Notícias
GERAL Inovação era uma das marcas de Silvio Santos, lembra jornalista
O apresentador de televisão e empresário Silvio Santos, que morreu na madrugada deste sábado (17), em São Paulo, foi responsável por inovações no jornalismo brasileiro. Filiado ao Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro desde os anos 50, ele ajudou a criar o primeiro telejornal no país
MEIO AMBIENTE Corpo de Bombeiros extingue dois incêndios e combate outros 16 nesta sexta-feira
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso extinguiu dois incêndios florestais nas últimas 24 horas. Outros 16 incêndios seguem em combate no Estado por 120 bombeiros, que contam com o apoio de quatro aviões, um helicóptero, 38 viaturas, entre caminhonetes e caminhões-pipa, 11 máquinas e quatro barcos.
Os incêndios extintos pelos militares foram na Fazenda Batovi, em Tesouro, e no Rancho Estrela de Prata, em Barra do Garças.
No Pantanal, 59 bombeiros estão distribuídos na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço; na Fazenda Cambarazinho e Porto do Triunfo, em Poconé; e na divisa com a Bolívia e em Porto Conceição, em Cáceres.
POLÍTICA PEC que limita decisões do Supremo começa a tramitar na Câmara
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), encaminhou nesta sexta-feira (16) para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 8/2021, que limita decisões monocráticas no Supremo Tribunal Federal (STF) e em outros tribunais superiores. A PEC foi aprovada no Senado em novembro do ano passado e estava aguardando o início da tramitação na Câmara.
Após passar pela CCJ, a proposta terá que ser aprovada em dois turnos no plenário da Câmara.
A PEC 8/2021 proíbe decisões monocráticas que suspendam a eficácia de lei
POLÍTICA Por unanimidade, STF mantém decisão de Dino que suspendeu emendas
Por unanimidade, 11 votos a zero, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram manter a decisão individual do ministro Flávio Dino que suspendeu a execução das emendas impositivas de deputados federais e senadores ao Orçamento da União.
JUSTIÇA Liminar proíbe empresa de prometer redução do valor de financiamento
A Justiça acolheu pedido liminar do Ministério Público do Estado de Mato Grosso e determinou à empresa ALTX Assessoria em Negociações Ltda – O Facilitador que se abstenha de veicular propagandas com mensagem de promessas de redução de valor de financiamento em percentual pré-determinado.
GERAL Governo de MT lança licitação para transporte intermunicipal em mais quatro regiões
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) lançou concorrência pública para concessão do transporte intermunicipal de quatro regiões do Estado. Serão licitadas as linhas das regiões de Barra do Garças, São Félix do Araguaia e Cáceres, na modalidade básica, e Tangará da Serra, na categoria diferenciada.
CONCURSO PÚBLICO Concurso Unificado: sala de situação vai monitorar andamento da prova
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) instalou uma sala de situação no edifício-sede da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), em Brasília, para monitorar, neste domingo (18), em tempo real, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) em todo o país. A sala funcionará das 6h às 20h.
MEIO AMBIENTE Corpo de Bombeiros extingue três incêndios florestais e combate outros 17 nesta quinta-feira
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso extinguiu três incêndios florestais nas últimas 24 horas. Outros 17 incêndios seguem em combate nesta quinta-feira (15.08) por 123 bombeiros, que contam com o apoio de três aviões, um helicóptero, 40 viaturas entre caminhonetes e caminhões-pipa, 11 máquinas e quatro barcos.
Na quarta-feira (14.08), foram extintos incêndios na Serra de São Vicente, em Cuiabá, e na Fazenda Ararinha, em Novo Santo Antônio. Já em Lucas do Rio Verde, um incêndio na região Macucu foi considerado extinto na manhã desta quinta-feira, após o controle das chamas na quarta.
POLÍTICA TSE recebe lista de 9,7 mil pessoas com contas irregulares
O Tribunal de Contas da União (TCU) entregou nesta quinta-feira (15) à Justiça Eleitoral uma lista com os nomes de 9,7 mil pessoas que tiveram contas julgadas irregulares nos últimos oito anos. A entrega foi feita pelo presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) .
POLÍCIA Membros de facção envolvidos em tribunais do crime são alvos da Polícia Civil em Tapurah
Membros de uma organização criminosa foram alvos de 20 ordens judiciais, nesta quarta-feira (14.08), por policiais civis da Delegacia de Tapurah (a 433 km de Cuiabá). Os suspeitos são responsáveis pelo chamado "tribunal do crime" no município.
Foram cumpridas 11 ordens de busca e apreensão, seis de prisão preventiva e três de internação provisória contra menores infratores. Os mandados judiciais foram decretadas no percurso da investigação que apura a prática de crimes de sequestro e tortura contra três pessoas em Tapurah.