Publicado em Sexta - 03 de Maio de 2024

EDUCAÇÃO Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

O governo federal decidiu nesta sexta-feira (3) adiar em todo o país a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) por causa das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. O certame, o maior a ser realizado no Brasil, estava marcado para domingo (5).

Leia mais...
@ Arte / EBC
@ Arte / EBC

POLÍCIA Operação Transporte Seguro cumpre prisões contra grupo que roubou carga agrícola no norte de MT

Publicado em Quarta - 01 de Maio de 2024 | por Redação TA c/ PJC-MT

A Gerência de Combate ao Crime Organizado deflagrou a Operação Transporte Seguro, na terça-feira (30.04), para cumprir cinco mandados de prisão contra integrantes de uma organização criminosa que atua no roubo de cargas em rodovias de Mato Grosso. Os mandados foram cumpridos em Várzea Grande (MT) e em Londrina (PR).

A investigação, que contou com apoio da Delegacia Regional de Guarantã do Norte e Delegacia de Marcelândia, teve início após o registro de um roubo de carga, com restrição de liberdade da vítima, ocorrido no final de janeiro na cidade de Marcelândia, no norte do estado.

O inquérito policial sobre o roubo, majorado pelo uso de arma de fogo, em concurso de pessoas e com restrição de liberdade da vítima, identificou a participação de oito criminosos.


Leia mais...

POLÍCIA Polícia Civil deflagra operação contra integrantes de facção criminosa em Marcelândia

Publicado em Quarta - 01 de Maio de 2024 | por Redação TA c/ PJC-MT

Dez mandados judiciais decretados contra integrantes de facção criminosa, foram cumpridos pela Polícia Civil, na Operação "Estado Seguro", deflagrada nesta quarta-feira (01.05), no município de Marcelândia (710 km ao norte de Cuiabá).

Durante o trabalho operacional para cumprimento das dez ordens de busca e apreensão domiciliar, foram apreendidas drogas, arma de fogo, munições e diversos aparelhos celulares.

A ação resultou também na prisão em flagrante de três pessoas. Uma mulher de 24 anos foi autuada pelo crime de posse ilegal de arma de fogo, e um casal, ele 34 anos e ela de 41 anos, autuados por tráfico de drogas.

Os mandados foram expedidos pela Justiça, após investigação da Delegacia de Marcelândia visando desarticular uma organização criminosa instalada na região.

Leia mais...
Foto Arquivo pessoal
Foto Arquivo pessoal

GERAL Governo de MT investe em projeto-piloto que garantirá produção e venda de gengibre e açafrão

Publicado em Quarta - 01 de Maio de 2024 | por Redação TA c/ Secom-MT

A Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Seciteci), em parceria com o Instituto Brasil, está colocando em prática um projeto-piloto para a produção de gengibre e açafrão e construção de uma unidade de processamento dessas raízes, no Assentamento Capão das Antas, localizado em Nossa Senhora do Livramento.

A iniciativa surgiu do resultado de uma pesquisa do Instituto Brasil que apontou produção insuficiente de gengibre e açafrão em Mato Grosso. O projeto elaborado pela instituição, que visa melhorar a renda das famílias, obteve apoio financeiro do Governo do Estado.

Leia mais...
@ Paulo Pinto/Agência Brasil
@ Paulo Pinto/Agência Brasil

GERAL Lula sanciona lei que altera tabela do Imposto de Renda

Publicado em Quarta - 01 de Maio de 2024

Nesta quarta-feira (1º), durante ato com trabalhadores na zona leste de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o Projeto de Lei nº 81/2024 que corrige a tabela do Imposto de Renda, aumentando a isenção para quem recebe até dois salários mínimos por mês.

Leia mais...
Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT
Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

MEIO AMBIENTE Governo de MT já aplicou R$ 303 milhões em multas por crimes ambientais em 2024

Publicado em Quarta - 01 de Maio de 2024 | por Redação TA c/ Secom-MT

As ações de combate aos crimes ambientais do Governo de Mato Grosso já resultaram na aplicação de R$ 303 milhões em multas somente no primeiro quadrimestre de 2024. As ações tiveram como alvos principais os desmatamentos ilegais e as queimadas ilegais.

Leia mais...
Assessoria
Assessoria

POLÍTICA Lúdio Cabral propõe criar a Embrapa Cuiabá para desenvolver cultivo de frutas em Mato Grosso

Publicado em Quarta - 01 de Maio de 2024 | por Redação TA c/ Assessoria

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) propôs a criação de uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Cuiabá, para desenvolver a fruticultura e a horticultura. Na quinta-feira (25), em Brasília, durante evento de comemoração dos 51 anos da Embrapa

Leia mais...
Foto: Detran/MT
Foto: Detran/MT

GERAL Sesp e Detran lançam Campanha Maio Amarelo nesta quinta-feira

Publicado em Quarta - 01 de Maio de 2024 | por Redação TA c/ Sesp-MT

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) lançam, nesta quinta-feira (02.05), a Campanha Maio Amarelo 2024: “A paz no trânsito começa por você”. A cerimônia será às 19h, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, em frente ao Shopping Pantanal, em Cuiabá.

Leia mais...
@Reuters / Diego Vara
@Reuters / Diego Vara

MEIO AMBIENTE Temporais causam 10 mortes no RS; 21 pessoas estão desaparecidas

Publicado em Quarta - 01 de Maio de 2024

Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul já deixaram dez mortos e 21 pessoas desaparecidas. De acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil do estado, na manhã desta quarta-feira (1º), 104 municípios foram afetados, 1.431 pessoas estão desalojadas e 1.145 foram levadas para abrigos.

Leia mais...
@ Adriano de Souza Lopes
@ Adriano de Souza Lopes

GERAL Dívida histórica: como Portugal pode reparar crimes coloniais?

Publicado em Segunda - 29 de Abril de 2024

Durante a semana, o discurso do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, sobre a responsabilidade do país pela escravidão no Brasil repercutiu em diferentes setores da sociedade nos dois lados do Atlântico. Entidades civis de defesa de direitos humanos, acadêmicos e autoridades políticas receberam positivamente o discurso, mas cobraram um projeto concreto de reparação pelo conjunto de crimes e violações cometidos durante o processo de colonização.

Foi a primeira vez que um presidente de Portugal reconheceu a responsabilidade de forma mais contundente, apesar de a posição não ser compartilhada pelo conselho de ministros do governo português.

“Temos que pagar os custos. Há ações que não foram punidas e os responsáveis não foram presos? Há bens que foram saqueados e não foram devolvidos? Vamos ver como podemos reparar isso”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Leia mais...