Notícias GERAL
Verba indenizatória dos profissionais da saúde será paga em março; prorrogação foi sancionada em fevereiro
O Governo de Mato Grosso fará o pagamento retroativo da verba indenizatória aos servidores estaduais da Saúde, que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, referente aos meses de janeiro e fevereiro, em folha complementar nos próximos dias.
A lei foi sancionada pelo governador Mauro Mendes no dia 26 de fevereiro, após aprovação da Mensagem pela Assembleia Legislativa. O pagamento da verba indenizatória está sendo realizado desde julho do ano passado e foi prorrogado até julho deste ano.
Já foram beneficiados cerca de 4,2 mil servidores da Rede Estadual de Saúde. O benefício é destinado especificamente aos servidores que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 em unidades hospitalares, ambulatoriais e finalísticas da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).
Jornalista de 47 anos morre de covid-19 em Cuiabá
Faleceu na madrugada deste domingo (7) a jornalista Elisângela Neponuceno, em Cuiabá. Ela teve um novo quadro de covid-19 e foi internada na quinta-feira (4), no Pronto-Socorro de Cuiabá. Amigos e familiares lamentaram a perda precoce.
Em 2020 ela teve covid-19 e precisou ser internada, chegando a ter 75% dos pulmões afetados pela doença. No fim de fevereiro voltou a sentir sintomas como febre e falta de ar.
Inicialmente ela estava fazendo o tratamento em casa, porém, com o agravamento do quadro de saúde, precisou ser internada em um leito de unidade de terapia intensiva (UTI).
“MT é o 1º do país em requerimentos de áreas minerais, o que demonstra o grande potencial do setor no Estado”, afirma presidente da Metamat
Embora o setor mineral mato-grossense ainda seja pouco representativo na formação do PIB (produto Interno Bruto) estadual, as perspectivas são as melhores possíveis, segundo o presidente da Metamat, Juliano Jorge Boraczynski.
Denúncias de violência contra a mulher somam 105,6 mil em 2020
O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) divulgou neste domingo (7) o balanço de dados sobre a violência contra a mulher recebidos pelos canais de denúncia do governo federal. Ao todo, em 2020, foram registradas 105.671 denúncias de violência contra a mulher
LBV leva esperança a famílias Várzea-grandenses
Na quinta- feira, 4, aconteceu mais uma entrega de alimentos às famílias em vulnerabilidade social de 11 bairros do município de Várzea Grande e referenciadas pelo CRAS Santa Maria e São Mateus. A ação da LBV, leva o nome de “SOS Calamidades”, e atendeu mais de 100 famílias nos últimos três dias com cestas de alimentos e kits de limpeza.
Para a sra. Maria de Fátima Silva Moreira de 59 anos, que cria os dois netos e viúva há dois anos, tendo que sobreviver com uma renda mensal de R$171,00, neste momento de pandemia a situação se torna ainda mais crítica.
Guedes anuncia antecipação de 13º de beneficiários do INSS
Pelo segundo ano consecutivo, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) receberão o décimo terceiro salário de forma antecipada, disse há pouco o ministro da Economia, Paulo Guedes. Segundo o ministro, a medida só vai ocorrer depois da aprovação do Orçamento Geral da União deste ano.
“O abono salarial já foi antecipado. Agora, assim que aprovar o orçamento, vai ser antecipado o décimo terceiro justamente dos mais frágeis, dos mais idosos, como fizemos da outra vez”, disse o ministro. No ano passado, os beneficiários do INSS tiveram o décimo terceiro antecipado para abril como medida de ajuda à população mais afetada pela pandemia de covid-19.
Colegiado define como 25,4 mil doses da vacina serão distribuídas
A Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT) aprovou resolução que estabelece a distribuição, o armazenamento e a aplicação das 25.400 mil doses da vacina CoronaVac, recebidas na última quarta-feira (03.03).
A CIB é composta por membros do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).
Conforme orientação do Ministério da Saúde, as unidades desta nova remessa serão utilizadas como primeira ou segunda aplicação. É recomendado que sejam priorizadas as pessoas de 80 a 84 anos e trabalhadores da saúde. Para a vacina CoronaVac, o prazo para a aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias.
“Esse recurso não é por mim, mas sim pelo setor produtivo e pelos trabalhadores”, diz Emanuel ao explicar que vai ao STF
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, vai recorrer da decisão em caráter liminar proferida na tarde desta quarta-feira (3), pelo desembargador do Tribunal de Justiça, Orlando Perri. O anúncio foi feito em transmissão ao vivo, direto de Brasília, onde cumpre agenda oficial. Emanuel já determinou à Procuradoria Geral do Município (PGM) a interposição de recurso.
A decisão judicial, que atende ao pleito do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, obriga o Município a adotar as medidas previstas pelo decreto estadual 7.836/2021, desconsiderando a normativa estabelecida no decreto 8.340/2021, anunciado na tarde de terça-feira (2) pelo chefe do Executivo municipal.
“Manutenção do superávit permite ao Governo fazer o maior investimento da história de MT”
O governador Mauro Mendes afirmou que o bom desempenho econômico das contas do Executivo relativas a 2020 vai permitir a execução de uma série de investimentos previstos no programa Mais MT.
O balanço das contas do ano passado foi entregue pelo gestor ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), na tarde desta quarta-feira (03.03).
Um dos pontos positivos do relatório está na manutenção do superávit financeiro já conquistado em 2019, ou seja, o Estado cortou despesas, aumentou receitas e fechou novamente “no azul”. Até então, há praticamente uma década o Governo de Mato Grosso gastava mais do que arrecadava.