Publicado em Domingo - 04 de Novembro de 2018

Novembro Azul: juntos no combate ao câncer de próstata

Iniciamos o mês de novembro empunhando mais uma bandeira. Desta vez, de cor azul e com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção do câncer de próstata. Mesmo sendo a segunda causa de morte entre a população masculina, a doença ainda é vista como tabu. O preconceito é grande, gerando a desinformação sobre a forma de detecção e tratamento do câncer de próstata, por exemplo.

O assunto é sério e precisa da atenção e envolvimento de todos, em especial, da família! Não podemos admitir que tantas vidas sejam perdidas para uma doença que – se diagnosticada precocemente - tem grandes chances de cura, como acontece com o câncer de mama (alvo da campanha Outubro Rosa).

Leia mais...

ALECY ALVES, Jornalista e estudante de Serviço Social
ALECY ALVES, Jornalista e estudante de Serviço Social

Lei do retorno

Publicado em Domingo - 04 de Novembro de 2018

Todas as vezes em que assisto ou leio alguma reportagem sobre morte de bandido, na maioria das vezes ocorrida em circunstâncias violentas e/ou com requintes de crueldade, relembro a frase que um policial militar me disse há 17 anos, durante entrevista.

Em 11 de outubro de 2001 o então sargento Jesus (José Jesus de Freitas) declarou, minutos após o assassinato de um desafeto dele, também militar: "quem mata com tiros não morre de dor de barriga".

Jesus, que também morreu assassinado com 9 tiros em uma emboscada menos de um ano depois da declaração, fazia referência ao policial suspeito do atentado que o havia vitimado no ano anterior.

Leia mais...

Você sabe com quem está falando?

Publicado em Domingo - 21 de Outubro de 2018

Uma das características de uma sociedade ainda bem distante da cidadania é o exercício do autoritarismo, transvestido de uma autoridade constituída pela lei. A sociedade brasileira mantém um grande "ranço" autoritário, prepotente, dominador e escravocrata.

Além disso, temos um sistema jurídico que deseja legislar sobre absolutamente tudo, deixando a impressão que somos uma sociedade imbecilizada e incapaz. O artigo 331 do Código Penal, Decreto Lei n. 2848/40 escancara essa situação:

Leia mais...

Princípio da vivência

Publicado em Domingo - 21 de Outubro de 2018

Desde que me conheço por gente o serviço de transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande é alvo de queixas, tanto pelo preço da tarifa quanto pela quantidade de veículos circulando e a falta de qualidade.

Veículos velhos, sem ar condicionado, longo tempo de espera, descumprimento dos horários e superlotação são alguns dos itens mais recorrentes na longa lista de reclamações.

Leia mais...

Eleição 2018 é divisor de águas

Publicado em Domingo - 21 de Outubro de 2018

O eleitorado brasileiro deu provas de avanço em termos de conscientização e de participação, não somente em trabalho organizado em prol de candidatos como também em mobilização democrática e saudável contra adversários, como se viu no movimento “ele não”, liderado por grupos femininos em oposição a Jair Bolsonaro. Para isso muito contribuiu a utilização das redes sociais. Aliás, a ferramenta foi muito mais usada nesta eleição do que nas anteriores.

Leia mais...

A recepcionista e a empresária

Publicado em Domingo - 21 de Outubro de 2018

Hoje, através da história de Sarah, vou falar sobre cumprir função e missão. Sarah é funcionária de um salão de beleza fundado há dois anos. Como recepcionista, sua função é atender os clientes, seja por telefone ou pessoalmente.

Leia mais...

Administrar é chegar antes

Publicado em Domingo - 21 de Outubro de 2018

Na vida pessoal ou coletiva, temos de saber, com honestidade, nos preparar para o amanhã. Daí o imenso valor dos pais, das mães e dos educadores. Repetidas vezes retomo o que declarei, em 1981, numa entrevista ao veterano jornalista italiano radicado no Brasil Paulo Rappoccio Parisi (1921-2016): administrar o próprio lar, entidades, empresas e nações é chegar antes.

Leia mais...

Alimentos versus Prisão civil

Publicado em Domingo - 07 de Outubro de 2018

No Brasil a restrição do direito de ir e vir do cidadão (mais claramente, a prisão) ocorre, em geral, por determinação judicial, principalmente por questão criminal. Mas ainda constam da Constituição duas hipóteses de prisão de natureza civil, uma relativa ao depositário infiel e outra relacionada ao “responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia”.

A primeira hipótese não mais existe, apesar de ainda constar do texto constitucional, ou seja, a do depositário infiel (aquele responsável pela guarda de um bem, que não lhe pertence, mas deixa que ele se perca ou desapareça).

Leia mais...

Indefinido

Publicado em Segunda - 01 de Outubro de 2018

Os rumos políticos do país estão mais indefinidos do que nunca. Não só pelos resultados das pesquisas de intenção de voto, mas principalmente pela decisão desta semana do Supremo Tribunal Federal (STF).

O Supremo reafirmou que continuarão longe das urnas os 3,4 milhões eleitores que não fizeram o cadastramento biométrico. Esse número representa 2,4% do eleitorado do país. Os cancelamentos ocorreram entre 2016 e 2018.

Leia mais...

Idosos e direitos humanos

Publicado em Segunda - 01 de Outubro de 2018

Existe uma parcela bem grande de pessoas, no Brasil, inclusive um certo candidato que defende posturas conservadoras e de extrema direita, que confundem direitos humanos com a defesa pura e simples de bandidos. Esta é uma visão equivocada de quem não estuda as questões politicas, sociais e econômicas e não sabe que a ONU tem um setor o Conselho dos Direitos Humanos, para cuidar exatamente dos direitos fundamentais das pessoas e que existe um documento aprovado quando do surgimento da ONU em 1948, denominado de Declaração Universal dos Direitos Humanos, e que o Brasil, além de ser signatário da Carta da ONU tem por obrigação cumprir tratados internacionais aprovadas pela referida organização, inclusive tratados sobre direitos humanos.

Leia mais...