Publicado em Sábado - 23 de Novembro de 2019 | por ESTADÃO Conteúdo, Daniela Amorim - RJ

Bolsonaro confirma interesse em exportar madeira nativa da Amazônia

O presidente Jair Bolsonaro confirmou neste sábado (23) que o governo estuda liberar a exportação de madeira in natura de árvores nativas da Amazônia, conforme noticiou hoje O Estado de São Paulo. Segundo a reportagem, a medida passou a ser estudada após sugestão de empresários do setor

Leia mais...
Imagem: Maga Jr./O Fotográfico/Estadão Conteúdo
Imagem: Maga Jr./O Fotográfico/Estadão Conteúdo

Foto: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT
Foto: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT

Ministro do Meio Ambiente garante reforço e recursos para combater incêndios florestais

Publicado em Sexta - 22 de Novembro de 2019 | por Redação TA c/ CBM-MT

Os comandantes dos Corpos de Bombeiros e das Polícias Militares da Amazônia Legal estiveram reunidos em Cuiabá na quinta feira (21.11) para apresentar um plano de ações visando à redução dos incêndios florestais. A apresentação do documento foi feita para o governador Mauro Mendes

Leia mais...

Diagnóstico revela principais problemas dos três pantanais de Mato Grosso

Publicado em Terça - 12 de Novembro de 2019 | por Redação TA c/ MPE-MT

Drenagem, desmatamento das nascentes, conflitos no uso de recursos pesqueiros e lançamento de efluentes, inclusive em áreas urbanas, foram os principais problemas identificados em diagnóstico realizado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso nas áreas úmidas do Pantanal

Leia mais...
Toda extensão do córrego foi poluída - Foto por: PMMT
Toda extensão do córrego foi poluída - Foto por: PMMT

PM prende homem por crime ambiental em Araputanga

Publicado em Segunda - 11 de Novembro de 2019 | por Redação TA c/ PM-MT

Policiais militares de Araputanga (a 345 km de Cuiabá) prenderam nesta sexta-feira (08.11) um homem, com iniciais W.A.S.O. (27 anos), por crime ambiental, no bairro São Sebastião.

De acordo com o boletim de ocorrência, servidores da prefeitura procuraram os militares relatando um possível crime ambiental, no córrego Bacuri. O leito do córrego estava com água vermelha semelhante à tinta. A denúncia descrevia ainda que o resíduo teria sido jogado na rede de captação pluvial e percorrido toda a extensão do córrego.

Os policiais saíram em busca do suspeito pelo crime e foram informados de que a origem do descarte seria um lava-jato. No local, os agentes encontraram o suspeito, que confessou ter lavado um contêiner sujo de tinta vermelha.

Leia mais...

Estratégia de controle de desmatamento em MT é referência para colombianos

Publicado em Sábado - 09 de Novembro de 2019 | por Redação TA c/ Sema-MT

Representantes da Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) estiveram na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) para conhecer as estratégias de Mato Grosso para controle e combate ao desmatamento ilegal. Desde 2010, o Estado estruturou diversos instrumentos de planejamento estratégico

Leia mais...

PM e Sema apreendem mais de 700 kg de pescado irregular

Publicado em Sexta - 08 de Novembro de 2019 | por Redação TA c/ Secom-MT

A ação conjunta entre fiscais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e policiais do Batalhão de Proteção Ambiental da Policia Militar (BPAPM) resultou na apreensão de mais de 700 quilos de pescado irregular, na última segunda-feira (04.11), em Rondonópolis.

O pescado estava armazenado em quatro freezers de um comércio da colônia de pescadores, no bairro Vila Aurora. O proprietário do local chegou a apresentar uma nota fiscal, mas o documento estava com o nome de outra empresa.

Durante a fiscalização, exemplares de peixes das espécies Caparari e Jau, totalizando 729 kg de pescado irregular, foram apreendidos.

Leia mais...
Barragem de água para usos múltiplos - Foto por: Sema/MT
Barragem de água para usos múltiplos - Foto por: Sema/MT

Segurança de pequenas barragens é tema de seminário

Publicado em Domingo - 03 de Novembro de 2019 | por Redação TA c/ Sema-MT e Ipea

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) e a Agência Nacional de Águas (ANA) promovem, nesta terça-feira (05.11), o seminário “Aperfeiçoamento de Ferramentas Estaduais de Gestão de Recursos Hídricos no Âmbito do Progestão – Segurança de Barragens em Mato Grosso”. O objetivo do evento, que será realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso (Fiemt), é sensibilizar a sociedade acerca dos riscos de não realizar manutenção preventiva em barragens hídricas, localizadas em propriedades rurais, além de apresentar ferramentas de segurança de barragens.

Leia mais...
© Getty Images/M. Tama Provided by Deutsche Welle
© Getty Images/M. Tama Provided by Deutsche Welle

Líder indígena é assassinado no Maranhão

Publicado em Sábado - 02 de Novembro de 2019 | por dw.com

Leia mais...
Região do Araguaia - Foto por: Marcos Vergueiro/Secom-MT
Região do Araguaia - Foto por: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Sema divulga Boletim de Balneabilidade 2019; cinco locais estão impróprios ao banho

Publicado em Sexta - 25 de Outubro de 2019 | por Redação TA c/ Sema-MT

Cinco locais utilizados por banhistas em Mato Grosso estão impróprios, conforme o Boletim de Balneabilidade de 2019, divulgado pela Sema-MT. Foram analisados 27 locais de recreação, entre os dias 24 de junho a 30 de setembro. Os locais impróprios para banho estão nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Bugres e Cáceres.

Leia mais...

Período proibitivo para uso do fogo na zona rural termina dia 28

Publicado em Sexta - 25 de Outubro de 2019 | por Redação TA c/ Sema-MT

O período proibitivo de uso de fogo para limpeza e manejo de áreas na zona rural se encerra na próxima segunda-feira (28), conforme Decreto n. 278/2019 publicado em diário oficial desta sexta-feira (25)

Leia mais...