Notícias EDUCAÇÃO
Enem não será mais aplicado e corrigido por centro ligado à UnB
O Inep possui autorização do Tribunal de Contas da União (TCU) para dispensar licitações. Por isso, as empresas recebem um convite para organizar diferentes funções do exame. O Cebraspe e a Cesgranrio assumiram, como consórcio, a função de aplicação e correção das provas do Enem, depois que o primeiro modelo do exame, feito pelo consórcio Connasel, teve o sigilo violado.
Proposta da nova base curricular antecipa alfabetização para 2º ano
O documento apresentado trata exclusivamente da educação infantil (creche e pré-escola) e do ensino fundamental (1º ao 9º ano). Segundo o ministro, a Base referente ao ensino médio será entregue até o final de 2017, já adaptada às diretrizes do Novo Ensino Médio.
Com apoio da AL, lideranças de Livramento pedem liberação de emendas ao governo
Na pauta, a liberação de recursos para a construção de um poço artesiano e duas salas de aula na Escola Tereza Conceição de Arruda, na comunidade Mata Cavalo; a aquisição de 250 carteiras e mesa para refeitório; construção de duas quadras cobertas, sendo uma para atender a comunidade de Campo Alegre, na Escola Frei Emiliano Monteiro e outra na Escola José de Lima Barros, no Distrito Faval. Além da reforma da Apae e a construção de um quebra-molas em frente à Escola Tereza Arruda, entre os km 24 e 25, na MT 060.
3ª versão da base curricular para ensino infantil e fundamental é apresentada; conselho vai avaliar
O Brasil não tinha uma base comum, mas documentos como as Diretrizes e Parâmetros Curriculares e normas federais já garantiam a padronização na elaboração dos currículos. Agora, a BNCC será a referência nacional obrigatória para que as escolas desenvolvam seus projetos pedagógicos.
Arena da Educação recebe 350 conjuntos escolares para iniciar o ano letivo
A EE Governador José Fragelli faz parte do Pró-Escolas, o maior Programa de investimentos da história da Seduc. O Pró-Escolas abrange o desenvolvimento de ações em estrutura, ensino, inovação e esporte e lazer, com foco na melhoria da aprendizagem, redução da evasão escolar e na valorização dos profissionais.
Professores conhecem proposta do projeto Arena da Educação
O projeto irá atender 315 alunos, residentes em Cuiabá, com idades de 12 a 15 anos. Haverá turmas do 7°, 8ª e 9ª ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. As modalidades esportivas serão: basquete, luta olímpica, atletismo, skate, tênis de mesa, judô, xadrez, natação e vôlei de praia.
MEC publica portaria que fixa novas regras do Enem
Até o ano passado, a pasta divulgava os resutados do Enem por escola no segundo semestre do ano seguinte à aplicação do exame. A pasta decidiu não mais fazer a divulgação para evitar a elaboração de rankings. A qualidade do ensino médio passa a ser aferida pelo Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica).