Artigos
Geral Como o goleiro na hora do gol
Como dizia Belchior, o que se repercute, sempre, na hora do gol, é a alegria. Mas, para que isso aconteça, há o outro lado, a tristeza, a angustia do perdedor. Por isso ele escreveu o verso: "estava mais angustiado que o goleiro na hora do gol". Assim fiquei domingo, ao saber que o poeta levaria felicidade ao céu, mas, quem o admirava aqui, estaria desse outro lado, como o arqueiro, triste, ao ver a sua passagem.

Geral Os samurais e a liderança
Imersos no caos das mudanças e desafios do contexto atual, os líderes muitas vezes se sentem deslocados e podem se equivocar sobre as estratégias a serem tomadas, os tempos de ação, as escolhas, as decisões e as atitudes.
Geral Viola de cocho e política
Conheci um construtor de Viola de cocho, que tinha o nome de "Jhão-Jhão", mal humorado, pouco estudo, muita sabedoria popular, e detestava qualquer tipo de político. Ele dizia sempre, que o homem político tem as suas características inconfundíveis: é sorridente, apertador de mãos, "abraçador" de pessoas, amante de falatório, mentiroso por excelência, e procura pentear o cabelo sempre para traz, com isso tornando a cara ainda mais "lambida", talvez para passar uma imagem de cinismo com a maior naturalidade.
Geral Uma relação para analisar
É revelador o conteúdo das delações dos executivos da Odebrecht. Revelador e provocador, diga-se de passagem, embora se tenha acesso apenas a alguns de seus trechos. Infelizmente, porém, a imensa maioria da população se apega unicamente aos nomes dos integrantes da lista dos delatores (induzida pela mídia que só fala dela).
Geral A arte e o trabalho
Ao se procurar imagens na Internet sobre o tema 'trabalhadores', é difícil encontrar referências àqueles chamados intelectuais, ou seja, que não atuam na indústria ou no campo. Os chamados 'trabalhadores de colarinho branco' não são um assunto comum.

Geral Câncer de boca
Pouco conhecido no Brasil, embora em algumas regiões seja o quarto tipo de tumor mais frequente, o câncer de boca atinge cerca de 14 mil brasileiros a cada ano, com um saldo de mais de quatro mil mortes. Em escala mundial, são 500 mil novos casos diagnosticados anualmente. Ocorre três vezes mais em homens, na faixa dos 40 anos de idade, do que em mulheres.
Geral Saneamento em Cuiabá e VG
A última pesquisa do Instituto Trata Brasil, sobre saneamento e tratamento de esgoto, nas 100 maiores cidades do país, mostrou que Cuiabá, que estava antes na incômoda posição 62, caiu para 67 e Várzea Grande de 86 para 93. VG está entre as dez piores maiores cidades do país em saneamento e trata apenas 27% do esgoto.

Geral A era da intolerância aos intolerantes
Antigamente pouco se questionava sobre as consequências de determinadas ações intituladas de “brincadeiras” que tinham como característica alguma demonstração de preconceito, ofensa ou degradação envolvendo alguém ou algum grupo. Termos como o Bullying não estavam na pauta diária e os limites para o que era considerado humor estavam fracamente conceituados.
Geral A ditadura do preconceito
A ditadura do preconceito desponta em todas as classes sociais e lugares, daí a razão de percebermos a todo instante, em nosso convívio, atitudes de desrespeito e desconsideração que constituem uma das mais drásticas e destrutivas mazelas nas relações da humanidade.
Geral Acesso à Universidade e Populismo
É interessante observar que, diante das dificuldades econômicas de um país, quanto maiores elas forem, maior será o sonho dos jovens em se preparar para ingressar no mercado de trabalho, ou seja, quanto menos emprego, mais sonho.