Artigos Geral
Além de muros e quintais
Em nossas vidas somos cercados por muros que às vezes vemos como intransponíveis, até o momento que despertamos e começamos a entender que além desses muros e quintais existe vida.
Para amar ou para ser amado?
A oração de São Francisco ensina a fazer mais pelos outros do que se preocupar em receber. Pede a Deus que ensine a ser Seu instrumento, consolando mais do que sendo consolado, compreendendo mais que sendo compreendido e amando mais do que sendo amado. Este é o segundo artigo da série O que A Cabana nos ensina.
Desvalorização da negociação coletiva
A liberdade sindical é um dos principais instrumentos colocados à disposição dos trabalhadores para se organizarem coletivamente e terem meios de construírem uma contraposição eficaz ao poder econômico patronal. Trata-se do direito de criação de sindicatos, da impossibilidade da interferência externa em suas atividades, da necessidade de estabelecer diretrizes democráticas na gestão sindical, da livre escolha das funções que as entidades irão desempenhar e da liberdade de filiação aos sindicatos.
China e Mato Grosso
A China tem três trilhões de dólares em títulos do governo norte-americano com rendimentos limitados. Quer gastar parte disso em 65 países em investimentos que deem mais retorno. Está sendo chamado de novo Plano Marshall. Aquele plano que os EUA criaram para investir pesadamente na Europa depois da Segunda Guerra Mundial para impedir que a região fosse para o socialismo.
Se gritar pega ladrão...
Nunca as frases de Bezerra da Silva e de Rui Barbosa foram tão atuais. A corrupção está entranhada na vida e na história política, social, cultural e econômica de nosso país, vem desde o período colonial, passou pelos dois impérios, ou seja, antes e depois da proclamação de nossa independência e da proclamação da República, continuou na República Velha , esteve presente durante o Estado Novo da ditadura de Vargas, durante a redemocratização após a segunda Guerra Mundial, fortaleceu-se no período populista antes do regime militar, esteve presente durante os governos dos generais, continuou a florescer sobre os governos civis , escancarou de vez durante a era do tucanato e praticamente institucionalizou-se na era petista e está mais viva do que nunca no governo Temer, do PMDB/PSDB/DEM e outros partidos que fazem parte da famosa "base".
Indústria: vetor de desenvolvimento social
No dia 25 de maio se comemorou o Dia da Indústria. Em Mato Grosso, os gargalos que limitam o desenvolvimento industrial são bem conhecidos: as dificuldades com a logística, a insegurança jurídica e o alto custo da energia. Não se passa um dia sem que a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) dê algum passo, por menor que seja, em defesa da solução desses entraves.
Vulnerabilidades virtuais
A possível interferência da inteligência russa nas últimas eleições norte-americanas é um assunto que tem chamado a atenção de muitos analistas, sobretudo pela gravidade das acusações. Dificilmente os americanos irão revelar a extensão dessa interferência, caso ela de fato tenha existido. Isso porque seria uma falha imperdoável dos serviços de segurança dos Estados Unidos, a maior potência mundial.
47.050 é um número
47.050. É um número.
47.050 pessoas. É um dado.
47.050 crianças vivendo em abrigos no país, sendo 584 em Mato Grosso. É um drama que o Brasil precisa conhecer, enfrentar e resolver.
A informação consta do último relatório do Cadastro Nacional de Crianças Acolhidas,disponível no portal do Conselho Nacional de Justiça. É um número que aumenta a cada novo levantamento.
O direito de espernear
Vocês lembram da cena do ex-governador Garotinho esperneando para não ser levado à penitenciária de Bangu, em novembro passado? Pois o que se vê hoje, depois da publicação em áudio e vídeo e a cores dos enfáticos e eloqüentes depoimentos da Odebrech, é uma multidão a espernear. No Congresso Nacional e fora dele. Governadores, deputados, senadores, políticos de vários mandatos e partidos, ex-detentores de poder e de propinas, ex-presidentes da República, ministro do TCU, todos estão esperneando e até aqueles que sabem que ainda vão ser citados, quando aparecerem outros depoentes de outras empreiteiras, ou sobre outros organismos estatais, porque a podridão vai muito além da Petrobrás.
A escolha dos auxiliares
Nenhum político pode ser considerado como uma ilha, por isso, dever ter a humildade, e saber aceitar e pedir ajuda, e a sabedoria de saber nomear os seus auxiliares vai muito além de uma simples escolha, porque terá que conviver e confiar naqueles escolhidos, durante toda a sua gestão.