Notícias
GERAL Para cumprir marco fiscal, governo suspende R$ 15 bilhões do orçamento
Após reunião no Palácio do Planalto, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quinta-feira (18) que o governo federal fará uma contenção de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir as regras do arcabouço fiscal e preservar a meta de déficit zero das despesas públicas prevista para o fim do ano.
POLÍCIA PM apreende faccionados, drogas, armas e munições durante abordagens em Barra do Bugres e Denise
Em três ações distintas, policiais militares da 12ª Companhia Independente apreenderam, nesta quarta-feira (17.07), três armas de fogo e 23 munições. Nas ações, dois adolescentes, de 15 e 16 anos, e um homem foram detidos por associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo.
POLÍCIA Polícia Civil realizou quatro operações de combate à sonegação fiscal e prejuízos aos cofres estaduais
A Polícia Civil deflagrou, no primeiro semestre deste ano, quatro operações de combate à sonegação fiscal em Mato Grosso, que resultaram em 38 mandados de busca e apreensão e três prisões cumpridas contra investigados por crimes tributários.
EDUCAÇÃO Lei institui licença para mães e pais concluírem cursos acadêmicos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta quarta-feira (17), o projeto de lei que prorroga os prazos para estudantes concluírem cursos de graduação ou programas de pós-graduação, como mestrado e doutorado, em caso do nascimento de filhos ou adoção legal de crianças.
POLÍCIA Bope apreende 600 quilos de pasta base de cocaína em Várzea Grande
O Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar apreendeu 600 quilos de pasta base de cocaína, na tarde desta quarta-feira (17.07), em Várzea Grande. Na ação, duas pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas e outras três entraram em confronto com as equipes policiais.
POLÍCIA Polícia Civil prende professor investigado por estupro de vulnerável em Lucas do Rio Verde
Policiais civis da Delegacia de Lucas do Rio Verde cumpriram nesta segunda-feira (15.07) a prisão de um professor de 43 anos investigado por estupro de vulnerável contra estudantes de uma escola do município.
Os fatos que culminaram na investigação foram denunciados à Polícia Civil em maio deste ano, pelas famílias das vítimas, que foram informadas pela direção da escola pública municipal, onde o professor dava aulas, sobre o que havia ocorrido.
Conforme o inquérito instaurado, o professor abordou um dos estudantes, por meio de mensagens em rede social, e o convidou à sua residência para ambos jogarem videogame. Durante o jogo, o investigado tocou o menor, que pediu que o professor parasse com o ato. Além dos toques, o suspeito colocou filmes pornográficos para assistirem.
POLÍCIA Polícia Militar frustra mais uma invasão a propriedade rural no interior de MT
Policiais militares do 14º Batalhão prenderam dois homens que tentavam invadir uma propriedade rural neste domingo (14.07), na região da BR-070, zona rural do município de Poxoréu (258 km de Cuiabá). Equipes apreenderam com eles uma arma de fogo, onze munições .40 e outras 20 calibre 12.
Os policiais foram acionados pelo proprietário da área, que identificou pelas câmeras de segurança uma movimentação de pelo menos seis pessoas supostamente armadas no local. Ele informou que a família e o caseiro estavam na fazenda.
Após a denúncia, as equipes foram até a área e realizaram abordagem de dois suspeitos. Com um deles, foram localizadas uma arma de fogo calibre 40 e onze munições intactas. Já o segundo suspeito foi flagrado com 20 munições calibre 12.
MEIO AMBIENTE Corpo de Bombeiros segue combatendo incêndio no Pantanal nesta segunda-feira
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso segue combatendo um incêndio que atinge a região de Porto Conceição, em Cáceres, nesta segunda-feira (15.07). No local, os militares estão divididos às margens do Rio Paraguai e fazem o combate direto nas áreas onde há acesso e constroem aceiros para diminuir a propagação das chamas.
GERAL Lúdio articula recurso federal para apoiar comerciantes e trabalhadores do Shopping Popular
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) articula com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), o apoio do Governo Federal para os comerciantes e trabalhadores do Shopping Popular de Cuiabá, depois do incêndio que destruiu o local nesta segunda-feira (15). Lúdio também propôs à Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste (Sudeco) a criação de uma linha de crédito emergencial, nos mesmos moldes dos empréstimos ofertados aos pequenos empresários atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, para os mais de 600 comerciantes do Shopping Popular recomporem os estoques e renegociarem dívidas.
Lúdio foi ao Shopping Popular no início da manhã, e também participou de reuniões com o governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Cuiabá.
GERAL Prefeito de Cuiabá anuncia medidas emergenciais para comerciantes afetados por incêndio no Shopping Popular
Na madrugada desta segunda-feira (15), um incêndio devastador consumiu o Shopping Popular de Cuiabá, afetando diretamente mais de 600 famílias e gerando um forte impacto na economia local. Em resposta, o prefeito Emanuel Pinheiro anunciou uma série de medidas emergenciais durante uma reunião realizada no Palácio Alencastro, buscando garantir a reestruturação e apoio aos comerciantes prejudicados.
Durante o encontro, o prefeito destacou a importância do diálogo com diversas esferas do governo. "Estamos em constante comunicação com o governo estadual e federal, além da Câmara Municipal, Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Câmara Federal e Senado. Nosso objetivo é proporcionar a reconstrução e apoio necessário às famílias afetadas pelo incêndio", afirmou Pinheiro.