Notícias GERAL
Greve Geral : Trabalhadores nas ruas para barrar a Reforma da Previdência e o desmonte da Educação
Milhares de trabalhadores e trabalhadoras foram às ruas de Mato Grosso neste 14 de junho, numa Greve Geral, que registrou a insatisfação da população contra a Reforma da Previdência. Atos e mobilizações em todos os municípios do estado voltaram a reunir representantes de centrais sindicais, historicamente divergentes, num projeto coletivo e unificado em favor da Nação brasileira, e da classe trabalhadora. Nessa luta, a Educação foi tema recorrente já que os ataques e tentativas de desmonte contra o ensino público, tem feito parte da agenda dos governos.
FNPE: Todos firmes na greve geral contra os cortes dos recursos para a educação e contra a destruição das aposentadorias
O Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), composto por mais de 35 (trinta e cinco) entidades nacionais, vem a público reiterar seu integral compromisso em defesa da democracia, dos direitos de trabalhadores e trabalhadoras e de uma educação pública, democrática e de qualidade social. Por tais razões, reforça a orientação para que suas entidades mobilizem e se engajem, fortemente, na construção da Greve Geral da Classe Trabalhadora, no próximo dia 14 de junho de 2019, por todo Brasil.
IBGE estima que 2 milhões de crianças são vítimas de trabalho infantil
A infância é a fase da vida dedicada à educação, ao lazer e ao desenvolvimento de laços afetivos e sociais. Mas algumas crianças não têm tempo para isso: estão trabalhando. A lei brasileira é clara: trabalho só a partir dos 16 anos. Em alguns casos, antes disso, a partir dos 14 anos, como Menor Aprendiz.
Sindicato terá que arcar com despesas de transporte na reposição das aulas
O juiz Márcio Aparecido Guedes, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Cuiabá, determinou o bloqueio de 30% das receitas do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT).
A decisão, em caráter liminar, foi dada nesta terça-feira (11) e atendeu pedido do Governo do Estado, visando garantir o custeio do transporte escolar durante o período de reposições das aulas perdidas por ocasião da greve dos professores estaduais. Parte da categoria está em greve desde o dia 27 de maio.
Prefeitura de Cuiabá convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo da Educação
A Prefeitura de Cuiabá publica nesta segunda-feira (10), novos editais de convocação para candidatos aprovados no processo seletivo simplificado da Educação. A convocação se refere aos candidatos aprovados para os cargos de Técnico de Nutrição Escolar (TNE), Auxiliar de Serviços Gerais (ASG)...