Artigos
Geral A sobrevida na Terra
Segundo o genial físico inglês, Stephen Hawking, os humanos precisam deixar a Terra dentro dos próximos 100 anos se quiserem garantir a sobrevivência da espécie. De acordo com o renomado cientista, a vida no planeta está cada vez mais em risco de extinção. Ele defende que a espécie humana não terá futuro a não ser que vá ao espaço. Acometido, desde muito jovem, de esclerose lateral amiotrófica, doença degenerativa progressiva e incurável, Hawking vem fazendo alertas de que a humanidade anda abusando do planeta e que podemos acabar nos extinguindo como espécie.

Geral É você quem define o seu sucesso
Fórmula do sucesso - "Sucesso = x Energia + y Tempo + w Investimento Financeiro. Sendo que nenhuma dessas partes pode ser igual a zero, porque senão o seu sucesso não acontece" Não adianta reclamar e nem achar que tem gente com mais sorte na vida do que você. A grande verdade é que se você quer ter sucesso, tem que trabalhar pesado.

Geral A Rota do Saara
Para chegar aos portos do norte da África que servem como portas de saída do continente africano em direção à Europa, milhares de africanos tem que atravessar o perigoso deserto do Saara. Muitos morrem nessa longa e crítica travessia. Na cabeça de cada migrante, a esperança de um futuro melhor, mesmo que isso possa lhe custar a vida.
Geral Não temos outra morada física senão a Terra
Andamos alegremente esquecidos de que somos criaturas dependentes da Mãe Natureza; portanto, devemos cuidar muito bem dela. Quanto às Profecias Bíblicas, a exemplo do Sermão Profético de Jesus (Evangelho, segundo Mateus, capítulo 24) e do Apocalipse, não são para apavorar. Pelo contrário, servem de aviso milenário.
Geral Tumulto e agressão
O grande mestre Machado de Assis acompanhou por certo tempo o cotidiano dos parlamentares, registrou feitos importantes dos parlamentares e não deixou de opinar sobre o jogo político da época, embora sendo mais curioso que especialista. Estas tarefas lhe possibilitaram a escrever textos memoráveis, entre os quais "O velho Senado". Neste, o bruxo do Cosme Velho conta que os "senadores compareciam regularmente ao trabalho... (Eles) tinham ar de família... Dissentiam sempre... Nenhum tumulto nas sessões... Não faltavam oradores. Uma vez ouvi Euzébio de Queiroz, e a impressão que me deixou foi viva; era fluente, abundante, claro, sem prejuízo do vigor e da energia..." Isto, (e) leitor, foi há muito tempo. Bastante diferente do Brasil de agora, onde falta tudo, e os parlamentares não discursam, gritam. E, no lugar das grandes defesas, sobrepõe o tumulto.
Geral Oportunidade para Várzea Grande
Várzea Grande poderá ser o centro estadual de inovação tecnológica. Área de empreendimento novo e de enorme futuro aqui ou em qualquer lugar do mundo. Por que em Várzea Grande? Por parte. Foi aprovada na Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa uma proposta de incentivo às startups ou aquelas empresas que desenvolvem tecnologias novas. Tecnologia que pode servir à indústria, comércio, serviço ou até mesmo uma área nova na atividade econômica.
Geral Além de muros e quintais
Em nossas vidas somos cercados por muros que às vezes vemos como intransponíveis, até o momento que despertamos e começamos a entender que além desses muros e quintais existe vida.

Geral Para amar ou para ser amado?
A oração de São Francisco ensina a fazer mais pelos outros do que se preocupar em receber. Pede a Deus que ensine a ser Seu instrumento, consolando mais do que sendo consolado, compreendendo mais que sendo compreendido e amando mais do que sendo amado. Este é o segundo artigo da série O que A Cabana nos ensina.

Geral Desvalorização da negociação coletiva
A liberdade sindical é um dos principais instrumentos colocados à disposição dos trabalhadores para se organizarem coletivamente e terem meios de construírem uma contraposição eficaz ao poder econômico patronal. Trata-se do direito de criação de sindicatos, da impossibilidade da interferência externa em suas atividades, da necessidade de estabelecer diretrizes democráticas na gestão sindical, da livre escolha das funções que as entidades irão desempenhar e da liberdade de filiação aos sindicatos.
Geral China e Mato Grosso
A China tem três trilhões de dólares em títulos do governo norte-americano com rendimentos limitados. Quer gastar parte disso em 65 países em investimentos que deem mais retorno. Está sendo chamado de novo Plano Marshall. Aquele plano que os EUA criaram para investir pesadamente na Europa depois da Segunda Guerra Mundial para impedir que a região fosse para o socialismo.