Notícias
SAÚDE Governo pagou em três dias R$ 67 milhões para setor da Saúde Pública
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Luiz Soares, na próxima semana a previsão é fazer pagamentos no valor de R$ 13 milhões. “Nesta semana, após reuniões com o governador Pedro Taques e equipe econômica e com o acompanhamento de deputados estaduais, conseguimos regularizar grande parte de dívidas com diferentes serviços, entre os quais estão pagamentos para os hospitais de Colíder e Sorriso, para a farmácia de alto custo, para a atenção básica que é o fundo a fundo entre o Estado e municípios, aos consórcios regionais de saúde relativos ao mês de março, para os serviços de UTI das entidades filantrópicas, além de pagamento parcial para o serviço de Home Car”, explicou Luiz Soares.
AGRONEGÓCIO Proposta muda emissão de cédulas do agronegócio; entenda
Como forma de tirar o peso dos bancos públicos no financiamento das produções rurais, foi criada a Cédula de Produto Rural (CPR), em 1994. Com esse dispositivo, os produtores passaram a emitir títulos do agronegócio para antecipar recursos – pagos lá na frente com a entrega física do produto.
EDUCAÇÃO Cerca de 23% das vagas do Fies não foram preenchidas este ano
Com as mudanças e as restrições no financiamento, o setor passou também a buscar alternativas. Para o presidente da Anima Educação, grupo de educação de capital aberto, Daniel Castanho, o Fies perdeu a força. Nas instituições do grupo, 11% dos novos alunos neste ano são financiados pelo Fies. Esse percentual já chegou a 40%. Levando em conta todos os estudantes matriculados, 30% são beneficiados pelo Fies.
ECONOMIA Governo apresenta proposta de pagamento da RGA ao Fórum Sindical
O índice de 6,58%, segundo a proposta, deve ser quitado em três parcelas, sendo as duas primeiras de 2,15% e a última de 2,14%, totalizando o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) aferido em 2016, levando em consideração que a soma dos percentuais é de juros compostos.
PECUÁRIA Campanha de vacinação contra febre aftosa termina na quarta-feira (31.05)
A comunicação da imunização do rebanho deve ser feita até 12 de junho nos escritórios locais do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT). A multa para quem deixar de vacinar o rebanho dentro do período da campanha é de 1 UPF (Unidade Padrão de Fiscal) por cabeça de gado não vacinado. O produtor que atrasar a comunicação fica impossibilitado de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período mínimo de 30 dias.
MEIO AMBIENTE Dia Nacional da Mata Atlântica é neste sábado
A Lei da Mata Atlântica, que tramitou por 14 anos no Congresso Nacional e foi finalmente sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro de 2006, regulamenta o uso e a exploração de seus remanescentes florestais e recursos naturais.