Publicado em Sábado - 28 de Maio de 2022 | por Redação TA c/ Secom-MT

Prefeito e primeira-dama prestigiam Festa do Senhor Divino Espírito Santo, no Bonsucesso

Domingo, 29 de maio, iniciam as comemorações em homenagem ao Senhor Divino Espírito Santo, padroeiro da Comunidade de Bonsucesso, em Várzea Grande. A festa é organizada pela Associação de Turismo e Cultura de Bonsucesso, pela comunidade católica da localidade denominada Divino Espírito Santo

Leia mais...

Cleber e Cuan fazem a festa do trabalhador em Jangada, neste domingo

Publicado em Sexta - 29 de Abril de 2022 | por Robson Fraga, Assessoria

O Dia do Trabalhador será de festa e muita música em Jangada (76 km de Cuiabá). Atrações nacionais como Cleber e Cauan, Open Farra e Carreiro e Capataz prometem não deixar ninguém parado. Afinal, todo trabalhador merece diversão e alegria. Tem ainda música regional com a dupla Cesinha e Matheus, DJs, e exposição de artesanato.

A festa começa no sábado (30.05), às 21h, ao som dos DJs. À meia noite, sobem ao palco Carreiro e Capataz que prometem agitar a galera com sucessos como Prefácio, Capiau, Pescador e Catireiro, Vida de Peão, Jeito Caipira, Xique Bacanizado, Bruto, Rústico e Sistemático, Recém Abandonado, Prefácio, É Pra Cabá, Será que Ocê tá Bem, Promessa, Quebrou o Frasco, Estouro da Boiada e Sábado à Noite.

Leia mais...
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Museu de História Natural passa a ter entrada gratuita aos domingos

Publicado em Sábado - 23 de Abril de 2022 | por Redação TA c/ Secel-MT

A partir deste final de semana, o Museu de História Natural de Mato Grosso passa a ter a entrada gratuita aos domingos para todos os visitantes. Instalado na Casa Dom Aquino, que fica na avenida Beira Rio, em Cuiabá, o equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) possui exposição permanente composta por um rico acervo arqueológico, etnológico e paleontológico.

Na área de paleontologia, o visitante poderá conhecer fósseis do tatu gigante e da preguiça-gigante, dinossauros e animais marinhos do período que Chapada dos Guimarães foi mar.

Leia mais...
© Tomaz Silva/Agência Brasil
© Tomaz Silva/Agência Brasil

Carnaval fora de época no Rio também tem blocos na rua

Publicado em Sábado - 23 de Abril de 2022

Com o desfile das escolas de samba no Sambódromo, neste feriadão de Tirantes e São Jorge, criou-se um clima de carnaval fora de época na cidade do Rio de Janeiro. A própria prefeitura passou a considerar o feriadão como carnaval

Leia mais...
Foto: Marcos Vergueiro/Secom-M
Foto: Marcos Vergueiro/Secom-M

Governador: "Serão centenas de projetos para todos os segmentos culturais; é uma revolução"

Publicado em Quarta - 30 de Março de 2022 | por Redação TA c/ Secom-MT

O governador Mauro Mendes destacou que os novos editais para a Cultura, lançados nesta quarta-feira (30.03), vão contemplar "centenas de projetos para todos os segmentos culturais".

O lançamento dos editais para 2022 ocorreu no Palácio Paiaguás em Cuiabá, e contou com a presença de autoridades e representantes do movimento da Cultura no estado. Serão R$ 17 milhões em investimento.

"Serão centenas de projetos atendendo a praticamente todas as áreas das manifestações culturais. É uma revolução o que está acontecendo na Cultura, para os profissionais do nosso estado", declarou.

Leia mais...
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Dunga Rodrigues é homenageada em projeto de audiotur pelo Centro de Cuiabá

Publicado em Sexta - 28 de Janeiro de 2022 | por Redação TA c/ Secel-MT

Que tal um passeio guiado por pontos históricos de Cuiabá, ouvindo lendas de suspense, mistério e humor? A idealização de um audiotur pelo Centro de Cuiabá foi uma escolha criativa do Grupo Tibanaré para homenagear, in memoriam, uma das mais célebres ativistas culturais de Mato Grosso, Dunga Rodrigues.

