptura
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) apurou em depoimentos colhidos nesta semana que uma deformação progressiva na barragem de Brumadinho (MG) vinha sendo detectada em monitoramento da mineradora Vale antes da ruptura ocorrida em 25 de janeiro.
“O tempo de conversar com o governo do estado já passou”, afirmam diretores do Cipem
Os diretores do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) decidiram não participar mais de reuniões com o governo do estado para tratar de assuntos relacionados à política fiscal e tributária aplicada ao setor florestal.
Sefaz autua transportadoras por sonegação fiscal
A Secretaria de Fazenda (Sefaz) realizou na última semana a Operação Sinal Vermelho, com objetivo de coibir a sonegação fiscal no segmento de transporte. Cinco transportadoras tiveram a inscrição estadual suspensa e uma foi cassada, por emitirem Conhecimentos de Transporte (CTe) inidôneos ou regulares.
Eclipse solar poderá ser visto a partir de Brasília nesta terça-feira
Nesta terça-feira (2/7), países da América do Sul poderão observar um eclipse solar total. A visão do fenômeno só será completa para pessoas que estão no Chile e na Argentina. Porém, os brasilienses também terão uma visão parcial do evento astronômico, que será observado dessa forma no Uruguai, Paraguai, Equador e Brasil.
O professor de física do Instituto Federal de Brasília (IFB) Hara Dessano explica que o fenômeno ocorre quando a lua e o sol se alinham e um se sobrepõe ao outro. Graças à localização geográfica, chileno e argentinos poderão ver esse alinhamento resultar no encobrimento total do Sol pela Lua.
Empresários de Mato Grosso criticam Projeto do Governo que aumenta impostos
O Projeto de Lei (PL 114/2019), que versa sobre a revisão dos incentivos fiscais a empresas que atuam em Mato Grosso, encaminhado na semana passada a Assembleia Legislativa, tem mobilizado empresários através de entidades representativas de todo o Estado, que estão preocupados com as mudanças que podem ser extremamente prejudiciais para o setor e principalmente para o cidadão, que pagará a conta final.
A diretoria da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/MT), por exemplo, tem buscando discutir o assunto a todo momento, tentando encontrar soluções para o problema e para o caos que se transformará o Estado caso o PL seja aprovado.
Representando primeira-dama, secretária da Setasc apadrinha casamentos LGBTI
A secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Rosamaria de Carvalho, representando a primeira-dama do Estado de Mato Grosso, Virginia Mendes, foi uma das madrinhas na cerimônia matrimonial que uniu 12 casais de homens e mulheres gays e lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais (LGBTIs).
Alunos visitam Quilombo de Mata Cavalo e se encantam com cultura afro-brasileira
O professor de língua portuguesa Jonas de Souza disse ter um privilégio único, uma vez que é descendente de quilombolas, mas nunca teve contato com eles. “Meu pai era do Quilombo dos Palmares que se estendia de Alagoas até Pernambuco. A linguagem quilombola não se manifesta somente na língua portuguesa, mas a encontramos na dança que é importante para eles. A linguagem em si tem permitido aos moradores do Mata Cavalo chegar a locais inimagináveis”, frisa.
A professora de biologia Noelma Cristina disse ter vivido um momento especial ao participar da aula de campo, pois aprendeu com seus próprios alunos.