Artigos
Geral Segurança já
Os indicativos da criminalidade estão a assustar a comunidade do bem. Ao ler os jornais e sites de notícias, somos dominados pelo pânico - diariamente se somam os roubos, tráficos, homicídios, furtos, violência sexual, estelionatos, agressões e corrupção -. A escalada da violência parece não ter fim.
A Constituição afirma que a segurança pública, dever do Estado, é responsabilidade de todos. Isto para soar como paradoxo, algo desconexo da realidade e, portanto, irracional.
Geral A inovação do tédio
O objetivo da inovação é criar valor. Mas a busca por processos com a finalidade de satisfazer egos de palestrante e livros sem utilidade, incentivam um mercado cada vez mais crescente e entediante de pseudo-inovadores.
Confesso que não aguento mais ver vídeos, cases e palestras de gente que se diz inovadora, mas não fez nada além de pegar carona numa onda sem propósito para ser popular.
Geral Por que não se recusou?
Já foi escolhido o nome que irá ocupar a cadeira deixada por Teori Zawaschi no Supremo Tribunal Federal, recentemente falecido em um acidente de avião. Tinha-se a expectativa que a escolha caísse em outra pessoa. Uma mulher, talvez. Mas, certamente, mais técnico, mais experiente com as coisas do Judiciário e com a vida jurídica. O presidente Michel Temer, sabiamente, deixou a presidente da Corte máxima do país, Carmem Lúcia, sortear primeiro o chamado relator dos processos relacionados da Operação Lava Jato. Com isso, claro, evitou maiores desgastes ao seu governo, livrando-se da pecha de que o seu indicado, na condição de relator, iria abafar a tão falada operação na Corte.
Geral A barbárie
Até a última sexta-feira 125 mortes haviam sido debitadas à paralisação da Polícia Militar no Espírito Santo. No primeiro momento, condena-se a PM por paralisar. No segundo, quando se vê a sociedade capixaba prisioneira dela mesma, aí a coisa vai além das polícias militares. Lá, pessoas ditas trabalhadoras estão assaltando-se entre si e assaltando a classe média e rica. O que se vê é a barbárie instalada dentro da sociedade.
Geral O Brasil visto de fora
Há duas semanas quando cheguei `a Belgica para visitar minha filha , coincidiu que também estava em Bruxelas o ex-governador de Mato Grosso, senador licenciado e atual Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, um dos maiores ou talvez o maior produtor de grãos do Brasil e um dos maiores do mundo.
Geral Venda de terras a estrangeiros
Vamos vender ou não terras para estrangeiros? É uma decisão que pode ocorrer no Congresso ainda este ano. Também a Advocacia Geral da União está reavaliando uma decisão do órgão de 2010 que foi contra a venda de terras. Pode vir novidades por aí também.
Geral O 8° Mandamento
Dos 10 Mandamentos dados por Deus para que tenhamos uma vida feliz e próspera, talvez o 8º deles: ‘Não Furtarás’, seja o menos obedecido no momento, mundo afora. No Brasil não é diferente. Grande parte dos brasileiros vem desobedecendo de maneira desafiadora a esse preceito dado pelo Altíssimo.
Geral Coisas só nossas
A mídia revolveu escarafunchar o programa de financiamento do ensino superior, Fies. Tomo emprestados trechos de uma matéria de revista de circulação nacional que botou o assunto em discussão.
Mostrou, por exemplo, o crescimento dos gastos com o programa. Em 2010 se gastou 2.5 bilhões de reais para contemplar 76 mil estudantes. Em 2011, com os mesmo 2.5 bilhões, 228 mil estudantes foram contemplados. Aumentou bastante e em 2015 já financiava 1.9 milhões de estudantes com um custo de 17.6 bilhões de reais.
Geral Trocas e as brigas por cargos
Trocas e substituições nas equipes dos governos são comuns. Mesmo que seja um ou outro secretário. Pois são bastante corriqueiras as cobranças e as exigências dos políticos e partidos aliados. Estes não participam de uma campanha eleitoral pelos belos olhos ou pela boa forma física do cabeça-de-chapa. Mas, isto sim, por espaços no cenário construído, ou que venha a ser construído, e por cargos. Portanto, o governador mato-grossense não seria o único que ficaria longe das pressões partidárias. Sofreu, aliás, quando montou o seu secretariado antes de tomar posse. Tanto que partidos e políticos, ao contrário do que se diz, tiveram seus indicados aproveitados. Agora, o governador promove mudanças no seu secretariado e mexe com alguns postos do segundo escalão.
Geral Artimanha
Algumas notícias soam como boas, ótimas e populares à primeira vista. Mas podem ser ‘bombas’ revestidas por belas embalagens. Parece ser o caso da ‘transferência’ de recursos do Hospital Julio Muller para o novo Pronto-Socorro da Capital, que passaria a acumular os serviços da unidade universitária. Para a UFMT (leia artigo na página 2 desta edição), trata-se de uma estratégia para não finalizar o novo Julio Muller, onde já foram gastos mais de R$ 8 milhões.