Notícias SEGURANÇA
Secretaria de Segurança Pública vai intensificar repressão ao tráfico
“O papel da DRE é importantíssimo no combate tanto ao tráfico e também, por via indireta, o combate ao crime de roubo, furto e homicídio. É uma unidade de excelência, com profissionais altamente treinados”.
Ações integradas e investimentos do Governo fazem homicídios reduzir 34%
“Os resultados são fruto de um tripé: Investimentos do Governo em pessoal, equipamentos, viaturas e inteligência policial; metodologia de trabalho e planejamento integrado; e o mais importante, o comprometimento da tropa. Tudo isso tem feito a diferença na redução dos indicadores da criminalidade. Além disso, a participação da comunidade por meio dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), as lideranças comunitárias, prefeitos, vereadores têm feito a diferença para chegarmos a esses indicadores”, avaliou o secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Elizandro Jarbas.
Siagespoc e Diretoria Geral perseguem objetivos semelhantes
De seu lado, o novo diretor da DGPC também demonstrou satisfação com a visita da diretoria do Siagespoc, entidade que congrega cerca de 70 por cento do efetivo da Polícia Civil em Mato Grosso. Ele deixou claro que a força que dirige precisa manter o foco no aprimoramento da segurança pública, atuando de forma a reduzir os números da criminalidade, sempre em defesa intransigente dos direitos do cidadão mato grossense.
Operação Lei Seca é realizada em São José dos Quatro Marcos pela primeira vez
Com a edição de São José dos Quatro Marcos, já são 15 operações Lei Seca realizadas desde janeiro deste ano em todo estado. “Nesse Governo estamos estendendo a operação Lei Seca para o interior, buscando incentivar as instituições de Segurança Pública das localidades para que as atividades de segurança no trânsito se tornem rotina na região”, disse o delegado titular da Deletran de Cuiabá, Christian Alexandre Cabral.
Taques parabeniza forças de segurança pela redução de criminalidade no Carnaval
Neste Carnaval, Mato Grosso registrou queda de 73% no número de homicídios se comparado ao feriado do ano passado. Outras reduções foram registradas em furtos (-42%), roubos (-46%) e tráfico de drogas (-31%). As ações de segurança foram deflagradas na sexta-feira (24.02) e seguiram até terça-feira (28.02).
Números de homicídios, roubos e furtos caem durante o carnaval
Nos 80 pontos de carnaval do Estado foi empregado um efetivo de 4.624 policiais militares, 799 policiais civis, 343 bombeiros, 145 técnicos da Politec e 24 do Detran. Foram mobilizadas ainda 378 viaturas de todas as forças de segurança.

Menores e mulheres vencem o medo e passam a denunciar mais casos de violência
A maior parte dos agressores nos casos de violência contra mulheres, crianças e adolescentes são pessoas muito próximas, como parentes e amigos. Por isso, a vítima muitas vezes não tem coragem de ir às delegacias ou procurar ajuda. A delegada alerta que em casos de violência sexual, a vítima pode comunicar qualquer órgão da rede de proteção, serviço de saúde, delegacia, conselho tutelar (se for menor de idade), para os procedimentos iniciais, que devem ser feitos no máximo em até 72 horas.