Notícias SEGURANÇA
Mais antiga unidade da Polícia Militar tem novo comandante
Além de cursos específicos da formação policial como o Curso de Formação de Oficiais, Bastos tem habilitações em áreas complementares como de Polícia Comunitária, do Proerd (programa de prevenção e combate às drogas e violência) e de Instrutor de Tiros.
Em 16 operações, 50 são presos por dirigir bêbados
Participaram das ações da Lei Seca as forças de segurança da Sesp (Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Politec e Detran), Delegacia de Delitos de Trânsito (Deletran), Ministério Público do Estado, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão de Trânsito e Delegacia de Trânsito.
Sesp adota ferramenta para identificar origem de chamadas telefônicas
A implantação da tecnologia é a soma de esforços da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e os órgãos de segurança Pública, por meio da resolução Anatel- 627/2013, que determina que todas as chamadas feitas para os números de emergência tenham a elas associadas a informação da localização.
Governos de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná lançam sistema integrado de inteligência
Os três estados dividem, no total, 2.894 quilômetros de fronteira seca com a Bolívia, Paraguai e Argentina. Para o secretário de Segurança de Mato Grosso, Rogers Jarbas, esta também é uma responsabilidade da Nação. “Essa interação entre as agências de inteligência dos Estados é pioneira no país. Precisamos de um crescimento do diálogo a nível estratégico e que os sistemas conversem entre si, independente de quem está no cargo de governador ou secretário. Mais do que discursos, precisamos de recursos, para isso, a União precisa estar neste diálogo e aproximar a relação com os estados e países vizinhos. Estamos em busca disso com essa ação assinada hoje
Equipamentos e utensílios do campo são principais alvos dos bandidos
Dentre as ações a serem desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) estão: rastrear e monitorar as informações, realizar análise criminal nas Regiões integradas de Segurança Pública (Risps), para consolidar os índices de criminalidade nas propriedades rurais e desarticular, por meio de investigações policiais, a atuação de associações e organizações criminosas voltadas às práticas de crimes patrimoniais nas propriedades.
Videomonitoramento flagra ações criminosas e leva à prisão de suspeitos
A delegada titular da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), Luciane Barros Pereira Lima, disse que o trabalho de videomonitoramento pode apontar a linha de investigação do crime. “Pelas imagens captadas na cena do crime ou das imediações podem auxiliar na investigação, na localização de pessoas e veículos”.