Publicado em Segunda - 11 de Junho de 2018 | por Redação TA c/ SEMA-MT

Fiscais da Sema apreendem 180 metros de rede de pesca

A ação de patrulhamento pela água na região de São Gonçalo Beira Rio em Cuiabá, realizada na madrugada de quarta-feira (06.06), por fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), apreendeu aproximadamente 180 metros de redes de pesca e um peixe de 20 Kg.

Segundo o coordenador de Fiscalização de Fauna da Sema, Júlio Reiners, a rede estava fixada irregularmente na água e capturou um peixe da espécie pintado, que já estava morto

Leia mais...

Semana do Meio Ambiente é aberta com entrega de equipamentos para municípios

Publicado em Terça - 05 de Junho de 2018 | por Redação TA c/ Sema-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) abriu, nesta terça-feira (05.06), a XIV Semana do Meio Ambiente e X Seminário Estadual de Recursos Hídricos com a entrega de kits, contendo equipamentos de escritório e de campo para 40 municípios. Durante a solenidade, o governador Pedro Taques assinou a mensagem de encaminhamento para a Assembleia Legislativa dos Projetos de Lei da Política Estadual de Recursos Hídricos e de Educação Ambiental; e o secretário André Baby firmou um Termo de Cooperação Técnica com o Centro de Pesquisa do Pantanal.

Leia mais...

Sema apreende 174 quilos de pescado irregular nas águas do Rio Manso e Barranco Alto

Publicado em Sábado - 02 de Junho de 2018 | por Redação TA c/ Sema-MT

Entre os dias 28 e 30 de maio, equipes de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em conjunto com a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) e o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), realizaram duas operações especiais

Leia mais...
O animal está fraco, debilitado e com carrapatos
O animal está fraco, debilitado e com carrapatos

Onça parda é resgatada em Pontes e Lacerda e trazida para cuidados em Cuiabá

Publicado em Quinta - 31 de Maio de 2018 | por Redação TA c/ PM/MT

Leia mais...

Governo e MPE firmam TAC que permite banho no Complexo Salgadeira

Publicado em Quinta - 31 de Maio de 2018 | por Redação TA c/ Gcom-MT

O Governo de Mato Grosso firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado (MPE), nesta quarta-feira (30.05), autorizando o banho no Complexo Salgadeira, situado na rodovia MT-251, entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães, após a sua inauguração. O local é considerado um dos principais pontos turísticos de Mato Grosso.

As obras já estão na reta final e o complexo deve ser liberado nas próximas semanas.


Leia mais...
Multas na região do Pantanal são mais altas, já que se trata de uma área de proteção especial
Multas na região do Pantanal são mais altas, já que se trata de uma área de proteção especial

Denúncia anônima evita desmate ilegal no Pantanal de Mato Grosso

Publicado em Segunda - 28 de Maio de 2018 | por Redação TA c/ Sema-MT

A equipe de fiscalização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema-MT), em parceria com o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), impediu o desmate de uma área de 185,2 hectares de vegetação nativa do Pantanal. Em atendimento a uma denúncia anônima, a fiscalização foi realizada em uma propriedade rural no município de Santo Antônio de Leverger

Leia mais...

Monitoramento por satélite evita derrubada de 1.600 ha de floresta

Publicado em Segunda - 14 de Maio de 2018 | por Redação TA c/ Assessoria

A Operação HotSpot (pontos quentes), que tem o objetivo de impedir a derrubada da floresta ou cerrado por meio de monitoramento de imagens de satélite, está sendo realizada mensalmente em todo o estado de Mato Grosso.

Leia mais...

Fiscalização apreende 30 kg de pescado irregular, canoa e rede de arrasto

Publicado em Sexta - 11 de Maio de 2018 | por Redação TA c/ Sema-MT

A Equipe de Fiscalização da Sema, em parceria com a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), capturou, na tarde de quarta-feira (09.05), 30 kg de pescado irregular, que foi doado para o Hospital de Santo Antônio de Leverger. Também foram apreendidos uma canoa e uma rede de arrasto.

Leia mais...

SEMA Prevenção e combate ao desmatamento ilegal marcam visitam do ministro a Cuiabá

Publicado em Terça - 08 de Maio de 2018 | por Redação TA c/ Assessoria

Dois decretos, um que institui o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e Incêndios Florestais em Mato Grosso e outro que regulamenta o Programa de Regularização Ambiental dos imóveis rurais do estado foram assinados, na manhã de segunda-feira (07.05), pelo governador Pedro Taques, na presença do ministro substituto de Meio Ambiente, Edson Duarte e do secretário de Estado de Meio Ambiente, André Baby. Na ocasião também foi apresentado, pelo ministro, o Plano Nacional de Mobilização contra o Desmatamento Ilegal.

Mato Grosso está na terceira etapa de combate ao desmatamento ilegal. O decreto assinado pelo governador reafirma as políticas públicas que foram construídas desde 2015, de acordo com o secretário André Baby.

Leia mais...

Município é acionado pelo MPE a implementar gestão ambiental

Publicado em Segunda - 07 de Maio de 2018 | por Redação TA c/ MPE-MT

Leia mais...