Publicado em Quarta - 22 de Setembro de 2021 | por Redação TA c/ Seaf-MT

Governo transfere para outubro entrega de máquinas e equipamentos

O Governo de Mato Grosso transferiu para outubro a entrega dos equipamentos, bens e itens para uso na agricultura familiar. As máquinas vão estruturar o trabalho de campo das secretarias de agricultura de 120 dos 141 municípios mato-grossenses, além de fortalecer a atuação de associações e cooperativas ligadas ao setor.

Leia mais...
Foto: Lucas Diego/ Seaf-MT
Foto: Lucas Diego/ Seaf-MT

Foto: Christiano Antonucci | Secom-MT
Foto: Christiano Antonucci | Secom-MT

1ª Ferrovia Estadual vai gerar mais de 230 mil empregos diretos e indiretos durante a construção em MT

Publicado em Terça - 21 de Setembro de 2021 | por Redação TA c/ Secom-MT

Além de auxiliar no escoamento de grãos e fortalecer a logística do agronegócio em Mato Grosso, a construção da 1ª Ferrovia Estadual será responsável pela geração de mais de 230 mil empregos diretos e indiretos. O investimento estimado para implantação da ferrovia é de R$ 11,2 bilhões, com recursos 100% privados. O Estado terá o papel de fiscalizar toda a condução do projeto realizado por meio de concessão.

A assinatura do contrato do Governo do Estado com a empresa Rumo S/A foi realizada nesta segunda-feira (20.09), em Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. O início da construção do modal está previsto para o segundo semestre de 2022. A construção da ferrovia prevê 730 quilômetros de linha férrea que vão interligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, e que vão se conectar à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP).

Leia mais...
Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT
Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

"Hoje estamos colhendo o fruto do trabalho feito com responsabilidade pelo Governo", afirma prefeito de Nova Mutum

Publicado em Segunda - 20 de Setembro de 2021 | por Redação TA c/ Secom-MT

O prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix, avaliou que a assinatura do contrato de adesão para a construção, implantação e exploração da 1° Ferrovia Estadual de Mato Grosso é resultado do “trabalho, dedicação e responsabilidade” do Governo de Mato Grosso. A ferrovia, segundo o prefeito, será um divisor de águas para o município e toda a região Médio-Norte.

“Hoje é um dia tão importante que estamos vivendo. A Rumo já está com a área adquirida no nosso município para a instalação do terminal e hoje o nosso governador do Estado está assinando o contrato.

Leia mais...
Foto: Tchélo Figueiredo-Secom/MT
Foto: Tchélo Figueiredo-Secom/MT

Governo amplia isenção para motoristas de aplicativo

Publicado em Segunda - 20 de Setembro de 2021 | por Redação TA c/ Sefaz/MT

O governador Mauro Mendes sancionou a lei 11.516, aprovada pela Assembleia Legislativa, ampliando a isenção de IPVA para motoristas de aplicativos. A partir de agora também motoristas de veículos utilizados para transporte por aplicativo que ainda não haviam sido beneficiados com a remissão do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2021 por não se enquadrarem no critério de serem proprietários do veículo, agora passarão a fazer parte dos contemplados.

A lei foi publicada no Diário Oficial que circulou nesta segunda-feira (20.09). Inicialmente a lei previa que apenas os veículos que estavam no nomes dos motoristas eram beneficiados.

Leia mais...
Foto: Secom - MT / Christiano Antonucci
Foto: Secom - MT / Christiano Antonucci

Governo assina contrato para construção da 1ª Ferrovia Estadual de MT

Publicado em Domingo - 19 de Setembro de 2021

O governador Mauro Mendes assina nesta segunda-feira (20.09) o contrato de adesão junto à Rumo Logística S/A para a construção, implantação e exploração de 730 quilômetros da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso.

Leia mais...

Pesquisa busca identificar perfil e aprimorar inclusão no MP

Publicado em Sexta - 17 de Setembro de 2021 | por Assessoria MPE-MT

Para ampliar o conhecimento sobre as pessoas com deficiência que atuam nas unidades do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, a instituição, por meio do Programa Vida Plena, lançou uma pesquisa para identificar o perfil deste público. Pretende-se, com o levantamento, aprimorar as estratégias institucionais de garantia de acessibilidade e participação plena, propiciando efetiva inclusão no ambiente de trabalho.

O lançamento da pesquisa faz parte da programação alusiva ao Mês de Setembro, em que se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e o Dia Nacional do Surdo (26). A coordenadora do Programa Vida Plena, promotora de Justiça Claire Vogel Dutra, destaca que o preenchimento do questionário é primordial para o avanço de políticas institucionais que garantam os direitos desse segmento.

Leia mais...
O governador Mauro Mendes - Foto: Christiano Antonucci
O governador Mauro Mendes - Foto: Christiano Antonucci

Governador se reúne com autoridades, articula rota aérea e participa de Feira

Publicado em Quinta - 16 de Setembro de 2021 | por Redação TA c/ Secom-MT

O governador Mauro Mendes viaja à Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, nesta sexta-feira (17.09), e cumpre diversos compromissos institucionais no país vizinho com o objetivo de ampliar o comércio internacional e fortalecer o Turismo. Mauro Mendes ficará fora do país até a manhã de sábado (19.09), e neste período o vice-governador Otaviano Pivetta assume o comando do governo.

Pela manhã, o gestor se reúne com o governador do Departamento de Santa Cruz, Luis Fernando Camacho. Eles assinarão um memorando para possibilitar possíveis parcerias de interesse de ambos os governos.

Ao final da manhã, Mauro Mendes receberá homenagem do Honorável Conselho Acadêmico da Udabol (Universidade de Aquino Bolívia), no auditório da universidade, seguido de almoço.

Leia mais...
Foto: Ascom/ Politec-MT
Foto: Ascom/ Politec-MT

Politec terá semana dedicada ao atendimento às pessoas com deficiência

Publicado em Quinta - 16 de Setembro de 2021 | por Redação TA c/ Politec-MT

O dia 21 de setembro é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, data instituída com o objetivo de conscientizar a população de que estas pessoas devem ter seus direitos respeitados. Pessoa com deficiência é a que possui limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades

Leia mais...
Ferrovia - Foto: Secom-MT
Ferrovia - Foto: Secom-MT

Governo assina contrato para início da construção da 1° Ferrovia Estadual de MT na segunda-feira (20)

Publicado em Quarta - 15 de Setembro de 2021 | por Redação TA c/ Sinfra- MT

O governador Mauro Mendes assina nesta segunda-feira (20.09) o contrato de adesão junto à Rumo Logística S/A para a construção, implantação e exploração da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso. A assinatura ocorrerá em três atos distintos

Leia mais...
Centro Estadual de Cidadania - Foto por: Josi Dias
Centro Estadual de Cidadania - Foto por: Josi Dias

Mais de 2,2 mil vagas de emprego estão disponíveis nesta semana em Mato Grosso

Publicado em Terça - 14 de Setembro de 2021 | por Redação TA c/ Secom-MT

O Sistema Nacional de Emprego (Sine), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), divulga nessa semana 2.259 vagas de emprego disponíveis.

Leia mais...