Notícias
POLÍTICA Deputada Rosa Neide protocola na Câmara abaixo-assinado contra PL que retira MT da Amazônia Legal
A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) entregou na quarta-feira (23), na Câmara, um abaixo-assinado contra o PL 337/2022, que propõe a retirada de Mato Grosso da Amazônia Legal. Denominado de Manifesto pela Terra, o documento conta com mais de 5 mil assinaturas. Além disso, mais de 60 entidades da sociedade civil e grupos de pesquisa aderiram ao texto. As assinaturas foram coletadas pelo movimento: Mato Grosso na Amazônia é Legal.
Rosa Neide entregou o manifesto na mesa diretora da Casa, em seguida subiu à tribuna onde discursou contra o PL, proposto pelo deputado Juarez Costa (MDB-MT).
ECONOMIA ALMT aprova propostas tributárias que alteram regras de ICMS no estado
A otimização é um dos possíveis instrumentos para tornar o sistema tributário mais eficiente e seguro tanto para o crescimento do Estado quanto ao bem-estar social da população. Nos últimos anos, buscando legislações mais eficazes
JUSTIÇA Trio é condenado por homicídio consumado e tentado de irmãos
Uma mulher e dois homens foram condenados pelo Tribunal do Júri da comarca de Juína (a 735km de Cuiabá), na terça-feira (22), pelo homicídio consumado e tentado de dois irmãos. Marta Souza Amorim e Alex do Ouro da Silva receberam a pena de 26 anos, um mês e 28 dias de reclusão, enquanto Wagner da Silva Ramos foi condenado a 16 anos. O trio foi julgado pelo homicídio duplamente qualificado de Raquel Meira Duarte (por motivo torpe, mediante dissimulação e surpresa) e pelo homicídio tentado de Gabriel Meira Duarte.
Conforme a denúncia da 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Juína, os crimes aconteceram na cidade de Castanheira (a 776km da Capital), em janeiro de 2019, motivados por um acerto de contas. Marta, Alex e Wagner agiram previamente ajustados e em divisão de tarefas. Os condenados seriam traficantes de drogas, enquanto as vítimas seriam delatoras de traficantes para a polícia.
SAÚDE Médico alerta para riscos da tuberculose pulmonar não tratada
No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado nesta quinta-feira (24), a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) alerta a população que a doença, quando não diagnosticada e tratada ou quando o tratamento é suspenso, pode provocar complicações em outros órgãos do corpo
SAÚDE Mato Grosso registra nesta quinta-feira 723.464 casos e 14.852 óbitos por Covid-19
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quinta-feira (24.03), 723.464 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 14.852 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.
GERAL Governo de MT entrega máquinas e equipamentos para municípios e associações nesta sexta-feira (25)
O governador Mauro Mendes entrega, nesta sexta-feira (25.03), máquinas, equipamentos e insumos para prefeituras, associações e consórcios de Mato Grosso, com investimento de R$ 103,7 milhões. A cerimônia de entrega será às 08h, no estacionamento da Arena Pantanal, em Cuiabá.
GERAL Ação de policiais civis salva homem que estava sofrendo infarto e buscou socorro em delegacia
Um homem que estava sofrendo um infarto foi salvo após servidores da 2ª Delegacia de Polícia de Várzea Grande auxiliarem a vítima e tomar os procedimentos adequados, o encaminhando rapidamente a uma unidade de saúde.
SAÚDE Saúde recomenda segunda dose de reforço para idosos acima de 80 anos
O Ministério da Saúde (MS) recomenda segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 para idosos com mais de 80 anos. A aplicação deve ser feita quatro meses após a primeira dose de reforço e a orientação é que o imunizante seja preferencialmente da Pfizer.
ECONOMIA Confiança do comerciante em Cuiabá volta a crescer e encerra trimestre com alta
A pesquisa que mede o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) na capital mato-grossense atingiu 138,1 pontos em março e encerrou o primeiro trimestre no ano com o melhor resultado. Analisando os últimos 13 meses, o índice atual está atrás apenas do verificado em setembro do ano passado, quando somou 138,2 pontos. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e analisados pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio no estado (IPF-MT).
O diretor de Pesquisas do IPF-MT, Maurício Munhoz, afirmou que o resultado atual demostra uma alta taxa de otimismo do comércio.
JUSTIÇA Ministério Público acrescenta qualificadora e requer que médica vá a júri
A 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Cuiabá apresentou nesta terça-feira (22) as alegações finais no processo criminal que apura a morte do verdureiro Francisco Lucio Maia, em abril de 2018, e requereu que a médica Letícia Bortolini seja pronunciada e julgada pelo Tribunal do Júri por homicídio qualificado