Publicado em Sexta - 02 de Setembro de 2022

Prazo para autodeclaração de caminhoneiros é prorrogado para dia 12

O prazo para que transportadores autônomos de carga (TAC) façam a Autodeclaração do Termo de Registro, documento necessário para o receber as parcelas referentes a julho e agosto do Benefício Caminhoneiro foi prorrogado até o dia 12 de setembro.

Leia mais...
© Tânia Rêgo/Agência Brasil
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Janaina Riva viabiliza R$ 1 milhão para aquisição de nova casa de Amparo à Mulher de VG

Publicado em Quinta - 01 de Setembro de 2022 | por Assessoria

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) destinou recursos na ordem de R$ 1 milhão para o município de Várzea Grande que serão aportados para aquisição de uma nova Casa de Amparo à Mulher Vítima de Violência. O espaço servirá para abrigar com segurança e comodidade, mulheres vítimas de violência doméstica e/ou em situação de vulnerabilidade social.

“Eu já havia destinado esse recurso para Várzea Grande, mas fico muito feliz em anunciar que o prefeito Kalil Baracat, depois uma conversa que tivemos com a secretária de Assistência Social Ana Cristina Vieira, a vereadora Eucaris Barros e a primeira-dama Kika Dorilêo Baracat, decidiu aportar esse recurso para aquisição de uma nova Casa de Amparo à Mulher em Várzea Grande

Leia mais...
© Arquivo Reuters/Arnd Wiegmann/Direitos reservados
© Arquivo Reuters/Arnd Wiegmann/Direitos reservados

Em parceria com TSE, Google lança ferramenta sobre como votar

Publicado em Quinta - 01 de Setembro de 2022

Buscas no Google com as expressões “como votar” ou “como usar as urnas eletrônicas”, por exemplo, têm como primeiros resultados, a partir de agora, somente informações oficiais da Justiça Eleitoral com explicações claras paras dúvidas sobre as eleições.

Leia mais...

Papel do MP brasileiro nas eleições é discutido em Brasília

Publicado em Quarta - 31 de Agosto de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria MPE-MT

A importância da ampliação dos canais de atendimento à população nas eleições, com efetivação, por exemplo, de plantões pelas ouvidorias para garantir atuação célere e efetiva do Ministério Público eleitoral foi um dos pontos destacados na terça-feira (30), em Brasília, durante reunião do Grupo Nacional dos Coordenadores Eleitorais (Gnace) do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). O coordenador do Centro de Apoio Eleitoral do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, promotor de Justiça Marcelo Lucindo Araújo, participou das discussões.

O presidente Gnace, procurador-geral de Justiça de Mato Grosso do Sul Alexandre Magno, destacou a natureza híbrida da Justiça eleitoral na fiscalização do pleito deste ano: "É muito importante desenvolver mecanismos que garantam uma atuação sólida e coesa na fiscalização para coibir ilícitos eleitorais".

Leia mais...

Secretaria Municipal de Saúde divulga boletim epidemiológico da dengue, zika e chikungunya

Publicado em Terça - 30 de Agosto de 2022 | por Redação TA c/ Sicom-CBA

Este boletim reúne dados agregados e separados da Dengue, Chikungunya e Zika de residentes em Cuiabá, como informações sobre o número de casos, coeficiente de incidência, variação percentual, sexo, faixa-etária, critério de classificação e confirmação, nível de complexidade, entre outros. Em relação aos dados de 2022, são os ocorridos entre as semanas epidemiológicas (SE) 1 a 30 (02/01/2022 a 30/07/2022).

A partir do monitoramento das arboviroses (doenças causadas por vírus, geralmente transmitidos através de mosquitos), observa-se que houve um aumento de casos em 2017 em comparação ao mesmo período do ano anterior, com uma alta incidência para Dengue e Chikungunya, mas com redução nas notificações pelo vírus Zika.


Leia mais...
© José Cruz/Agência Brasil
© José Cruz/Agência Brasil

TSE proíbe porte de arma nos locais de votação durante eleições

Publicado em Terça - 30 de Agosto de 2022

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (30) proibir a circulação de pessoas armadas nos locais de votação no primeiro e no segundo turnos das eleições, que serão realizados nos dias 2 e 30 de outubro.

Leia mais...
© Rovena Rosa/Agência Brasil
© Rovena Rosa/Agência Brasil

Nova massa de ar frio derrubará temperaturas em várias regiões do país

Publicado em Sábado - 27 de Agosto de 2022

A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com o passar dos dias, áreas das regiões Sudeste, Centro-Oeste e até o sul da região amazônica também serão afetadas. Para este sábado, a previsão indica chuvas - que pontualmente podem ser fortes - no Rio Grande do Sul.

Leia mais...
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Luiz Fernando diz que Câmara é um Poder independente e que vereadores decidiram por total renovação no biênio de 2023-2024

Publicado em Sábado - 27 de Agosto de 2022 | por Assessoria

O vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) diz que não tem nada a ver uma informação que saiu na imprensa, dizendo que ele fez ameaças de deixar a base do Prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) caso não permanecesse na segunda vice-presidência da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cuiabá, que fará a eleição, na quinta-feira (25), às 14 horas.

“A Câmara Municipal é um Poder independente. A segunda Mesa Diretora da 20ª Legislatura vai ser composta por novos membros.

Leia mais...
© Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias /Direitos Reservados
© Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias /Direitos Reservados

IBGE abre mais vagas temporárias para o Censo 2022

Publicado em Sábado - 27 de Agosto de 2022

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado para preencher 6.514 vagas de recenseador e 251 vagas de agente censitário municipal e agente censitário supervisor, para trabalho temporário no Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Leia mais...

Vereador cria campanha de alerta para os riscos da automedicação em animais em Cuiabá

Publicado em Quarta - 24 de Agosto de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria

Linha fina: Além de conscientizar sobre os perigos da administração dos remédios, a normativa do vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) tem o objetivo de sensibilizar os donos de pets a levar seus animais para consultas veterinárias frequentes.

Sancionada a Lei nº 6.763/2022, que institui a Campanha de Conscientização Contra o Uso Indiscriminado de Medicação em Animais no Município de Cuiabá. Além de alertar sobre os perigos da automedicação, a normativa do vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) tem o objetivo de sensibilizar os donos de pets a levar seus animais para consultas veterinárias frequentes.

Leia mais...