Artigos Geral
Acerto de Contas
Mais um ano e mais um período de Ajuste Anual de Imposto de Renda Pessoa Física se aproxima, no próximo dia 02 de Março se inicia a corrida para declarar o Imposto de Renda 2017 sobre os fatos acontecidos no ano de 2016.
Pós-verdade
Algumas escolas nos EUA estão ensinando aos alunos como diferenciar uma notícia verdadeira de uma falsa. Na Califórnia pode passar uma lei determinando isso para todas as escolas. O Facebook e o Google também pesquisam meios para controlar esse fenômeno do momento mundial. Alguém pode, numa mídia social, colocar uma mentira ou inverdade e ela se espalhar. Dizem que uma mentira na mídia social espalha muito mais rápida do que a verdade.
Desrespeito violento
Esta coluna, há tempos, registra e comenta o discurso político e o próprio jogo político. Nada, neste campo, escapa-lhe dos olhos. Independentemente das cores partidárias, ou de quem se encontra no posto de mando ou do timbre da voz do enunciador. Ainda que o cântico esteja fora do tom, ou em descompasso entre o que se prega e a sua prática cotidiana. E não basta um simples olhar sobre, mas que seja verdadeiramente cuidadoso. Clínico e crítico com certeza. Exigência de o próprio viver democrático. Viver que é plural, assim como é a própria sociedade, a qual se assenta em um dado terreno contextual e se fortalece à medida que suas coisas são também valorizadas.
Foro privilegiado e impunidade II
O chamado foro privilegiado na verdade tem um nome meio complicado “foro por prerrogativa de função”ou pode também se denominado de foro especial, enfim,é uma prerrogativa que os ocupantes de determinadas funções públicas tem para serem investigados, julgados e condenados apenas por tribunais superiores.
Segurança já
Os indicativos da criminalidade estão a assustar a comunidade do bem. Ao ler os jornais e sites de notícias, somos dominados pelo pânico - diariamente se somam os roubos, tráficos, homicídios, furtos, violência sexual, estelionatos, agressões e corrupção -. A escalada da violência parece não ter fim.
A Constituição afirma que a segurança pública, dever do Estado, é responsabilidade de todos. Isto para soar como paradoxo, algo desconexo da realidade e, portanto, irracional.
A inovação do tédio
O objetivo da inovação é criar valor. Mas a busca por processos com a finalidade de satisfazer egos de palestrante e livros sem utilidade, incentivam um mercado cada vez mais crescente e entediante de pseudo-inovadores.
Confesso que não aguento mais ver vídeos, cases e palestras de gente que se diz inovadora, mas não fez nada além de pegar carona numa onda sem propósito para ser popular.
Por que não se recusou?
Já foi escolhido o nome que irá ocupar a cadeira deixada por Teori Zawaschi no Supremo Tribunal Federal, recentemente falecido em um acidente de avião. Tinha-se a expectativa que a escolha caísse em outra pessoa. Uma mulher, talvez. Mas, certamente, mais técnico, mais experiente com as coisas do Judiciário e com a vida jurídica. O presidente Michel Temer, sabiamente, deixou a presidente da Corte máxima do país, Carmem Lúcia, sortear primeiro o chamado relator dos processos relacionados da Operação Lava Jato. Com isso, claro, evitou maiores desgastes ao seu governo, livrando-se da pecha de que o seu indicado, na condição de relator, iria abafar a tão falada operação na Corte.
A barbárie
Até a última sexta-feira 125 mortes haviam sido debitadas à paralisação da Polícia Militar no Espírito Santo. No primeiro momento, condena-se a PM por paralisar. No segundo, quando se vê a sociedade capixaba prisioneira dela mesma, aí a coisa vai além das polícias militares. Lá, pessoas ditas trabalhadoras estão assaltando-se entre si e assaltando a classe média e rica. O que se vê é a barbárie instalada dentro da sociedade.
O Brasil visto de fora
Há duas semanas quando cheguei `a Belgica para visitar minha filha , coincidiu que também estava em Bruxelas o ex-governador de Mato Grosso, senador licenciado e atual Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, um dos maiores ou talvez o maior produtor de grãos do Brasil e um dos maiores do mundo.
Venda de terras a estrangeiros
Vamos vender ou não terras para estrangeiros? É uma decisão que pode ocorrer no Congresso ainda este ano. Também a Advocacia Geral da União está reavaliando uma decisão do órgão de 2010 que foi contra a venda de terras. Pode vir novidades por aí também.