Notícias
GERAL Governo entregou mais de 100 mil luminárias para os cinco maiores municípios do Estado
O programa MT Iluminado está presente nos maiores municípios de Mato Grosso. Para as cinco maiores cidades, já foram 105 mil luminárias de LED entregues. Nesta semana, Cuiabá e Sinop buscaram novos carregamentos do programa, que tem o objetivo de transformar Mato Grosso no primeiro Estado do Brasil 100% iluminado com LED.
ECONOMIA Entenda as mudanças da reforma tributária no Senado
A primeira fase da reforma tributária, que pretende simplificar e unificar tributos sobre o consumo, deu mais um passo na quarta-feira (8) com a aprovação no Senado. O texto volta à Câmara dos Deputados, onde pode ser votado em sua totalidade ou fatiado, com os pontos sem mudanças promulgados
GERAL Brasileiros estarão na lista para deixar Gaza nesta sexta-feira
Os 34 brasileiros que aguardam para deixar a Faixa de Gaza estarão na lista de estrangeiros autorizados a cruzar a fronteira nesta sexta-feira (10). A informação foi dada pelo Ministério das Relações Exteriores, após conversa do ministro Mauro Vieira com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen.
MEIO AMBIENTE Desmatamento anual da Amazônia tem queda de 22,3%
O desmatamento na Amazônia Legal, no período de agosto de 2022 a julho de 2023, alcançou 9.001 quilômetros quadrados (km2), o que representa queda de 22,3% em relação ao ano anterior (2021/2022), informou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) nesta quinta-feira (9).
GERAL Projeto aprovado no Senado vai fortalecer atuação do Corpo de Bombeiros, afirma comandante
A aprovação no Senado do projeto de lei que implanta a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares dos Estados e do Distrito Federal, nessa terça-feira (07.11), irá fortalecer a atuação dessas instituições no combate ao crime e na prevenção de desastres, conforme o comandante geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e presidente do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), coronel Alexandro Borges Ferreira.
“A aprovação do projeto de lei é um marco importante para nós, visto que trabalhamos muito para contribuir e dar celeridade ao processo de aprovação, e, assim, garantir normas e benfeitorias futuras necessárias para uma atuação cada vez mais eficiente”, afirmou o comandante.
POLÍCIA Polícia Penal apreende 33 aparelhos celulares e 19 carregadores na penitenciária da Mata Grande
A Polícia Penal apreendeu uma grande quantidade de aparelhos celulares e outros objetos em uma força-tarefa realizada na Penitenciária Major Elder de Sá, conhecida como Mata Grande, em Rondonópolis (216 km de Cuiabá), na quarta-feira (08.11). Ao todo foram apreendidos 33 aparelhos celulares
POLÍCIA Gefron apreende 470 quilos de pasta base de cocaína em aeronave
O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreendeu nesta quinta-feira (09.11) cerca de 470 quilos de pasta base de cocaína no Distrito de Itanorte, em Reserva do Cabaçal (380 km de Cuiabá), após o piloto de ter feito pouso de emergência.
GERAL Veterinários do Indea são capacitados para atender casos suspeitos de febre aftosa
Mato Grosso está há 27 anos sem o registro de casos de febre aftosa, doença infecciosa que causa febre e aftas na boca e pés de bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos. Mesmo com esse status sanitário positivo
POLÍTICA Governador propõe medidas para evitar “graves consequências” da Reforma Tributária em MT
O governador Mauro Mendes enviou ofício ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, no qual propõe uma série de medidas para evitar que Mato Grosso sofra “graves consequências” com a Reforma Tributária – que está em debate naquela Casa.
JUSTIÇA AGU se manifesta pela inconstitucionalidade da lei do "Transporte ZERO"
A Advocacia-Geral da União (AGU), através do advogado Jorge Rodrigo Araújo Messias, se manifestou pela inconstitucionalidade da lei12.197/2022, do estado de Mato Grosso, conhecida como “Transporte Zero”. Ela proíbe o transporte, armazenamento e venda de todo o pescado dos rios do estado por cinco anos, a partir de janeiro de 2024.