Notícias SAÚDE
Imunização contra febre amarela deve ser feita apenas uma vez na vida
As notícias sobre febre amarela veiculadas na mídia em todo país têm levado muitas pessoas a procurar os postos de saúde para tomarem a vacina que imuniza contra a doença. Segundo informações da coordenadora de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde, Lidiane Siqueira, nos últimos meses a procura pela vacina dobrou nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF), da capital mato-grossense.
Emanuel Pinheiro garante recurso federal de 12 milhões à Santa Casa
O prefeito Emanuel Pinheiro garantiu um recurso federal de R$12 milhões, empenhado pelo senador Wellington Fagundes e o deputado federal Valtenir Pereira, que será destinado à Santa Casa da Misericórdia, possibilitando a ampliação de leitos e demais melhorias nos seviços de pronto atendimento da unidade de saúde.
Secretarias do Estado e do Município emitem nota sobre repasses aos hospitais filantrópicos
A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) e a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS-Cuiabá) esclarecem à população em resposta às manifestações promovidas pelos Hospitais Filantrópicos, veiculadas na imprensa sobre possíveis atrasos nos pagamentos, nos últimos dias.
Aquisições de câmaras de imunização dão celeridade ao processo de vacinação em Cuiabá
Diversos avanços vêm sendo proporcionados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) visando à reestruturação e a humanização dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde. Dentre eles, a compra de 60 câmaras de conservação imunológica de última geração. Ao todo, foram adquiridas 60 unidades ao custo unitário de R$ 7.900,00 oriundos de emendas parlamentares.
Vigilância em Saúde realiza trabalho de monitoramento de macacos desde 2017
A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá tranquiliza a população acerca dos boatos sobre a febre amarela, que têm causado grande apreensão na capital. “A Vigilância em Saúde da SMS tem um plano de ação em andamento desde o mês de fevereiro de 2017, de monitoramento dos locais que possuem condições ambientais favoráveis para a existência de macacos. A finalidade deste trabalho é identificar a morte desses animais, que pode indicar a possibilidade de circulação do vírus da febre amarela”, revela a secretária municipal de saúde, Elizeth Araújo.

Brasil tem 34% dos casos de coinfecção de tuberculose e HIV do mundo
No Brasil, os números dos últimos anos apontam para uma desaceleração tanto no número de diagnósticos quanto na mortalidade por tuberculose. Mas a quantidade de novos casos da tuberculose a cada ano ainda é considerada alta, principalmente entre populações mais vulneráveis, como os indígenas, pessoas privadas de liberdade e em situação de rua.
Janeiro roxo é o mês internacional de luta contra a hanseníase
Sempre celebrado no último domingo de janeiro, o Janeiro Roxo reforça o compromisso de controlar a hanseníase, promover o diagnóstico e o tratamento correto, além de difundir informações e desfazer preconceitos que tanto prejudicam o diagnóstico preventivo da doença. O tema da campanha nacional de 2018, escolhido pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) é “Todos contra a Hanseníase”.