Artigos Geral
Muito prazer, sou cuiabano
Os costumes e o modo de viver em Cuiabá são coisas mágicas, e que aqueles que não nasceram aqui, jamais vão entender o porquê das pessoas que nascem no Centro da América do Sul vivem sempre bem humoradas e voltadas para o "viver feliz".
A maior corrupção do mundo
Talvez não tenha ocorrido na história da corrupção no mundo um depoimento tão bombástico como o dos diretores da Odebrecht à Justiça. Alguns fatos expostos pelos delatores impressionam.
Causa própria x causa pátria
É fácil entender porque o povo das redes sociais está pedindo que ninguém seja reeleito. Não é apenas perda de confiança; é a convicção de que os representantes não exercem a representação em nome dos eleitores mas em nome próprio e de seus supostos partidos - que não são partidos, mas ações-entre-amigos, com poucas e honrosas exceções. Agora mesmo a reforma política mostra isso.
Turismo religioso em Poxoréo
Estive num evento em Poxoréo. Convidado a falar entrei por um viés de que nem lembro mais. Depois lamentei não ter falado o que exponho neste artigo.
Como o goleiro na hora do gol
Como dizia Belchior, o que se repercute, sempre, na hora do gol, é a alegria. Mas, para que isso aconteça, há o outro lado, a tristeza, a angustia do perdedor. Por isso ele escreveu o verso: "estava mais angustiado que o goleiro na hora do gol". Assim fiquei domingo, ao saber que o poeta levaria felicidade ao céu, mas, quem o admirava aqui, estaria desse outro lado, como o arqueiro, triste, ao ver a sua passagem.
Os samurais e a liderança
Imersos no caos das mudanças e desafios do contexto atual, os líderes muitas vezes se sentem deslocados e podem se equivocar sobre as estratégias a serem tomadas, os tempos de ação, as escolhas, as decisões e as atitudes.
Viola de cocho e política
Conheci um construtor de Viola de cocho, que tinha o nome de "Jhão-Jhão", mal humorado, pouco estudo, muita sabedoria popular, e detestava qualquer tipo de político. Ele dizia sempre, que o homem político tem as suas características inconfundíveis: é sorridente, apertador de mãos, "abraçador" de pessoas, amante de falatório, mentiroso por excelência, e procura pentear o cabelo sempre para traz, com isso tornando a cara ainda mais "lambida", talvez para passar uma imagem de cinismo com a maior naturalidade.
Uma relação para analisar
É revelador o conteúdo das delações dos executivos da Odebrecht. Revelador e provocador, diga-se de passagem, embora se tenha acesso apenas a alguns de seus trechos. Infelizmente, porém, a imensa maioria da população se apega unicamente aos nomes dos integrantes da lista dos delatores (induzida pela mídia que só fala dela).
A arte e o trabalho
Ao se procurar imagens na Internet sobre o tema 'trabalhadores', é difícil encontrar referências àqueles chamados intelectuais, ou seja, que não atuam na indústria ou no campo. Os chamados 'trabalhadores de colarinho branco' não são um assunto comum.
Câncer de boca
Pouco conhecido no Brasil, embora em algumas regiões seja o quarto tipo de tumor mais frequente, o câncer de boca atinge cerca de 14 mil brasileiros a cada ano, com um saldo de mais de quatro mil mortes. Em escala mundial, são 500 mil novos casos diagnosticados anualmente. Ocorre três vezes mais em homens, na faixa dos 40 anos de idade, do que em mulheres.