Publicado em Segunda - 30 de Dezembro de 2024

STF: Ministro Flávio Dino Libera Parte de R$ 4,2 Bilhões em Emendas de Comissão Bloqueados

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino liberou parte dos R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão bloqueados desde a semana passada. Em nova decisão, o ministro liberou o pagamento de recursos empenhados (autorizados) até 23 de dezembro, data em que Dino suspendeu a liberação das emendas de comissão.

Leia mais...
© Gustavo Moreno/STF
© Gustavo Moreno/STF

© Rovena Rosa/Agência Brasil
© Rovena Rosa/Agência Brasil

Barroso define regras para uso de câmeras corporais por PM de SP

Publicado em Quinta - 26 de Dezembro de 2024

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, definiu nesta quinta-feira (26) as regras para o uso obrigatório de câmeras corporais pelos policiais militares de São Paulo. Conforme a decisão, os agentes deverão utilizar o equipamento em "operações de grande envergadura", incursões em comunidades vulneráveis e em operações deflagradas para responder a ataques contra policiais.

A decisão do ministro foi proferida após o governo de São Paulo ter solicitado ao Supremo que as câmeras fossem usadas somente em grandes operações. Segundo a PM, a corporação possui 10 mil equipamentos, mas fazem parte do efetivo cerca de 80 mil policiais.

Leia mais...
© MPSP/Divulgação
© MPSP/Divulgação

MPSP denuncia policiais por formação de milícia

Publicado em Terça - 24 de Dezembro de 2024

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) denunciou nesta segunda-feira (23) um grupo de 16 pessoas por formação de milícia privada, prática de extorsão, lavagem de dinheiro e por exploração de ambulantes, muitos deles estrangeiros, no Brás, uma das principais regiões de comércio popular da cidade. Entre os denunciados estão cinco policiais militares e uma escrivã da polícia civil.

Segundo o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado do MP (GAECO), o grupo atuava cobrando pagamentos dos vendedores ambulantes ilegais.

Leia mais...

Homem acusado de ataques a bomba em supermercado será julgado por tentativa de homicídio e extorsão em Rondonópolis

Publicado em Segunda - 16 de Dezembro de 2024 | por Redação TA c/ MPE-MT

Rodrigo Machado de Oliveira será julgado pelo Tribunal do Júri da comarca de Rondonópolis (a 212km de Cuiabá) nesta segunda-feira (16), pelos ataques a bomba em duas unidades do Supermercado Tropical, realizados no ano passado. O réu responderá diante dos jurados pelos crimes de homicídio tentado, explosão, extorsão e possuir ou manter sob sua guarda munição, de uso permitido, em desacordo com determinação legal. A sessão de julgamento está marcada para 9h, no Plenário do Júri.

Leia mais...

STF nega recurso de Bolsonaro para tirar Moraes do inquérito do golpe

Publicado em Sexta - 13 de Dezembro de 2024 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Por 9 votos a 1, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitaram nesta sexta-feira (13) o recurso no qual o ex-presidente Jair Bolsonaro pretende afastar o ministro Alexandre de Moraes da relatoria do inquérito do golpe.A defesa do ex-presidente recorreu ao plenário da Corte para derrubar a decisão individual do presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, que, em fevereiro deste ano, negou pedido feito pela defesa do ex-presidente para que Moraes seja impedido de atuar no processo.

Leia mais...
© Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
© Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

STF confirma validade do modelo de trabalho intermitente

Publicado em Sexta - 13 de Dezembro de 2024

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta sexta-feira (13) confirmar a constitucionalidade do contrato de trabalho intermitente, inserido na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) pela reforma trabalhista de 2017. Pelo placar de 8 votos a 3, os ministros mantiveram as mudanças

Leia mais...
© Antônio Augusto/STF
© Antônio Augusto/STF

Fux vota no STF pela responsabilização das redes sociais por conteúdos

Publicado em Quinta - 12 de Dezembro de 2024

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (11) a favor da responsabilização civil das redes sociais pelos conteúdos ilegais postados por usuários.

Com a manifestação do ministro, a Corte tem placar de 2 votos a 0 para obrigar as plataformas a retirar imediatamente conteúdos ilegais, como mensagens com ataques à democracia, incitação à violência e racismo, entre outras.

Na semana passada, o ministro Dias Toffoli, relator de outro processo sobre a questão, também foi favorável à responsabilização das plataformas.

Leia mais...

Réu é condenado a 20 anos de reclusão por matar vítima com 30 facadas

Publicado em Quinta - 12 de Dezembro de 2024 | por Redação TA c/ MPE-MT

Julgado pelo Tribunal do Júri da comarca de Cuiabá nesta terça-feira (10), o réu Juberlandio Diniz Alvarenga foi condenado a 20 anos de reclusão pelo homicídio de Roger André Soares da Silva com 30 facadas. O Conselho de Sentença acolheu a tese do promotor de Justiça Vinícius Gahyva Martins

Leia mais...
© Bruno Peres/Agência Brasil
© Bruno Peres/Agência Brasil

Voto de Toffoli responsabiliza redes por conteúdos ilegais de usuários

Publicado em Quinta - 05 de Dezembro de 2024

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli votou nesta quinta-feira (5) para responsabilizar as redes sociais pelos conteúdos ilegais postados pelos usuários. Toffoli é relator de uma das ações que estão sendo julgadas pela Corte. Toffoli considerou inconstitucional a atual regra que rege a responsabilização civil das plataformas.

Leia mais...
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Por unanimidade, STF valida decisão de Dino que liberou emendas

Publicado em Quarta - 04 de Dezembro de 2024

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (3) referendar a decisão individual do ministro Flávio Dino que liberou o pagamento das emendas parlamentares.Dino decidiu que as emendas estão liberadas para pagamento, mas devem seguir critérios de transparência e rastreabilidade.

Leia mais...