Publicado em Quinta - 27 de Janeiro de 2022 | por Redação TA c/ Secom-VG

Inscrições para o curso de Microempreendedor Individual poderão ser feitas até o dia 2 de fevereiro

A Secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, em reunião com a equipe técnica do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), resolveu ampliar o prazo de inscrições para o curso de Microempreendedor Individual que será realizado no município.

Leia mais...

Governador de Mato Grosso reforça defesa do congelamento do ICMS dos combustíveis

Publicado em Quinta - 27 de Janeiro de 2022 | por Redação TA c/ Secom-MT

Em carta pública, o governador Mauro Mendes reforçou a defesa por prorrogar o congelamento do preço médio do Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF), que é o preço usado para a base de cálculo de cobrança do ICMS dos combustíveis.

A carta foi assinada por 21 governadores, nesta quarta-feira (26.01). O Governo de Mato Grosso já havia votado pela prorrogação do congelamento no dia 14 de janeiro, junto ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), mas foi voto vencido na ocasião.

Leia mais...

Benefícios do INSS com reajuste começaram a ser pagos hoje

Publicado em Terça - 25 de Janeiro de 2022

Os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com os reajustes definidos pelo governo começaram a ser pagos hoje (25). O calendário será seguido de acordo com o número do benefício do segurado. Atualmente, são mais de 36 milhões de pessoas que recebem benefícios do INSS no país.

Leia mais...
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Governador vai encaminhar proposta ao Confaz para manter congelamento de ICMS

Publicado em Segunda - 24 de Janeiro de 2022 | por Redação TA c/ Secom-MT

O governador Mauro Mendes vai encaminhar, nesta semana, uma proposta para manter o congelamento do Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF) dos combustíveis - que é o preço usado para a base de cálculo de cobrança do ICMS -, após o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) ter decidido encerrar a medida.

Leia mais...
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Receita abre consulta para lote residual de restituições na segunda

Publicado em Domingo - 23 de Janeiro de 2022

A Receita Federal vai liberar nesta segunda-feira (24) de manhã a consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) para mais de 240 mil contribuintes que caíram na malha fina do leão nos últimos anos por inconsistências nas declarações do imposto de renda, mas que acertaram as pendências com o Fisco.

As restituições serão depositadas diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. A soma dos valores restituídos é superior a R$ 281 milhões, desse total, mais de R$ 96 milhões serão pagos a 43.306 contribuintes que têm prioridade legal, como idosos acima de 60 anos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Leia mais...
© Marcello Casal JrAgência Brasil
© Marcello Casal JrAgência Brasil

Previdência Social inicia 2022 com desafio de zerar filas

Publicado em Domingo - 23 de Janeiro de 2022

A Previdência Social iniciou 2022 com o desafio de zerar as filas. No fim do ano passado, cerca de 1,8 milhão de brasileiros estava com pedidos de aposentadorias, pensões e auxílios em análise. A falta de servidores públicos para analisar os processos e a paralisação parcial de perícias médicas provocadas pela pandemia são os principais fatores.

Leia mais...
Cabo Victor Paz e Soldado Fernando Edio - Foto: Arquivo pessoal
Cabo Victor Paz e Soldado Fernando Edio - Foto: Arquivo pessoal

Jovem salvo de afogamento decide adotar a mesma profissão de PM que o resgatou

Publicado em Sexta - 21 de Janeiro de 2022 | por Redação TA c/ PM-MT

Em uma tarde de domingo, no mês de setembro de 2012, em um balneário na cidade de Aragarças (GO), o destino de duas pessoas foi colocado à prova e um resgate aquático de alto risco mudou para sempre a vida de dois homens, que atualmente fazem parte da corporação da Polícia Militar de Mato Grosso.

Quem conta detalhes deste dia é o cabo Victor Vinicius Carvalho Paz

Leia mais...

Agência Brasil explica mudanças nas aposentadorias em 2022

Publicado em Quinta - 20 de Janeiro de 2022

Quem está prestes a se aposentar precisa estar atento. A reforma da Previdência estabeleceu regras automáticas de transição, que mudam a concessão de benefícios a cada ano.

A pontuação para a aposentadoria por tempo de contribuição e por idade sofreu alterações. Confira abaixo as mudanças que começam a vigorar neste ano.

Aposentadoria por idade

A regra de transição estabelece o acréscimo de seis meses a cada ano para as mulheres, até chegar a 62 anos em 2023. Na promulgação da reforma da Previdência, em novembro de 2019, a idade mínima estava em 60 anos, passando para 60 anos e meio em janeiro de 2020. Em janeiro de 2021, a idade mínima para aposentadoria das mulheres aumentou para 61 anos. Agora, está em 61 anos e meio em 2022.

Leia mais...
José Augusto Curvo - Foto: Divulgação
José Augusto Curvo - Foto: Divulgação

Governo de Mato Grosso lamenta falecimento do ex-deputado federal José Augusto Curvo, o Tampinha

Publicado em Quinta - 20 de Janeiro de 2022 | por Secom-MT

O Governo de Mato Grosso lamenta o falecimento do médico e ex-deputado federal José Augusto Curvo, o Tampinha, nesta quinta-feira (20.01), aos 72 anos de idade, por complicações da Covid-19. Tampinha foi internado no sábado (15.01) em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em São Paulo, onde morreu.

O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes desejaram condolências a toda família e amigos. “A dor e o sofrimento pela perda de um ente querido é imensurável. Que Deus conceda a força necessária nesse momento para toda a família”, lamentou o casal.

Leia mais...
Foto: Assessoria Fapemat
Foto: Assessoria Fapemat

Governo define diretrizes para o desenvolvimento tecnológico e científico do Estado

Publicado em Quinta - 20 de Janeiro de 2022 | por Redação TA c/ Fapemat

O governador Mauro Mendes reuniu-se com dirigentes de instituições de ensino e pesquisa para estabelecer diretrizes e metodologias de investimentos no setor de ciência e tecnologia para o ano de 2022. Na ocasião, foi feita ainda a avaliação de algumas ações, programas e projetos desenvolvidos no ano passado.

Leia mais...