Publicado em Domingo - 16 de Abril de 2023

Violência nas escolas: estados definem protocolos de combate

Em geral, a partir das características e estruturas de cada unidade federativa, foi proposto que as secretarias atuem de forma integrada também com os órgãos de inteligência As alternativas incluem, por exemplo, ampliação do policiamento escolar, telefones para denúncia e até medidas como o "botão do pânico".

Leia mais...
© Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil

Prefeito Emanuel Pinheiro entrega escola totalmente reformada no Residencial Coxipó

Publicado em Sexta - 14 de Abril de 2023 | por Redação TA c/ Secom CBA

O prefeito Emanuel Pinheiro entrega nesta sexta-feira (14), às 18h, mais uma obra da Educação, a reforma geral com ampliação da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) José Torquato da Silva, localizada no bairro Residencial Coxipó. As obras foram realizadas com recursos próprios do Município e, com a sua conclusão, a população da região ganha com um espaço escolar moderno, de qualidade e mais adequado à aprendizagem.

As obras na EMEB José Torquato da Silva foram iniciadas em 2018. O primeiro contrato foi rescindido em 2019 e, em 2020, com um novo contrato, foram retomadas. Os atrasos na conclusão das obras foram decorrentes dos efeitos da pandemia.

A unidade educacional passou por uma extensa reforma. Anteriormente contava com 11 salas de aula, após a reforma passa a contar com 15 salas. Toda a cobertura da escola foi reformada e instalada nova estrutura metálica e telhas isotérmicas, mais resistentes e duráveis.


Leia mais...
O governador Mauro Mendes, ao assinar o aumento dos repasses
O governador Mauro Mendes, ao assinar o aumento dos repasses

Governo de Mato Grosso aumenta os repasses para Apaes e Pestalozzis em 20%

Publicado em Terça - 11 de Abril de 2023 | por Redação TA c/ Secom-MT

O governador Mauro Mendes autorizou o aumento de 20% no valor dos repasses destinados às 70 Apaes e Associações Pestalozzi que recebem auxílio do Governo de Mato Grosso. As Apaes e Pestalozzis há décadas atuam de forma filantrópica, prestando atendimento especializado a crianças e adolescentes com deficiência.

O documento foi assinado na manhã desta terça-feira (11.04), em ato que contou com as presenças dos secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil) e Alan Porto (Educação), além de representantes de diversas entidades, como o Instituto dos Cegos.

Leia mais...
O encontro irá acontecer na Seduc
O encontro irá acontecer na Seduc

Governo vai começar a instalar câmeras de monitoramento nas escolas estaduais

Publicado em Terça - 11 de Abril de 2023 | por Redação TA c/ Seduc-MT

Está marcada para esta quarta-feira (12), às 9h, uma reunião que irá definir o início do processo para instalação de câmeras de monitoramento nas unidades estaduais de ensino, como forma de oferecer mais segurança no ambiente escolar. A reunião será comandada pelas Secretarias de Estado de Educação e de Segurança Pública

Leia mais...
© Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil

Governo suspende cronograma de implementação do Novo Ensino Médio

Publicado em Terça - 04 de Abril de 2023

O governo federal oficializou a suspensão do cronograma de implementação do Novo Ensino Médio. A decisão, que vinha sendo aguardada nos últimos dias, será publicada em portaria do Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União (DOU), mas já foi antecipada pelo titular da pasta

Leia mais...
Foto: Marcos Melo
Foto: Marcos Melo

Governo de Mato Grosso quer privatizar Conselho Estadual de Educação

Publicado em Quinta - 30 de Março de 2023 | por Volney Albano, Assessoria

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) debateu nesta quinta-feira (30), o Projeto de Lei Complementar (PLC) 17/2023, de autoria do governo de Mato Grosso, que desmonta o Conselho Estadual de Educação (CEE). A audiência pública, requerida pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT) contou com participação de representantes de entidades da sociedade civil, de Movimentos Sociais, dos Povos Indígenas e do deputado estadual Lúdio Cabral.

O PLC propõe a redução da participação de representantes da educação pública e de movimentos da sociedade civil no Conselho e, em contrapartida, a ampliação da representação dos donos de Escolas Privadas.

Leia mais...
Reunião do pleno do CEE-MT
Reunião do pleno do CEE-MT

Sintep-MT defende composição democrática no CEE-MT e apresenta representantes para novo mandato

Publicado em Terça - 28 de Março de 2023 | por Assessoria Sintep/MT

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) reafirma a defesa pela recomposição democrática das entidades que compõem o Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso (CEE-MT) e protocola a lista tríplice com os nomes dos representantes da entidade para compor o novo quadro de conselheiros, para a próxima gestão.

A entidade terá até o dia 12 abril para compor o cronograma eleitoral, e renovar o quadro de conselheiros. O atual presidente do CEE-MT, Gelson Menegatti, vem realizando inúmeras manobras para contemplar interesses do governo que, contrariam a representatividade social, constituída no órgão de fiscalização da Educação do estado.

Leia mais...
© Arquivo Agência Brasil
© Arquivo Agência Brasil

Resultado do Fies 2023 já está disponível

Publicado em Terça - 14 de Março de 2023

O Ministério da Educação (MEC) divulgou há pouco o resultado do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2023. No total, 205.177 candidatos se inscreveram para disputar 67.301 vagas em instituições particulares de ensino superior.

Leia mais...
© Juca Varella/Agência Brasil
© Juca Varella/Agência Brasil

Selecionados na chamada regular do Sisu podem se matricular até quarta

Publicado em Segunda - 06 de Março de 2023

Estudantes aprovados na chamada regular da primeira edição de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem fazer matrícula nas instituiçoes para as quais foram selecionados até quarta-feira (8). As informações sobre a documentação exigida para a matrícula podem ser verificadas no Boletim Sisu

Leia mais...
Foto Wesley Rodrigues | Seduc-MT
Foto Wesley Rodrigues | Seduc-MT

Estudantes e professores de MT podem concorrer a 100 mil dólares em prêmio internacional de sustentabilidade

Publicado em Terça - 28 de Fevereiro de 2023 | por Redação TA c/ Seduc-MT

As escolas de ensino médio da rede estadual que desenvolvem projetos na área de sustentabilidade podem se inscrever no Prêmio Zayed de Sustentabilidade 2024, uma iniciativa mundial dos Emirados Árabes Unidos para incentivar o protagonismo estudantil. As inscrições devem ser feitas pelas escolas até o dia 2 de maio deste ano no portal oficial do prêmio.

O prêmio é dividido em cinco categorias: Saúde, Alimentos, Energia, Água e Escolas Secundárias Globais.

Leia mais...