Publicado em Terça - 10 de Julho de 2018 | por Agência Brasil

Após 25 anos, país indica conselho para Reserva da Biosfera do Cerrado

Vinte e cinco anos após ter sido criada para ajudar na preservação da biodiversidade e no desenvolvimento sustentável, a Reserva da Biosfera do Cerrado enfim ganhou seu conselho deliberativo.Formado por representantes de órgãos governamentais, instituições de pesquisa e da sociedade civil organizada

Leia mais...
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Consema publica edital para eleição de ONGs

Publicado em Segunda - 09 de Julho de 2018 | por Redação TA c/ MPE-MT

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) divulgou no Diário Oficial de Mato Grosso de 29 de junho o edital para eleição das entidades ambientalistas não governamentais. Os interessados podem se inscrever até o dia 31 de julho na secretaria do Consema, das 14h às 17h.

Leia mais...

Audiência discute papel dos órgãos fiscalizadores no combate às queimadas

Publicado em Sexta - 06 de Julho de 2018 | por Redação TA c/ MPE-MT

Discutir a responsabilidade dos órgãos de fiscalização e controle ambiental durante o período de seca onde ocorrem queimadas urbanas e rurais no município de Aripuanã. Este foi o tema da audiência pública promovida pelo Ministério Público Estadual na quarta-feira (29).

Leia mais...

AMM entrega projeto executivo para construção da Delegacia do Meio Ambiente

Publicado em Quinta - 28 de Junho de 2018 | por Redação TA c/ :Agência de Notícias da AMM

O projeto executivo para construção da sede da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) foi entregue à Polícia Judiciária Civil. O conjunto de projetos complementares (elétrico, sanitário, civil e de combate a incêndio) e planilha orçamentária foram elaborados pela Coordenadoria da Central de Projetos da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e entregue nesta terça-feira (26) pelo presidente da AMM, Neurilan Fraga.

Durante a entrega, o presidente da AMM, Neurilan, ressaltou que a Associação se sensibilizou com a demanda da PJC e a importância de uma delegacia bem estruturada para o estado.

Leia mais...

Batalhão Ambiental de Mato Grosso apreende 32 aves que seriam comercializadas ilegalmente

Publicado em Sexta - 22 de Junho de 2018 | por Redação TA c/ PM/MT

Em uma operação conjunta do Núcleo Polícia Militar de Proteção Ambiental de Barra de Bugres e a Sema, foram apreendidos na manhã desta sexta-feira (22.06), 32 aves de diversas espécies. A ação aconteceu em Tangará da Serra (242 km de Cuiabá), no bairro Jardim Presidente.

Leia mais...

Policiais de MT apreendem 420 kg de cocaína da Bolívia em aeronave

Publicado em Quarta - 20 de Junho de 2018 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Policiais do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), da Polícia Federal (PF) e da Força Tática do Comando Regional VII da Polícia Militar (PM-MT) abordaram o suspeito que estava com a aeronave em solo, numa região de fazenda próxima a Denise (209 km a Sudoeste de Cuiabá).

Leia mais...

Polícia Civil descobre loteamento clandestino em área de preservação permanente; dois são presos

Publicado em Quarta - 20 de Junho de 2018 | por Redação TA c/PJC-MT

Uma ação da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), da Polícia Judiciária Civil, descobriu um loteamento clandestino, em uma área de preservação permanente, no bairro Santa Cruz II, em Cuiabá. O trabalho resultou em duas pessoas presas e na apreensão de contratos de compra e venda

Leia mais...

Forças de segurança vão atuar no combate às queimadas urbanas e rurais

Publicado em Segunda - 18 de Junho de 2018 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Por meio do número 193 do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), o cidadão poderá denunciar casos de queimadas urbana e na zona rural do Estado, pois a queima será proibida por 90 dias, de 15 de julho até o dia 15 de outubro. Em Cuiabá, foi lançada nesta segunda-feira (18.06) a Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas 2018 e assinado o protocolo de intenções em Defesa do Meio Ambiente para a implantação da Brigada Mista.

Leia mais...
A previsão é que o serviço esteja em funcionamento no final de junho
A previsão é que o serviço esteja em funcionamento no final de junho

Parques Estaduais da Capital irão receber pontos de conexão Wi-Fi

Publicado em Sábado - 16 de Junho de 2018 | por Redação TA c/ Sema-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) de Mato Grosso autorizou a implantação do serviço de internet Wi-fi gratuito nos Parques Estaduais Mãe Bonifácia, Massairo Okamura e Zé Bolo Flô. A ação faz parte do Projeto Conecta Mato Grosso, que tem o objetivo de fornecer acesso à internet aos cidadãos, por meio de Wi-Fi livre, em espaços públicos. A instalação do recurso trará benefícios ao público que frequenta o local e não causará impactos à flora ou fauna.

Leia mais...

Queima prescrita é utilizada para evitar grandes incêndios

Publicado em Sexta - 15 de Junho de 2018 | por Redação TA c/ Sema-MT

O Comitê Estadual de Gestão do Fogo (CEGF) participou da “Semana de Treinamento e Troca de Experiências em Queima Prescrita” realizada no Vale do Rio Claro no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. O objetivo é a implantação gradativa da técnica, que já é utilizada em países europeus, Austrália e Estados Unidos, na unidade de conservação federal para posteriormente aplicá-la nas áreas de proteção do Governo de Mato Grosso.

Realizada ao final do período chuvoso, a queima prescrita consome apenas a biomassa que está na superfície sem prejudicar o sistema radicular das plantas. Dessa forma, o bom uso do fogo reduz o material combustível e fragmenta a vegetação, evitando os grandes incêndios, que devido à intensidade e à severidade podem esterilizar todo o ecossistema afetado.

Leia mais...