Notícias SEGURANÇA
Números de homicídios, roubos e furtos caem durante o carnaval
Nos 80 pontos de carnaval do Estado foi empregado um efetivo de 4.624 policiais militares, 799 policiais civis, 343 bombeiros, 145 técnicos da Politec e 24 do Detran. Foram mobilizadas ainda 378 viaturas de todas as forças de segurança.
Menores e mulheres vencem o medo e passam a denunciar mais casos de violência
A maior parte dos agressores nos casos de violência contra mulheres, crianças e adolescentes são pessoas muito próximas, como parentes e amigos. Por isso, a vítima muitas vezes não tem coragem de ir às delegacias ou procurar ajuda. A delegada alerta que em casos de violência sexual, a vítima pode comunicar qualquer órgão da rede de proteção, serviço de saúde, delegacia, conselho tutelar (se for menor de idade), para os procedimentos iniciais, que devem ser feitos no máximo em até 72 horas.
Mato Grosso reduz 26% os homicídios no mês de janeiro
“É a continuidade de várias ações de segurança pública. Hoje trabalhamos integrados e dispomos do serviço de inteligência para monitorar os locais com mais incidência de crime e atacar para a diminuição da criminalidade”, ressaltou. segundo o comandante, tenente-coronel PM Wesney de Castro Sodré , a aproximação das forças policiais com a comunidade resultou em um melhor resultado. “A sociedade tem contribuído com denúncias e nossa tropa se faz presente com as lideranças comunitárias”.
Polícia Civil reforçará unidades das cidades com festas de Carnaval
Para as cidades com festas, equipes com um delegado, um escrivão e três investigadores, irão reforçar o efetivo local, no período noturno dos dias de carnaval, iniciando já nesta sexta-feira (24 de fevereiro) até o dia 28. As demais unidades policiais da região metropolitana, que já trabalham no pronto atendimento, funcionarão normalmente, seguindo as escalas de serviço, podendo as equipes ser reforçadas nos plantões de Cuiabá e Várzea Grande.
Polícia Militar emprega mais 1,3 mil policiais nas ruas durante os dias de folia
Também estão escalados policiais das unidades especializadas como Batalhão de Polícia Militar Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), da Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam), Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Regimento Montado (RPMon) e Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA).
Após investimento de R$ 250 mil, Ciosp de Rondonópolis é reinaugurado
Das 3.537 chamadas envolvendo crimes contra a pessoa, 1.692 foram casos de ameaças, seguido de 773 registros de violência doméstica e 622 por lesão corporal. No Corpo de Bombeiros, 30% das 22.325 ligações no 193 foram trotes. Os dados são relativos de janeiro a junho de 2016.
Serviço bloqueia apenas o aparelho e não a linha telefônica
O bloqueio do aparelho visa reduzir as ocorrências de roubos e furtos de celulares, que representam uma fatia grande dos registros de boletins de ocorrência. No ato da comunicação, o cidadão vítima deverá informar que desejar realizar o bloqueio do aparelho.
Cidadão pode bloquear linhas de celulares roubados nas delegacias
Na região metropolitana, a inclusão do pedido ao CEMI ficará a cargo da Central de Registro de Ocorrências, na Prainha-Cuiabá, Delegacias de Roubos e Furtos de Cuiabá e de Várzea Grande. No interior do estado, há três pontos para inserção: um na Delegacia Regional de Rondonópolis, na Delegacia Regional de Sinop e um na Regional de Cáceres. O recebimento das ocorrências será feito via sistema, por comunicação das unidades.