Essa é a proposta do projeto “Experiências Sensoriais”, aprovado no edital Conexão Mestres da Cultura de Mato Grosso, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), com recursos da Lei Aldir Blanc. O aplicativo “Passeio Sonoro”

Leia mais...
Lígia Kellermann imigrante brasileira em Lisboa
Lígia Kellermann imigrante brasileira em Lisboa

Filme aborda experiências e memórias de imigrantes que vivem em Cuiabá e Lisboa

Publicado em Sexta - 21 de Janeiro de 2022 | por Redação TA c/ Secel-MT

Selecionado no Edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o curta "Intersecção – A História de Quem Migra" traz a perspectiva de imigrantes negros sobre a experiência da imigração. Com relatos de pessoas que vivem em Cuiabá e Lisboa, o filme apresenta a adaptação ao novo ambiente, as relações afetivas e de trabalho, a luta pelos direitos humanos e por cidadania. O lançamento será na próxima terça-feira (25.01), às 19h, no Cine Teatro Cuiabá.

“Mais do que a intersecção entre os contextos de imigrantes em locais diferentes, o projeto mostra as convergências entre cultura e a sensibilização do público quanto ao direito à cidadania de todos os povos.

Leia mais...
© Arquivo/Eduardo Navarro
© Arquivo/Eduardo Navarro

Cartas na língua tupi são traduzidas na íntegra pela primeira vez

Publicado em Domingo - 02 de Janeiro de 2022

Seis cartas na língua tupi trocadas entre indígenas no século 17 durante a invasão holandesa na Região Nordeste foram traduzidas para o português pelo professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo (USP) Eduardo Navarro. Pela primeira vez, um pesquisador conseguiu traduzir os documentos integralmente.

Leia mais...

Cleber e Cauan fazem a festa da virada em Nova Brasilândia na próxima sexta

Publicado em Quarta - 29 de Dezembro de 2021 | por Robson Fraga

Nova Brasilândia (205,2 km de Cuiabá) também vai comemorar o réveillon. Serão dois dias de festa e muita música sertaneja pra celebrar a vida e agradecer a Deus por mais uma ano vencido, mesmo diante de tantas dificuldades. A população está vacinada (94,20% da cobertura acumulada), o réveillon terá ações de biossegurança como exigência do uso de máscaras e os shows prometem agitar a galera.

Na sexta (31.12), a festa começa às 23h com a dupla Cleber e Cauan. Donos de sucessos como 'E Daí', '200 Reais', '1,2,3', 'Cabo de Guerra', 'Ela Não É Você', 'Eu gosto é do Problema', Garrafa Vazia, 'Mesa de Bar', 'Tô vendo Que Você Tá Bem' e 'Deixa Eu Cuidar de Você'

Leia mais...

Carreiro e Capataz e Marcos Brasil Filho confirmados para o réveillon de São Pedro da Cipa

Publicado em Terça - 28 de Dezembro de 2021 | por Robson Fraga

A prefeitura de São Pedro da Cipa (distante 153,8 km de Cuiabá) confirmou a realização da tradicional Festa do Migrante em 2021. Serão três dias de muita música e diversão a partir de 29 de dezembro até a virada do ano no dia 31. No cardápio de atrações dois shows nacionais e sete regionais que valorizam a cultura mato-grossense.

A festa começa no dia 29, a partir da 21h, com a música eletrônica do DJ Val e segue com os shows da cantora Karol Kailler, Kiu do Piseiro, Dj Max e Geandro Moura tocando o melhor da música sertaneja.

No dia 30, sobem ao palco montado na Praça Beira Rio, Dj Max, Geandro Moura, Alan Araujo, Dj Val, a cantora Fernanda Leite e o grupo de pagode A Resenha que promete colocar todo mundo pra dançar.

Pra fechar com chave de ouro, na grande festa da virada tem Geandro Moura, Dj Val e shows nacionais com Marcos Brasil Filho e a dupla Carrero e Capataz que traz no repertório sucessos como ‘Xique Bacanizado’, ‘Bruto, Rústico e Sistemático’, ‘Recém Abandonado’, ‘Prefácio’, ‘É Pra Cabá’, ‘Promessa’, ‘Estouro da Boiada’ e ‘Sábado a Noite’.

Leia mais...