Artigos Geral
Prêmio da delação não pode ser perdão
A notícia de que o ex-ministro Antonio Palocci prepara a sua delação premiada como forma de antecipar sua saída da prisão, provoca sensíveis reações no mercado. Informa-se que, diante dessa possibilidade, pelo menos dois grandes bancos estão aconselhando seus clientes supostamente envolvidos em irregularidades a encerrarem suas contas e operações. Essa seria uma tentativa de manter as instituições financeiras distantes dos escândalos que estão por vir. Essas precauções, com certeza, também ocorrem na indústria automobilística e em outros segmentos de negócios que se beneficiaram de empréstimos e desonerações fiscais e, para isso, tiveram de "comprar" medidas provisórias e outras providências legais e operacionais que os favoreceram.
Criança que brinca, adolescente que ousa
Já reparou como é gostoso observar crianças brincando? Parece que o tempo não existe para elas, não é mesmo? Seus gritinhos, a facilidade como caem e levantam, a alegria com o simples abraço do coleguinha ou o encanto de um som inusitado de um pássaro que voou perto delas.
mobilidade urbana e violência
De acordo com dados da ONU, tomando como base o ano de 2010, morrem aproximadamente 1,3 milhões de pessoas em acidentes de trânsito ao redor do mundo. O total de pessoas, vítimas desses acidentes, incluindo as que morrem chega a mais de 50 milhões de pessoas. O custo desses acidentes e dessas mortes naquele ano era de US 518 bilhões de dólares, valor maior do que o PIB de 160 países, incluindo os custos médicos, hospitalares, ausências do trabalho e a previsão da sobrevida que haveria se essas mortes, desnecessárias, não houvessem ocorrido
Quando o stress vira companheiro diário
Apesar de todos os cuidados às vezes é importante deixar a vida nos surpreender e a extrapolar pequenos limites, desde que saiba se transformar num agente modificador da sua própria história e não seja a personagem vitimada por alguns momentos errados, pois quando a necessidade emocional não é atendida, a qualidade de vida emocional é prejudicada.
Morrinhos, a nova batalha
Depois de dois anos de trabalho foi concluído o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) de trecho da Hidrovia Paraguai-Paraná, feito pela Universidade do Paraná em convênio com o Dnit. O estudo é entre Cáceres e Porto Murtinho ou 1.270 km da hidrovia que tem, no total, 3.440 até Nova Palmira na saída para o Atlântico. Foram feitas duas apresentações do Evtea, uma em Cáceres, outra em Corumbá.
Seja um líder educador
Dentro de uma organização educacional, o que é mais importante: liderar ou educar? Provavelmente, você já se deparou com essas duas ações isoladamente. Entretanto, a união delas pode trazer resultados e transformações incríveis para as escolas e as mais variadas instituições de ensino.
Não reciprocidade na relação
Quando falamos de estrutura de relacionamento a dois, temos que pensar na reciprocidade como um dos importantes alicerces de sustentação. Afinal, nenhum relacionamento resiste à situação em que apenas uma das partes se entregue em atitudes ou comportamentos de manifestação sentimental. Portanto, é um tema que sempre deve ter o devido cuidado entre as partes.
Qual o dever do cidadão para com os políticos corruptos?
Recentemente, Joesley Batista, um dos donos do Grupo JBS, um dos maiores do ramo de processamento de carne no mundo, realizou uma delação que colocou em cheque o governo de Michel Temer, atual presidente da República. Apesar do tempo e esforço dispendido questionando Temer, foi o senador afastado Aécio Neves, que acabou se tornando o primeiro réu diante da denúncia. As gravações entregues a policia na delação mostram Aécio pedindo R$ 2 milhões a Joesley. Dinheiro que seria usado para pagar o advogado do senador afastado na sua defesa nas investigações que envolvem a Lava-Jato, em que também é investigado.
O objeto de posse
As delações dos executivos e dos donos da Odebrecht e da JBS são reveladoras. Diante delas, não se tem nenhuma dúvida: o Estado brasileiro foi tomado de posse. E não fora pela imensa maioria da população. Esta é sempre vítima. Aposse se deu por uma minoria. Minoria que domina a economia e a administração pública.Os governos se tornam reféns. Ou, melhor, faz-se de reféns, colocando-se a serviço desta minoria. E isto não é de hoje.
Cuiabá, o Portal da Amazônia
Na década de 30, quando Várzea Grande era o terceiro distrito de Cuiabá e o Capão Grande um dos seus povoados, o Sr. Laudelino ganhava seu sustento com um singelo armazém naquela localidade. Era preciso tirar licença na inspetoria comercial para vender aguardente e, como não o tinha, o fiscal, que chegou a cavalo, ia lavrando a multa quando D. Delmira, a esposa, meteu o pé no garrafão que se espatifou todo. Sem comprovante da infração não se aplica multa.