Publicado em Sábado - 21 de Setembro de 2019

Cidades brasileiras participam de mobilização mundial pelo clima

A poucos dias da Cúpula pelo Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), marcada para a próxima segunda-feira (23), em Nova York, uma mobilização mundial chamada Greve Global pelo Clima ocorreu em mais de 150 países, nesta sexta-feira (20), para chamar a atenção para mudanças climáticas.

Leia mais...
REUTERS/Nacho Doce/Direitos Reservados

REUTERS/Nacho Doce/Direitos Reservados


Sema aplicou R$ 146 milhões em multas por crimes ambientais nos últimos 30 dias

Publicado em Quinta - 12 de Setembro de 2019 | por Redação TA c/ Sema-MT

A Secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, apresentou aos deputados estaduais de Mato Grosso as ações realizadas pelo Governo no combate aos incêndios florestais e ao desmatamento ilegal. A gestora enfatizou que, dentre os Estados da Amazônia Legal, Mato Grosso tem a melhor resposta

Leia mais...

Prefeito decreta situação de emergência em Cuiabá e determina força-tarefa em todas as áreas

Publicado em Quinta - 12 de Setembro de 2019 | por Redação TA c/ Sicom-CBÁ

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, decretou situação de emergência no Município em função da baixa umidade do ar e aumento dos incêndios florestais. Ações em todas as áreas foram anunciadas pelo gestor, como a suspensão das aulas de educação física, aumento do recreio, hidratação a cada 30 minutos e aquisição de umidificadores de ar para as unidades municipais de ensino.

O decreto, assinado na quarta-feira (11), terá vigência de 60 dias, prorrogável por até 180 dias, dependendo da permanência da situação. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam baixa umidade relativa do ar, entre 7% e 20%. Em função disso, foi emitido alerta vermelho de onda de calor no Estado, que pode aumentar em 5° C a média.

Leia mais...

Sema faz levantamento de áreas verdes no Centro Político

Publicado em Domingo - 08 de Setembro de 2019

A Superintendência de Biodiversidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realiza o levantamento das áreas com cobertura vegetal nativa, tomando como base as já existentes e preservadas no Centro Político Administrativo.

Inicialmente a Coordenadoria de Conservação e Restauração de Ecossistemas da Sema, que coordena os trabalhos, optou por fazer levantamentos nos fragmentos vegetais onde não há conflito fundiário. Desta forma as áreas escolhidas dentro do CPA para esta primeira etapa foram a Sema, Ibama e Inpe.

O trabalho é resultado de uma ação acordada por meio de Termo de Ajustamento de conduta (TAC) do Centro Político Administrativo celebrado entre o Governo do Estado de Mato Grosso e o Ministério Público Estadual.

Leia mais...

Efetivo de 48 profissionais combate incêndio no Parque Cabeceiras do Rio Cuiabá

Publicado em Sábado - 07 de Setembro de 2019 | por Redação TA c/ CBM / MT

Efetivo de 48 profissionais, entre bombeiros, militares do Exército, agentes da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e brigadistas do Sesc Serra Azul, combatem incêndios na área de proteção ambiental Cabeceiras do Rio Cuiabá.

Leia mais...

Piracema será entre 1º de outubro de 2019 até 31 de janeiro de 2020

Publicado em Quinta - 05 de Setembro de 2019 | por Redação TA c/ Sema-MT

O período de defeso da piracema no Estado de Mato Grosso será entre os dias 1 de outubro de 2019 e 31 de janeiro de 2020. A Resolução do Conselho Estadual de Pesca (Cepesca) foi publicada nesta quarta-feira (04.08), no Diário Oficial, e abrange os rios das Bacias Hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins.

Leia mais...

Força tarefa em MT embarga quase 11 mil hectares por desmatamento ilegal

Publicado em Domingo - 01 de Setembro de 2019 | por Redação TA c/ Sema-MT

O Governo de Mato Grosso, por meio a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, embargou desde a última semana 10.864 hectares por desmatamento ilegal no bioma amazônico. Com o embargo, os proprietários estão impedidos de desempenhar qualquer atividade econômica sobre as terras abertas de maneira ilegal.

Leia mais...

Polícia do Pará identifica suspeitos de provocar queimadas na Amazônia

Publicado em Quinta - 29 de Agosto de 2019

A Polícia Civil do Pará identificou três suspeitos de provocar queimadas em área de floresta nativa no sudeste do estado. Nesta quinta-feira (29), policiais cumpriram mandados de busca e apreensão na casa dos suspeitos. Dois são irmãos e proprietários da fazenda Ouro Verde, em São Félix do Xingu

Leia mais...

Dema instaura 145 procedimentos investigativos por crimes de degradação ambiental em MT

Publicado em Quarta - 28 de Agosto de 2019 | por Redação TA c/ PJC-MT

A Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) é responsável por apurar os delitos ambientais de grande complexidade em todo o Estado de Mato Grosso, como queimadas (urbana e rural) e desmatamento. Conforme o levantamento da Dema, 145 procedimentos investigativos foram instaurados no período de 1º de junho de 2018 a 28 de agosto de 2019. Vale ressaltar que os crimes de menor gravidade são apurados nas delegacias locais.

A delegada titular da Dema, Alessandra Saturnino, informou que o trabalho da Polícia Civil nas questões ambientais, principalmente na área de degradação ambiental (queimadas e desmatamento), consiste na apuração da autoria do ilícito penal, buscando colher elementos da materialidade do crime.

Leia mais...

Equipes finalizam atuação em Sorriso com três presos por transporte ilegal de madeira

Publicado em Quarta - 28 de Agosto de 2019 | por Redação TA c/ Sesp-MT

A Operação Abafa Amazônia finalizou nesta quarta-feira (28.08) a 5º edição com apreensões e multas aplicadas na Região Médio-Norte de Mato Grosso. Durante a operação, três pessoas foram conduzidas à delegacia de Nova Ubiratã, pelo envolvimento no transporte de madeira ilegal.

Leia mais...