Publicado em Domingo - 13 de Março de 2022 | por Volney Albano, Assessoria

GERAL Rosa Neide é única de MT a votar contra aprovação de urgência ao PL que libera garimpo em terras indígenas

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) foi a única parlamentar de Mato Grosso na Câmara, a votar não à urgência para apreciação do Projeto de Lei (PL) 191/2020. O pedido de urgência foi aprovado na quarta-feira (09) por 279 a 190. O PL libera a mineração e a construção de hidrelétricas em Terras Indígenas.

Antes da votação, artistas, intelectuais, políticos e milhares de cidadãos comuns protestaram do lado de fora do Congresso, contra o PL e todos os projetos em tramitação na Casa, que visam flexibilizar a legislação vigente, para facilitar a exploração econômica de áreas preservadas, com consequente devastação ambiental e retirada de direitos dos povos originários.

Leia mais...

© Marcello Casal JrAgência Brasil
© Marcello Casal JrAgência Brasil

SAÚDE Março Roxo quer conscientizar população sobre a epilepsia

Publicado em Domingo - 13 de Março de 2022

A campanha Março Roxo deste ano, promovida pela Associação Brasileira de Epilepsia (ABE), quer conscientizar a população sobre a doença que acomete 2% da população no Brasil e afeta em torno de 50 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Leia mais...

POLÍTICA Deputada Rosa Neide pede ao presidente do TSE medidas que combatam a violência política contra mulheres nas eleições

Publicado em Domingo - 13 de Março de 2022 | por Volney Albano, Assessoria

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) e deputadas que compõem o Observatório Nacional da Mulher na Política se reuniram na quarta-feira (09), em Brasília, com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Edson Fachin e a ministra Maria Cláudia. Em pauta, o combate à violência de gênero nas eleições de 2022.

Autora da proposta que criou o Observatório, Rosa Neide explicou ao ministro que o objetivo da visita era pedir ao Tribunal, o estabelecimento de Resolução específica visando a proteção efetiva dos direitos políticos das mulheres e o combate eficaz à violência política, especialmente nas eleições.

Leia mais...
© Arquivo/Agência Brasil
© Arquivo/Agência Brasil

MEIO AMBIENTE ONU premiará iniciativas para reparação de ecossistemas

Publicado em Sábado - 12 de Março de 2022

A Organização das Nações Unidas (ONU) publicou uma chamada para o recebimento de iniciativas que possam ajudar na reconstrução de ecossistemas degradados em todo o mundo. As propostas serão recebidas até 31 de março.

Leia mais...
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

GERAL Investimentos do Governo de MT garantem capacidade operacional dos Bombeiros, afirma comandante-geral

Publicado em Sábado - 12 de Março de 2022 | por Redação TA c/ Secom-MT

Os investimentos realizados pelo Governo do Estado na reestruturação do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) fortaleceram a capacidade de trabalho da corporação nos atendimentos das diversas ocorrências de urgência e emergência, além do combate aos incêndios florestais.

Leia mais...
Foto: Fred Moraes/Detran-MT
Foto: Fred Moraes/Detran-MT

TRÂNSITO Detran-MT reforça a importância do uso do capacete para motociclistas

Publicado em Sábado - 12 de Março de 2022 | por Redação TA c/ Detran-MT

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) reforça aos motociclistas e passageiros das motos quanto a importância do uso obrigatório do capacete sempre que trafegarem em vias públicas. O objetivo do capacete é proteger a cabeça reduzindo os impactos causados em um eventual acidente.

Leia mais...
Foto: Edilson Proença
Foto: Edilson Proença

GERAL Governo autoriza licitação para pavimentar estradas rurais na Agrovila das Palmeiras

Publicado em Sábado - 12 de Março de 2022 | por Robson Fraga

Os moradores da Agrovila das Palmeiras, em Santo Antônio de Leverger (55 Km de Cuiabá), vão receber o tão sonhado asfaltamento da MT-361/468 e da MT-040/361, o que vai facilitar o trânsito de pessoas e o escoamento da produção agropecuária local até Cuiabá e municípios vizinhos.

A abertura do processo de licitação do primeiro trecho (MT-361/468), de 22,83 km, foi autorizada pelo Governo do Estado através do processo SINFRA-PRO-2022/471. A pavimentação vai do entroncamento da BR-070/163/364 até a MT-364, na Vila Caité.

Leia mais...
Assessoria
Assessoria

GERAL Sinasefe MT realiza ato em defesa da professora de filosofia de Alta Floresta

Publicado em Sábado - 12 de Março de 2022 | por Redação TA c/ Fátima Lessa, Assessoria

Portando cartazes e gritando palavras de ordem, o grupo Mulheres do SinasefeMT, o Coletivo de Mulheres de Cuiabá com apoio acústico do grupo de mulheres Tambores de Maria Taquara, ocuparam, na terça-feira, 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, o hall de entrada da reitoria do IFMT, no bairro Quilombo, em Cuiabá, em defesa da professora de filosofia Maria Oseia Bier, de Alta Floresta ( a 636.30 km de Cuiabá), vitima de violência virtual.

Leia mais...
© Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil

SAÚDE Covid-19: Brasil tem 45 mil casos e 289 mortes em 24 horas

Publicado em Sábado - 12 de Março de 2022

O Brasil registrou 45.020 casos de covid-19 em 24 horas, segundo o boletim divulgado neste sábado pelo Ministério da Saúde. No mesmo período, houve 389 mortes em decorrência da doença. Os números não incluem dados do Mato Grosso e do Distrito Federal, unidades da Federação cujas secretarias de Saúde não atualizaram os dados até a divulgação do boletim.

Leia mais...
© Rovena Rosa/Agência Brasil
© Rovena Rosa/Agência Brasil

SAÚDE Fiocruz considera prematura retirada de máscaras e passaporte

Publicado em Sexta - 11 de Março de 2022

O relaxamento de medidas protetivas contra a covid-19, como o uso de máscaras em locais fechados de forma irrestrita, é prematuro, revela boletim do Observatório Covid-19, divulgado hoje (11), no Rio de Janeiro, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os pesquisadores afirmam que as próximas semanas serão fundamentais para entender a dinâmica de transmissão da doença e que ainda não é possível avaliar o efeito das festas e viagens no período do carnaval.

"Flexibilizar medidas como o distanciamento físico (controlado pelo uso do passaporte vacinal) ou o abandono do uso de máscaras de forma irrestrita colabora para um possível aumento, e não nos protege de uma nova onda", afirma o boletim.

Leia mais...