Publicado em Sexta - 14 de Julho de 2023 | por Redação TA c/ Empaer-MT

Cadeias Produtivas da Agricultura Familiar apresentou experiências de sucesso em MT

A agricultura familiar foi o tema do Fórum das Cadeias Produtivas, na 55ª Exposição Industrial, Comercial e Agropecuária do Estado (Expoagro), que reuniu 150 pessoas entre produtores, gestores e especialistas nas cadeias produtivas da bovinocultura, fruticultura, apicultura, turismo rural e piscicultura.

Leia mais...
Empaer
Empaer

Luiz Alves
Luiz Alves

Programa Agro da Gente fortalece a apicultura e beneficia primeiro produtor rural em Cuiabá

Publicado em Sexta - 16 de Junho de 2023 | por Redação TA c/ Secom CBA

O produtor rural Luiz Domingos Alves Barbosa é o primeiro beneficiado na cadeia produtiva da apicultura, que foi recentemente lançada como parte do programa Agro da Gente, criado durante a gestão de Emanuel Pinheiro. A equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED) visitou nesta semana sua propriedade para montar o primeiro apiário.

Entusiasta da apicultura, Luiz foi o primeiro produtor rural cadastrado no programa. Seu interesse pela atividade começou anos atrás, após ajudar um colega apicultor a remover um enxame que estava em um padrão de energia desativado em seu sítio.

Leia mais...
Empaer
Empaer

Representantes da agricultura familiar de MT buscam experiências exitosas na produção do café e do leite

Publicado em Domingo - 28 de Maio de 2023 | por Redação TA c/ Empaer-MT

A produção dos Cafeicultores Associados foi um dos destinos da comitiva de MT em Cacoal. Na oportunidade, o presidente Juan Travain de Souza e os pais, contaram como foi a evolução do café e das empresas da família no estado. Ele também destacou a importância de uma assistência técnica de qualidade e a escolha pela variedade de café Robusta Amazônico.

A “Expedição de Mato Grosso a Rondônia: do cacau ao chocolate, do leite ao café”, oportunizou aos participantes conhecerem experiências exitosas nas cadeias produtivas do café e do leite. A iniciativa levou ao Estado vizinho uma comitiva com 40 pessoas, entre representantes da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Prefeitura de Aripuanã, agricultores familiares, indígenas, representante do Consórcio do Vale do Juruena, e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Leia mais...
Foto: Helder Faria
Foto: Helder Faria

Assentados reivindicam reabertura do Incra em Vila Bela da Santíssima Trindade

Publicado em Sábado - 20 de Maio de 2023 | por Redação TA c/ Assessoria

Depois de 35 anos de funcionamento, a unidade do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do município de Vila Bela da Santíssima Trindade foi fechada em 2017. De lá para cá, cerca de oito mil famílias que vivem em assentamentos e glebas na região do Vale do Guaporé

Leia mais...
© Weverson Paulino
© Weverson Paulino

Justiça determina reintegração de posse a quilombolas em Goiás

Publicado em Sábado - 20 de Maio de 2023

A Justiça Federal determinou a reintegração de posse de todas as áreas invadidas pertencentes à Comunidade Quilombola Kalunga, localizadas nos municípios goianos de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás. A decisão judicial foi divulgada nesta sexta-feira (19) pelo Ministério Público Federal

Leia mais...

Dom Aquino é referência estadual em Regularização Fundiária Rural

Publicado em Terça - 09 de Maio de 2023 | por Robson Fraga, Fatos de Hoje

A equipe da Secretaria Municipal de Agricultura reuniu-se com representantes do Incra e moradores do Assentamento Paraíso (Zumbi dos Palmares) nesta quarta-feira (19), para sinalizar os próximos passos da regularização das propriedades da localidade.

De acordo com o gestor da pasta, Lázaro Moreira, a reunião foi muito produtiva e tudo está encaminhando para um desfecho positivo que é a titulação definitiva dos assentados do assentamento Paraíso.

“São 47 famílias que estão sendo beneficiadas. Já conseguimos regularizar 80% e estamos trabalhando para concluir os 100% dos Contratos de Concessão de Uso (CCU). Próximo passo será a realização do georreferenciamento para a entrega dos títulos definitivos.”

Leia mais...
Edtânio Oliveira já foi chefe da extinta Unidade Avançada do Incra no Vale do Guaporé e Casalvasco - Foto: Incra/MT
Edtânio Oliveira já foi chefe da extinta Unidade Avançada do Incra no Vale do Guaporé e Casalvasco - Foto: Incra/MT

Novo superintendente do Incra/MT vai focar na reestruturação do Órgão

Publicado em Terça - 09 de Maio de 2023 | por Redação TA c/ Assessoria Incra-MT

Edtânio Santos de Oliveira é o novo superintendente do Incra em Mato Grosso. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União do dia 18 de abril. Ele é natural de Jauru (MT) e tem formação em História e Direito. Já foi chefe da extinta Unidade Avançada do Incra no Vale do Guaporé e Casalvasco

Leia mais...
© Joédson Alves/ Agência Brasil
© Joédson Alves/ Agência Brasil

Trabalho rural: mudanças climáticas “expulsam” jovens do campo

Publicado em Domingo - 30 de Abril de 2023

Quando o caju começa a brotar na área rural de Camocim (CE), não é apenas o cheiro da fruta que se espalha. Vem junto o gostinho que vai ter colheita e mais recursos para o assentamento “PA Torta”, onde mora a trabalhadora rural Olivia Serafim, de 28 anos.

O caju é o que dá sabor de esperança para as 90 pessoas que moram ali. “O problema é que os mais jovens estão indo embora. A agricultura se tornou uma atividade difícil. Não chove como antes e não rende mais o que é necessário. Por isso, os mais jovens vão construir suas famílias em outros lugares. Ficam só os mais velhos”, lamenta.

Leia mais...

Superintendente do Incra entrega títulos a pequenos agricultores – governo Lula retoma protagonismo da reforma agrária em MT

Publicado em Terça - 25 de Abril de 2023 | por Redação TA c/ Assessoria

O novo superintendente do Incra-MT, Edtânio Santos de Oliveira, entregou na segunda-feira (24) em Querência, centenas de títulos de domínio de propriedade a agricultores familiares e assentados da reforma agrária no município

Leia mais...
Davi Valle
Davi Valle

Prefeito lança 2ª etapa de programa de fomento ao cultivo da mandioca e amplia atendimento a cem produtores rurais

Publicado em Domingo - 16 de Abril de 2023 | por Redação TA c/ Secom CBA

O prefeito Emanuel Pinheiro, lançou, na manhã deste sábado (15), a segunda etapa do programa Mais Mandioca, uma das frentes de trabalho do projeto Agro da Gente, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED), marcada pela ampliação da adesão de mais de 100 produtores rurais. A solenidade ocorreu no Distrito do Aguaçu, zona rural da capital.

Leia mais...