Publicado em Sábado - 03 de Dezembro de 2016 | por Redação TA c/ Gcom-MT

Sema promove curso de manejo florestal sustentável em Alta Floresta

De acordo com o superintendente de Educação Ambiental, Marcos Antônio Ferreira, a proposta da capacitação é balizar as informações entre o corpo técnico da Sema, profissionais e estudantes a respeito dos conceitos, normas e atualidades importantes para elaboração de planos de manejo florestal sustentável.

Leia mais...
Foto: Sema-MT

Investimentos já estarão disponíveis a partir de 2017
Investimentos já estarão disponíveis a partir de 2017

Sema avança na parceria com Fundo Althelia

Publicado em Quinta - 01 de Dezembro de 2016 | por Redação TA c/ Gcom-MT

O programa de REDD+ integra as ações da estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI), apresentada pelo governador Pedro Taques na Conferência do Clima de Paris (COP 21), no eixo conservar, de responsabilidade do órgão ambiental. “O Estado já não trabalha mais de forma isolada, por caixinhas, o que significa que um avanço como esse não é mérito apenas da Sema, e sim do Governo, porque os ganhos serão para o meio ambiente e a população”, pontua o secretário executivo.

Leia mais...
Deputado Botelho faz visita à Polícia Militar Ambiental
Deputado Botelho faz visita à Polícia Militar Ambiental

Eduardo Botelho conhece Batalhão da PM de Proteção Ambiental

Publicado em Quarta - 30 de Novembro de 2016 | por Redação TA c/ ALMT

Hoje, o Batalhão possui uma equipe com 205 policiais militares trabalhando na sede e nas outras três unidades. Em Várzea Grande, também funciona o Centro de Triagem da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, onde animais resgatados, capturados, ou em desacordo com a legislação em casas particulares, passam por uma triagem para verificar a condição de readaptação à natureza e, posteriormente, soltura.

Leia mais...

Meio Ambiente realiza primeira mostra de resultados de práticas sustentáveis

Publicado em Terça - 29 de Novembro de 2016 | por Redação TA c/ Secom-VG

Leia mais...

MT busca protagonismo na preservação do Meio Ambiente

Publicado em Terça - 29 de Novembro de 2016 | por Redação TA c/ Gcom-MT

Mato Grosso é Gigante na produção de Energia: mais de 12 mil MW; Maior produtor de Soja, de Algodão representando 59% do algodão do Brasil; de Carne Bovina: 29 milhões de cabeças de gado; responsável por 15% do pescado de água doce do Brasil; 3º maior em biodiesel; responsável por 88% do diamante e 65% do girassol do Brasil.

Leia mais...

Fávaro participa de debate sobre produção sustentável

Publicado em Segunda - 28 de Novembro de 2016 | por Redação TA c/ Gcom-MT

Durante a COP 21, Mato Grosso apresentou a proposta de zerar o desmatamento ilegal até 2020, com a Estratégia PCI. Em fevereiro de 2016, o Estado criou um comitê para acompanhar de perto o cumprimento das ações que compõem a estratégia apresentada na COP 21. O comitê da Estratégia PCI e envolve quatro estruturas do Estado: o Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf).

Leia mais...

Fiscalização no combate ao desmatamento aumenta em 214%

Publicado em Sábado - 26 de Novembro de 2016 | por Redação TA c/ Gcom-MT

A proposta é zerar o passivo de áreas desmatadas e não autuadas, com o maior grau de responsabilização dos danos causados ao meio ambiente por entender que esta é uma forma de atuar preventivamente ao inibir novas ações ilícitas.

Leia mais...
BALANÇO
BALANÇO

Dados preliminares da Sema apontam redução de 19% no desmatamento

Publicado em Sexta - 25 de Novembro de 2016 | por Redação TA c/ PJC-MT

Do total do desmatamento registrado, apenas 5% foram autorizados pela Sema, o que significa 6,4 mil hectares ou 64,5 km²; outro 1% aconteceu em áreas em que houve a solicitação para o desmatamento e não foi autorizado; os restantes 94% foram em áreas sem registro de autorização ou de solicitação ao órgão ambiental.

Leia mais...
Secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques
Secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques

“Discutir a Amazônia é discutir o futuro”, diz chefe da Casa Civil

Publicado em Sexta - 25 de Novembro de 2016 | por Redação TA c/ PJC-MT

Leia mais...
Sessão Especial do Parlamento Amazônico
Sessão Especial do Parlamento Amazônico

Maluf defende maior integração de MT com os estados da Amazônia Legal

Publicado em Quinta - 24 de Novembro de 2016 | por Redação TA c/ ALMT

“O Parlamento Amazônico se reúne sequencialmente nos estados que compõem a Amazônia Legal, e, para Mato Grosso, estava faltando uma participação mais ativa nas ações e precisamos corrigir isso. Por exemplo, a luta conjunta em relação à Lei Kandir, pois os estados ficam de pires na mão, buscando por mais recursos. Também podemos trabalhar políticas tributárias harmônicas, trabalhar uma política de incentivos para as áreas de pecuária, produção de grãos, por exemplo, para não perdermos espaço para os países vizinhos”, disse o deputado.

Leia mais...