Notícias GERAL
Rosa Neide é única de MT a votar contra aprovação de urgência ao PL que libera garimpo em terras indígenas
A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) foi a única parlamentar de Mato Grosso na Câmara, a votar não à urgência para apreciação do Projeto de Lei (PL) 191/2020. O pedido de urgência foi aprovado na quarta-feira (09) por 279 a 190. O PL libera a mineração e a construção de hidrelétricas em Terras Indígenas.
Antes da votação, artistas, intelectuais, políticos e milhares de cidadãos comuns protestaram do lado de fora do Congresso, contra o PL e todos os projetos em tramitação na Casa, que visam flexibilizar a legislação vigente, para facilitar a exploração econômica de áreas preservadas, com consequente devastação ambiental e retirada de direitos dos povos originários.
Investimentos do Governo de MT garantem capacidade operacional dos Bombeiros, afirma comandante-geral
Os investimentos realizados pelo Governo do Estado na reestruturação do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) fortaleceram a capacidade de trabalho da corporação nos atendimentos das diversas ocorrências de urgência e emergência, além do combate aos incêndios florestais.
Governo autoriza licitação para pavimentar estradas rurais na Agrovila das Palmeiras
Os moradores da Agrovila das Palmeiras, em Santo Antônio de Leverger (55 Km de Cuiabá), vão receber o tão sonhado asfaltamento da MT-361/468 e da MT-040/361, o que vai facilitar o trânsito de pessoas e o escoamento da produção agropecuária local até Cuiabá e municípios vizinhos.
A abertura do processo de licitação do primeiro trecho (MT-361/468), de 22,83 km, foi autorizada pelo Governo do Estado através do processo SINFRA-PRO-2022/471. A pavimentação vai do entroncamento da BR-070/163/364 até a MT-364, na Vila Caité.
Sinasefe MT realiza ato em defesa da professora de filosofia de Alta Floresta
Portando cartazes e gritando palavras de ordem, o grupo Mulheres do SinasefeMT, o Coletivo de Mulheres de Cuiabá com apoio acústico do grupo de mulheres Tambores de Maria Taquara, ocuparam, na terça-feira, 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, o hall de entrada da reitoria do IFMT, no bairro Quilombo, em Cuiabá, em defesa da professora de filosofia Maria Oseia Bier, de Alta Floresta ( a 636.30 km de Cuiabá), vitima de violência virtual.
Governo lança licitação para obras no Aeroporto de Tangará da Serra
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) lançou na quinta-feira (11.03) a licitação para realização de obras de engenharia no Aeroporto Regional de Tangará da Serra. A obra está orçada em R$ 8.590.249,81 e vai ampliar a capacidade do aeródromo e permitir a realização de voos noturnos.
Auxílio recebido indevidamente poderá ser devolvido em até 60 parcelas
Decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (9) regulamenta o procedimento para devolução de recursos dos benefícios do auxílio emergencial recebidos de forma indevida. A medida vale quando for constatada irregularidade ou erro material na concessão, manutenção ou revisão do benefício.
Ministério altera calendário das etapas de vacinação contra febre aftosa
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) alterou as etapas de vacinação contra a febre aftosa para garantir a oferta de vacina e equacionar a demanda de vacina com o cronograma de produção da indústria. A decisão do Mapa foi tomada em acordo com Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan).
Trabalho e qualificação mudam perspectiva de vida dos reeducandos da Penitenciária Central do Estado
Torneiro, padeiro, eletricista, azulejista, confeiteiro, marceneiro. Essas são algumas das profissões que os reeducandos da Penitenciária Central do Estado (PCE) têm a oportunidade de aprender e construir experiência para posterior ingresso no mercado de trabalho e de reintegrar à sociedade.
A penitenciária tem 540 recuperandos trabalhando em diferentes áreas. A que ocupa a maior parte da mão de obra dos recuperandos é a construção dos novos raios da unidade, o que representa 98% dos trabalhadores, com exceção dos engenheiros responsáveis pelo projeto técnico da obra.
Governo de MT revoga obrigatoriedade do uso de máscaras no estado
O Governo de Mato Grosso revoga o Artigo 1º do Decreto nº 1.134, de 01 de outubro de 2021, que prevê a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção individual em todo o território mato-grossense. A revogação será publicada em Diário Oficial do Estado que circulará nesta terça-feira (08.03).