Notícias POLÍCIA
Apreensões de drogas aumentam 18% no primeiro semestre deste ano; prejuízo ao crime foi de R$ 251 milhões
As apreensões policiais de drogas aumentaram 18% apenas no primeiro semestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados do Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Estado de Segurança Publica (Sesp). O prejuízo ao crime organizado com a repressão policial foi de R$ 251 milhões.
Os dados da Polícia Civil também apontam para um crescimento de 21% das prisões em flagrante realizadas pela Polícia Civil e Polícia Militar no mesmo período. Nos primeiros seis meses deste ano, 2.461 suspeitos foram detidos, enquanto 2.035 criminosos foram presos no mesmo período de 2023.
As prisões se referem a diversas modalidades de crimes de tráfico de drogas - fabricar e vender entorpecentes, cultivar plantas que sirvam de matéria-prima para drogas, utilizar bens móveis ou imóveis para o tráfico, oferecer drogas gratuitamente a pessoas de seu convívio, bem como induzir, instigar ou auxiliar o uso de drogas.
Operação Lei Seca resulta na prisão de quatro motoristas e remoção de 48 veículos
A 38ª edição da Operação Lei Seca em Várzea Grande resultou na prisão de quatro motoristas por embriaguez ao volante e 92 autos de infração de trânsito confeccionados. As abordagens ocorreram no fim da tarde deste domingo (18.08), na Rua da Guarita, no bairro Vila Arthur, em Várzea Grande.
Cerca de 20 quilos de Skunk são apreendidos por forças policiais em Sorriso
Cerca de 20 quilos de Skunk (supermaconha) foram apreendidos em ação conjunta das forças de Segurança Pública, na noite de sexta-feira (16.08), no município de Sorriso (a 420 km ao norte de Cuiabá).
Um suspeito, de 23 anos, foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, após trabalho integrado entre a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.
O entorpecente, acondicionado em uma mala, estava dentro de um veículo e tinha como destino abastecer pontos de venda de drogas
Membros de facção envolvidos em tribunais do crime são alvos da Polícia Civil em Tapurah
Membros de uma organização criminosa foram alvos de 20 ordens judiciais, nesta quarta-feira (14.08), por policiais civis da Delegacia de Tapurah (a 433 km de Cuiabá). Os suspeitos são responsáveis pelo chamado "tribunal do crime" no município.
Foram cumpridas 11 ordens de busca e apreensão, seis de prisão preventiva e três de internação provisória contra menores infratores. Os mandados judiciais foram decretadas no percurso da investigação que apura a prática de crimes de sequestro e tortura contra três pessoas em Tapurah.
Autor de homicídio há dois anos em Rondonópolis tem mandado cumprido em penitenciária
A Delegacia de Homicídios de Rondonópolis cumpriu nesta quarta-feira (14.08) o mandado de prisão preventiva contra o autor de um homicídio ocorrido há mais de anos no município. A ordem judicial foi cumprida contra M.R.C.C., de 41 anos, na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.
Ele é investigado como autor do crime que vitimou José Germano Gonçalves Lima, em 18 de abril de 2022. Ele invadiu a lan house da vítima e desferiu diversos disparos de arma de fogo. José Germano não resistiu aos ferimentos e foi a óbito ainda no local.
Homem que perseguia ex-companheira é preso pela Polícia Civil
Em continuidade aos trabalhos da Operação Shamar, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá), cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um homem que ameaçava e perseguia a sua ex-companheira.
O suspeito, de 39 anos, estava com mandado de prisão preventiva decretado pela Vara Especializada de Violência Doméstica de Rondonópolis pelo crime de perseguição, previsto no artigo 174-A, do Código Penal.
O caso foi denunciado em setembro de 2022, quando a vítima procurou a Delegacia da Mulher de Rondonópolis e relatou que estava separada do ex-companheiro há cinco meses. Ele não aceitava o fim da separação e, sempre ¿que a procurava, proferia ofensas e ameaças de morte.
Polícia Civil de MT apoia operação de Goiás com cumprimento de prisões de membros de associação criminosa
A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) deu apoio, nesta terça-feira (13.08), à segunda fase da Operação Extravio, da Polícia Civil de Goiás, com a prisão de dois investigados por crimes cometidos no estado vizinho.
Polícia Penal intercepta drones e apreende 66 celulares na penitenciária de Rondonópolis em 13 dias
Ações da Polícia Penal resultaram na apreensão de 66 aparelhos celulares e diversas porções de entorpecentes na Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), em Rondonópolis (212 km de Cuiabá), após interceptação de três drones entre os dias 31 de julho e 12 de agosto.
Neste mesmo período, também foram realizadas três operações com intuito de reforçar a fiscalização interna e externa na unidade prisional.
A ação mais recente ocorreu entre o último sábado (10) e esta segunda-feira (12). Denominada Operação “Final de Semana”
Suspeito por tentativa de feminicídio é preso em flagrante pela Polícia Militar
Policiais militares do 11º Batalhão prenderam em flagrante, na madrugada desta segunda-feira (12.08), um homem, de 30 anos, suspeito por tentativa de feminicídio, lesão corporal, ameaça e porte ilegal de arma de fogo na zona rural do município de Feliz Natal (a 510 km de Cuiabá).
Força Tática apreende 48 tabletes de maconha e prende três homens por tráfico de drogas
Policiais militares da Força Tática do 2º Comando Regional apreenderam 48 tabletes de substância análoga a maconha, na noite deste sábado (10.08), em Várzea Grande. Na ação, três homens foram presos em flagrante por tráfico ilícito de drogas.
Conforme o boletim de ocorrência, a equipe da Força Tática estava em diligências na busca de um veículo Citroen prata com suposta queixa de roubo. Os militares encontraram o carro transitando pelo bairro Jardim dos Ipês, com dois homens, e realizaram abordagem.