Artigos Geral
Grave risco
Lastimável, é tudo que se pode dizer do comportamento de quatro dos sete membros do TSE- Tribunal Superior Eleitoral, que estão julgando o arrependido pedido do PSDB para a cassação da chapa Dillma e Temer, uma tragédia nacional. A fortíssima fundamentação e argumentação do relator, que pede pela cassação da chapa, sofre constantes contestações dos "ministros partidários" que estão não julgando, mas realizando de forma desavergonhada a defesa dos meliantes que se usufruíram de caminhos tortuosos e criminosos para chegar ao Poder.
O que você quer ser?
A renomada obra literária de Lewis Carroll,"As Aventuras de Alice no País das Maravilhas" (1865), é protagonizada por Alice, uma menina que corre atrás de um coelho esbaforido e cai num país desconhecido. Ao chegar lá, numa encruzilhada e sem saber ao certo para onde ir, ela encontra um gato acomodado e o questiona:
Alice - Poderia me dizer, por favor, qual é o caminho para sair daqui?
Gato - Isso depende muito do lugar para onde você quer ir.
Alice - Não me importa muito onde.
Gato - Nesse caso, não importa por qual caminho você vá.
Saber ouvir é a chave do negócio
Vivemos em um mundo onde é esperado que você fale. E fale bastante. Essa é a forma de compartilhamento consagrada tanto pela cultura da tecnologia quanto a do empreendedorismo. Técnicas de storytelling, teatro, improvisação e retórica há muito saíram das salas de aula e passaram a ocupar um papel essencial para todos, principalmente para os executivos e empreendedores.
Bem-vinda briga
A briga entre os poderes sempre foi tida como tragédia no interior do Estado, ainda que se possa perceber durante a tal briga lances cômicos, em especial aqueles movidos pelas vaidades de seus membros. Resulta-se daí, claro, uma situação constrangedora e, pior, a de diminuição do próprio Estado. Mas, contrário a este roteiro até aqui registrado pelos historiadores e comentadores da Sociologia e da Ciência Política, há uma briga que pode gerar um grande benefício para a sociedade brasileira.
A sobrevida na Terra
Segundo o genial físico inglês, Stephen Hawking, os humanos precisam deixar a Terra dentro dos próximos 100 anos se quiserem garantir a sobrevivência da espécie. De acordo com o renomado cientista, a vida no planeta está cada vez mais em risco de extinção. Ele defende que a espécie humana não terá futuro a não ser que vá ao espaço. Acometido, desde muito jovem, de esclerose lateral amiotrófica, doença degenerativa progressiva e incurável, Hawking vem fazendo alertas de que a humanidade anda abusando do planeta e que podemos acabar nos extinguindo como espécie.
É você quem define o seu sucesso
Fórmula do sucesso - "Sucesso = x Energia + y Tempo + w Investimento Financeiro. Sendo que nenhuma dessas partes pode ser igual a zero, porque senão o seu sucesso não acontece" Não adianta reclamar e nem achar que tem gente com mais sorte na vida do que você. A grande verdade é que se você quer ter sucesso, tem que trabalhar pesado.
A Rota do Saara
Para chegar aos portos do norte da África que servem como portas de saída do continente africano em direção à Europa, milhares de africanos tem que atravessar o perigoso deserto do Saara. Muitos morrem nessa longa e crítica travessia. Na cabeça de cada migrante, a esperança de um futuro melhor, mesmo que isso possa lhe custar a vida.
Não temos outra morada física senão a Terra
Andamos alegremente esquecidos de que somos criaturas dependentes da Mãe Natureza; portanto, devemos cuidar muito bem dela. Quanto às Profecias Bíblicas, a exemplo do Sermão Profético de Jesus (Evangelho, segundo Mateus, capítulo 24) e do Apocalipse, não são para apavorar. Pelo contrário, servem de aviso milenário.
Tumulto e agressão
O grande mestre Machado de Assis acompanhou por certo tempo o cotidiano dos parlamentares, registrou feitos importantes dos parlamentares e não deixou de opinar sobre o jogo político da época, embora sendo mais curioso que especialista. Estas tarefas lhe possibilitaram a escrever textos memoráveis, entre os quais "O velho Senado". Neste, o bruxo do Cosme Velho conta que os "senadores compareciam regularmente ao trabalho... (Eles) tinham ar de família... Dissentiam sempre... Nenhum tumulto nas sessões... Não faltavam oradores. Uma vez ouvi Euzébio de Queiroz, e a impressão que me deixou foi viva; era fluente, abundante, claro, sem prejuízo do vigor e da energia..." Isto, (e) leitor, foi há muito tempo. Bastante diferente do Brasil de agora, onde falta tudo, e os parlamentares não discursam, gritam. E, no lugar das grandes defesas, sobrepõe o tumulto.
Oportunidade para Várzea Grande
Várzea Grande poderá ser o centro estadual de inovação tecnológica. Área de empreendimento novo e de enorme futuro aqui ou em qualquer lugar do mundo. Por que em Várzea Grande? Por parte. Foi aprovada na Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa uma proposta de incentivo às startups ou aquelas empresas que desenvolvem tecnologias novas. Tecnologia que pode servir à indústria, comércio, serviço ou até mesmo uma área nova na atividade econômica.