Notícias EDUCAÇÃO
Governo investe R$ 11,8 milhões para retomada de obras de escolas em Rondonópolis
O Governo do Estado vai investir R$ 11,8 milhões para a retomada de obras de escolas em Rondonópolis (a 212 quilômetros de Cuiabá). No município, já foram retomadas três grandes obras da Educação, que são as reformas das Escolas Estaduais Emanuel Pinheiro e Marechal Dutra e a construção de uma escola no bairro Jardim Maria Tereza.
Conforme a secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, outra obra de reforma que deve ser retomada em breve é a da escola Adolfo Augusto de Moraes, que está em fase de elaboração de projeto e deve ir para licitação ainda no mês de novembro.
Programa do MEC abrirá 1,5 milhão de vagas em educação profissional
O Ministério da Educação (MEC) vai ofertar mais 1,5 milhão de vagas em educação profissional e tecnológica até 2023. O aumento das vagas faz parte do programa Novos Caminhos, lançado nesta terça-feira (8).
Prefeitura reúne profissionais da Educação e trata sobre nova lei orgânica e avanços na gestão
Diretores e coordenadores pedagógicos das unidades escolares da rede municipal de ensino participaram esta semana (3), no auditório Maestro China, de mais uma reunião gerencial conduzida pelo secretário de Educação da capital, Alex Vieira Passos e pela secretária-adjunta, Edilene Machado. Mais de 160 profissionais participaram do encontro que avaliou ações e discutiu projetos que deverão ser implementados em 2020.
Entre os temas, o encaminhamento da Lei Orgânica da categoria à Câmara Municipal de Cuiabá que deve acontecer, segundo o secretário Alex Vieira Passos, ainda neste mês de outubro.
Malotes com provas do Enem já estão a caminho dos locais de aplicação
A um mês do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deu início a distribuição das provas para os locais de aplicação distribuídos em todo o país.
Mais de 300 crianças imigrantes estão matriculadas na rede municipal de ensino de Cuiabá
Desde o início da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, em 2017, a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá tem adotado propósitos e planejamento estratégicos, com a finalidade de implementar uma gestão cada vez mais humanizada na educação pública do Município. Isso tem possibilitado a inclusão social e a alfabetização dos filhos de imigrantes que escolheram a capital cuiabana para viver.
Atualmente, 327 crianças venezuelanas, haitianas, peruanas, bolivianas, angolanas, japonesas, inglesas ou de outras nacionalidades estão matriculadas nas 163 unidades educacionais da rede municipal de Cuiabá.
Segundo a coordenadoria de Estatística da Secretaria Municipal de Educação (SME), o número de crianças estrangeiras matriculadas na rede pública do Município tem crescido nos últimos anos, e aumentou consideravelmente nos últimos três.
MEC destina maior parte de verba desbloqueada para universidades
O Ministério da Educação (MEC) destinará 58% dos recursos desbloqueados para recompor o orçamento das universidades e institutos federais, anunciou nesta segunda-feira (30), em Brasília, o ministro da Educação, Abraham Weintraub.
Inep lançará série de conteúdos do Enem em Libras
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) irá lançar uma série de conteúdos em Língua Brasileira de Sinais (Libras) no portal e nas redes sociais do instituto para ajudar os estudantes a se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.