Publicado em Sexta - 11 de Dezembro de 2020 | por Redação TA c/ Seplag-MT

Arquivo Público disponibiliza documentos históricos online; mais de 18 mil estão para download

De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, o AtoM auxiliará na preservação da história e na difusão dos documentos custodiados pela Seplag. “A atual administração prima pela difusão e preservação da nossa história e essa ferramenta é fundamental para darmos visibilidade ao acervo e democratizar o acesso a ele”.

Atualmente o Arquivo Público possui 18.599 registros digitalizados, divididos em dez conjuntos históricos, totalmente disponíveis para o download, descritos e revisados pelos profissionais da instituição.

Entre os documentos estão a três fortificações da capitania de Mato Grosso 1768-1822, reconhecidos em 2018, pelo programa Memória do Mundo da UNESCO.

Leia mais...
Foto: Arquivo Público
Foto: Arquivo Público

Divulgação
Divulgação

Secel apresenta informações de editais que irão fomentar mais de 500 projetos culturais

Publicado em Quinta - 22 de Outubro de 2020 | por Redação TA c/ Secel-MT

Leia mais...
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Governo lança plataforma para solicitação de auxílio emergencial da cultura nesta quinta-feira (10)

Publicado em Quarta - 09 de Setembro de 2020 | por Redação TA c/ Secel-MT

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), dará início ao cadastramento dos profissionais do setor cultural para acesso direto à renda emergencial, uma das ações previstas na Lei Aldir Blanc. O lançamento da plataforma de cadastro será nesta quinta-feira (10.09), às 15h30, em evento que contará com a participação do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes.

“É com muita responsabilidade e transparência que abriremos o cadastramento dos trabalhadores e trabalhadoras da cultura. Por meio deste cadastro, parte dos recursos da Lei Aldir Blanc irá diretamente aos profissionais, incluindo artistas, produtores e técnicos das mais diversas áreas.

Leia mais...

Sesc Mato Grosso promove a 2ª edição do 'Ouça da Janela'

Publicado em Sábado - 05 de Setembro de 2020 | por Assessoria

Leia mais...
Divulgação
Divulgação

Regulamentação da Lei Aldir Blanc indica valores destinados ao Estado e municípios

Publicado em Segunda - 31 de Agosto de 2020 | por Redação TA c/ Secel-MT

A regulamentação da Lei Aldir Blanc, que dispõe sobre as ações emergenciais destinadas ao setor cultural durante a pandemia, determina também os recursos que serão repassados aos Estados, Distrito Federal e municípios. O anexo III, do decreto federal 10.464/2020, informa os valores exatos que serão destinados para execução das ações da Lei de Emergência Cultural em de cada ente federativo.

Para Mato Grosso serão destinados quase R$ 52 milhões, sendo metade para execução de ações do Estado e outra metade, dos municípios.

Leia mais...
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Secel organiza encontros online para informar sobre Lei de Emergência Cultural

Publicado em Segunda - 03 de Agosto de 2020 | por Redação TA c/ Secel/MT

Leia mais...

Jovem cuiabana lança livro sobre romance investigativo

Publicado em Terça - 14 de Abril de 2020 | por Redação TA c/ Assessoria

Leia mais...
Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT
Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Parque Natalino: Conheça o percurso completo da Arena Encantada

Publicado em Sábado - 07 de Dezembro de 2019 | por Redação TA c/ Secom-MT

Até o dia 5 de janeiro, a Arena Pantanal se transforma na Arena Encantada, um espetacular parque natalino aberto à visitação todos os dias, sempre das 18h às 23h. A entrada é um quilo de alimento não perecível por família e os alimentos sugeridos são arroz, feijão, açúcar, café, macarrão, óleo, leite longa vida e panetone.

Com instalações interativas, o circuito de atrações conta com a Casa do Papai Noel, Presépio, Floresta Encantada, Vila dos Doces e Vila das Fadas e Duendes. No entorno da arena, o público poderá desfrutar de uma infraestrutura gastronômica completa, na praça de alimentação.

Leia mais...

Confraria do Piano emociona artistas e amantes da música clássica em Cuiabá

Publicado em Terça - 26 de Novembro de 2019 | por Robson Fraga

Leia mais...

Anos 80 é tema de espetáculo de dança no Teatro da UFMT

Publicado em Segunda - 04 de Novembro de 2019 | por Redação TA c/ Assessoria

A vibração das cores, músicas e imagens dos anos 80 invadirão o palco do teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com o espetáculo de dança “TV 80” neste fim de semana, dias 8, 9 e 10 de novembro. Produzido pela escola de dança Espaço Roda – Arte e Expressão, o espetáculo faz parte das atividades de encerramento de ano letivo de 2019 e contará com apresentações de cerca de 200 bailarinas e bailarinos, nas modalidades de Ballet, Contemporâneo, Jazz, Sapateado e Hip Hop.

De acordo com Rafael Cerigado, um dos proprietários do Espaço Roda e idealizadores do evento, a proposta é apresentar um espetáculo para todas as idades.

Leia mais...