Publicado em Quinta - 05 de Janeiro de 2017 | por Redação TA c/ Gcom-MT

Valorização das culturas populares é o foco do prêmio Tradições MT

A preservação das festas populares como manifestações legítimas de um povo está contemplada em alguns projetos selecionados nesta edição como, por exemplo, A Dança do Congo de Livramento, o Sagrado e a Diáspora, de Cuiabá. O foco é a manifestação artística de uma comunidade negra rural no município de Nossa Senhora do Livramento. O projeto envolve a produção de um vídeodocumentário que inclui registros da festa, bem como entrevistas com lideranças locais, moradores e dançarinos.

Leia mais...
Foto : José Medeiros/GCom-MT
A dança do congo é uma manifestação popular de origem africana presente no calendário festivo de alguns municípios de Mato Grosso
A dança do congo é uma manifestação popular de origem africana presente no calendário festivo de alguns municípios de Mato Grosso

Eventos levaram 60 mil pessoas ao Teatro Zulmira

Publicado em Terça - 03 de Janeiro de 2017 | por Redação TA c/ ALMT

Leia mais...

150 anos do Marechal Rondon são celebrados com projetos diversos

Publicado em Segunda - 02 de Janeiro de 2017 | por Redação TA c/ Gcom-MT

As comemorações aos 150 anos de Rondon começaram em maio de 2015 com o VIII Encontro Indígena de Mato Grosso, no Museu de Pré- história e Casa Dom Aquino, que foi encerrado com uma palestra especial por Tweed Roosevelt, bisneto do ex-presidente americano Theodore Roosevelt, sobre a expedição da qual seu avô participou em companhia do Marechal Rondon pelo Rio da Dúvida, entre os anos de 1913 e 1914, em Mato Grosso. Segundo Tweed, a expedição em plena selva amazônica marcou a vida do bisavô, que encontrou em Rondon um amigo e companheiro de uma aventura inesquecível.

Leia mais...
Nos dois últimos anos foram realizadas nove edições do Vem Pra Arena, em Cuiabá
Nos dois últimos anos foram realizadas nove edições do Vem Pra Arena, em Cuiabá

Vem Pra Arena entra para o calendário cultural do Estado

Publicado em Sexta - 30 de Dezembro de 2016 | por Redação TA c/ Gcom-MT

Como espaço democrático aberto às mais diversas manifestações artísticas e culturais, o Vem Pra Arena passou a contar, em março deste ano, com a ferramenta colaborativa Mapas para a diversificação da programação regional. As atrações que fizeram parte da programação regional foram selecionadas em meio às opções disponíveis e cadastradas no Mapas.

Leia mais...

Biblioteca Estevão de Mendonça traz programação especial para as férias

Publicado em Quinta - 29 de Dezembro de 2016 | por Redação TA c/ Gcom-MT

Localizada no Palácio da Instrução, no centro histórico de Cuiabá, a Biblioteca também é conhecida por conter o maior quantitativo de acervo dentro da esfera de biblioteca pública do Estado, com aproximadamente mais de 100 mil volumes e é dividida em dez coleções temáticas: Mato Grosso, Obras Raras, Afro-Brasileira, Indígena, Braille, Literatura Infantil, Periódico, Literatura, Acervo Videoteca e Acervo Geral. Além do empréstimo de livros há cursos de braille, espanhol, Libras e informática para a terceira idade.

Leia mais...

Réveillon Cuiabano 2017 terá três dias de shows e queima de fogos na virada

Publicado em Quarta - 28 de Dezembro de 2016 | por Redação TA c/ Secom-Cba

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Alberto Machado, lembrou que a região do Porto sempre foi tradicional em realizar as festas de Réveillon na capital mato-grossense.

“Nos últimos anos não foi possível realizar a festa devido às obras na orla. Mas sempre foi vontade do prefeito, que assim que estivesse pronto, o Porto Cuiabá voltaria a sediar as grandes festas de Ano Novo”, disse.

Leia mais...
O Palácio da Instrução recebeu grandes exposições ao longo dos dois últimos anos, entre elas a Bienal de SP, realizada pela primeira vez na região Centro-Oeste
O Palácio da Instrução recebeu grandes exposições ao longo dos dois últimos anos, entre elas a Bienal de SP, realizada pela primeira vez na região Centro-Oeste

Retomada de projetos e reabertura de espaços são comemorados pela população

Publicado em Segunda - 26 de Dezembro de 2016 | por Redação TA c/ Gcom-MT

A BPEEM, que este ano recebeu cinco mil visitantes, também é conhecida por conter o maior quantitativo de acervo dentro da esfera de biblioteca pública do Estado, com mais de 100 mil volumes em diferentes áreas do conhecimento, inclusive obras em braile. Além da consulta e empréstimo de livros, a Biblioteca oferece diversos cursos gratuitos à comunidade como braile, libras, informática para a terceira idade e espanhol e desenvolve, ainda, o projeto de Biblioteca Itinerante, que visa promover o incentivo à leitura e levar conhecimento a diferentes regiões de Mato Grosso.

Leia mais...

Arquivo Público guarda registros de fatos históricos relacionados ao natal

Publicado em Quinta - 22 de Dezembro de 2016 | por Redação TA c/ Gcom-MT

O jornal ‘O Estado de Mato Grosso’, de 27 de dezembro de 1973, exibia a manchete: É comemorada a festa do Senhor Bom Jesus. Foi a primeira celebração no período natalino ocorrida na Catedral Metropolitana de Cuiabá, conhecida popularmente como Igreja Matriz, inaugurada em maio daquele ano. O texto também anunciava uma novena dedicada às crianças no dia 25 de dezembro.

Leia mais...

Gastronomia é reconhecida como cultura em Mato Grosso

Publicado em Quinta - 15 de Dezembro de 2016 | por Redação TA c/ ALMT

A lei estabelece ainda 13 diretrizes do Marco Referencial da Gastronomia como cultura, dentre as quais se destacam o estudo das práticas alimentares regionais e locai; o estímulo à criação e fortalecimento de cursos técnicos profissionalizantes na área de alimentos e bebidas e o fomento ao desenvolvimento de projetos educativos, artísticos e culturais relativos à gastronomia mato-grossense.

Leia mais...
Assembleia legislativa de Mato Grosso
Assembleia legislativa de Mato Grosso

AL realiza Natal Cultural a partir desta terça-feira (13)

Publicado em Segunda - 12 de Dezembro de 2016 | por Redação TA c/ ALMT

Os servidores da Casa de Leis vão participar da Feira Natalina, organizada pelo Instituto Memória do Poder Legislativo (IMPL), expondo suas produções artesanais e gastronômicas nos três dias de evento, em barracas previamente reservadas.

Leia mais...